TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ministro do Ambiente inaugurou Hub de carregamento em Loures

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
15/07/2022
Em Mobilidade Elétrica, Notícias

Dando sequência à execução do Programa de Estabilidade Económica e Social aprovado pelo Governo, foi inaugurado mais um Hub de carregamento para a mobilidade elétrica.

Ministro do ambiente inaugurou hub de carregamento em loures

O novo Hub de carregamento MOBI.E

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática presidiu esta quarta-feira à cerimónia de inauguração do Hub de carregamento de veículos elétricos da Bobadela, no concelho de Loures. O investimento para um total de nove Hubs é de cerca de dois milhões de euros, integrado no programa de Estabilização Económica e Social, lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.

Durante a cerimónia, o Ministro Duarte Cordeiro sublinhou a intenção do Governo de manter os apoios relacionados com a aquisição de veículos elétricos e de pontos de carregamento, lembrando que “o Fundo Ambiental foi reforçado e agora há mais de 10 milhões de euros para a aquisição de veículos zero e de postos de carregamento”. 

Continuar a atuar como facilitador da expansão da rede de carregamento é, neste momento, a grande prioridade da MOBI.E. O presidente Luís Barroso sublinhou que “o Plano de Recuperação e Resiliência prevê que Portugal tenha cerca de 15 mil pontos de carregamento até 2025”, sendo que atualmente rondam os 5.000. Nesse sentido, referiu a urgência de se acelerar o processo de instalação de postos de carregamento, defendendo “a criação de um pacote legal específico que torne mais célere os procedimentos administrativos e de obras no espaço público, bem como o papel relevante dos municípios, que têm de estar sensibilizados para adotarem políticas, que favoreçam a rapidez do licenciamento do espaço público para este efeito, e definirem tarifários adequados,  tendo em conta a fase embrionária do mercado da mobilidade elétrica e dos fortes investimentos que os operadores de pontos de carregamento estão a efetuar”.

O presidente da Câmara de Loures, que também interveio na cerimónia de inauguração, concorda com esta ideia, já que uma das prioridades para o município é o ambiente. Ricardo Leão sublinhou que “os municípios são parceiros essenciais para cumprir os objetivos da neutralidade carbónica. Este projeto é um bom exemplo desta colaboração, uma vez que resulta de um protocolo estabelecido entre o município e a MOBI.E”.

O presidente da União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, congratulou-se com a instalação deste equipamento, que vem reforçar a prática pioneira da União de Freguesias em adotar boas práticas nas questões ambientais.

O Hub de carregamento para veículos eléctricos de Loures vai ser operado pela EDP Comercial ao abrigo de um contrato de concessão de dez anos. O administrador Miguel Fonseca sublinhou que a empresa vai “investir 24 mil milhões de euros na transição energética até 2025, empregues não só no crescimento das renováveis, mas também em redes mais resilientes e em soluções sustentáveis para que também os nossos clientes possam fazer o caminho da transição connosco – como é o caso de soluções de carregamento elétrico”. Esse caminho, frisou, “só será possível através de parcerias e da estreita colaboração entre entidades públicas e privadas”. 

Cada Hub de carregamento é constituído por nove postos de carregamento: um ultrarrápido (150 kW), três rápidos (50 kW) e cinco semirrápidos (22 kW). Depois de Leiria, Guimarães e Loures, seguem-se Almada, Coimbra, Loulé, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu, “projetos que estarão concluídos durante os próximos meses”, revelou o presidente da MOBI.E.

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.

Outros artigos interessantes:

  • UrbanGlide M1 e M2: as novas soluções para todos os gostos
  • Guimarães com maior frota de autocarros elétricos do país
Tags: Hub de carregamentoLouresMinistro do AmbienteMinistro Duarte Cordeiromobilidade elétricaVeículos eléctricos
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Sets lego hello kitty and friends chegam em 2027

Sets LEGO Hello Kitty and Friends chegam em 2027

06/10/2026
Lego natal

LEGO prepara outubro com Wallace & Gromit, Pokémon e Natal

25/09/2026
Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em ia

Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em IA

24/09/2026
Lidl testa camião autónomo sem cabine na alemanha

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

15/09/2026

Últimas notícias

Nova Apple TV 4K estreia processador A19 e comandos de voz

Character.AI declara insolvência e Disney oferece 20 milhões

Google Fitbit Edge estreia bateria substituível e IA

Apple Home Collection reúne câmaras, fechaduras e sensores

Como descobrir o que ocupa espaço no Windows 11

Reguladores reforçam controlo da IA nos bancos

Anthropic alerta para risco de IA que se replica sozinha

Microsoft prepara instalação em massa do Azure Maia 300

Novo iPad mini OLED poderá chegar ainda em outubro

Huawei poderá lançar nova submarca de smartphones chamada Xingyao

Portáteis Snapdragon poderão ficar mais caros com subida dos processadores

OpenAI adota textGrain para marcar textos do ChatGPT na UE

OnePlus 16R pode trazer Snapdragon 8 Elite Gen 5 e bateria gigante

Smartphone comprometido? 7 sinais que deve verificar

Máquina de lavar compacta de 7 kg da Xiaomi custa 379,99 €

Intel destaca o preço dos modelos de IA chineses como trunfo

FMI destaca papel da IA no crescimento da economia mundial

Apple prepara casa inteligente com novo hub, homeOS e HomePod Mini

NVIDIA negoceia possível aquisição da Reflection AI

Huawei diz depender cada vez menos de tecnologia dos EUA

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.