TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Instagram introduz novas formas de verificação de idade em Portugal

Vitor Urbano por Vitor Urbano
08/11/2022 - Atualizado a 01/11/2023
Em Instagram, Press Release, Redes sociais

A partir de hoje, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação: gravar um vídeo em formato selfie; ou pedir a amigos em comum que verifiquem a idade.

A Meta está a testar estas possibilidades para garantir que adolescentes e adultos tenham uma experiência adequada à sua faixa etária. A parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online, ajuda a garantir a privacidade dos utilizadores. 

Em 2019, a Meta começou a pedir aos utilizadores que indicassem a idade. Desde então, identificar a idade é um requisito para estar no Instagram, e é o que permite proporcionar experiências adequadas a diferentes faixas etárias, nomeadamente aos adolescentes. 

O Instagram exige que pessoas tenha pelo menos 13 anos para inscrever-se no Instagram. Em alguns países, a idade mínima é maior. Quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, por padrão contra é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público. 

Testar novas maneiras de verificar a idade 

Além de solicitar um documento de identificação, a Meta está a testar duas novas maneiras de verificar a idade:

  1. Vídeo: é possível selecionar um vídeo em formato selfie para verificar a idade. Se escolher esta opção, verá instruções no ecrã para saber como fazer. Quando enviar o vídeo, o Instagram partilha a imagem com a Yoti. Esta é a única relação da Meta com este vídeo. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais. Em seguida, a Meta e a Yoti excluem a imagem. A tecnologia não reconhece identidades, apenas idades. 
  2. Confirmação de amigos: esta opção permite que peça aos seguidores mútuos que confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, assim como cumprir outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias.

Para verificar idade, também há a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade e ajudar a manter a comunidade segura. O documento de identificação será armazenado com segurança nos servidores e excluído em 30 dias.

O Instagram trabalha com jovens de todo o mundo, e especialistas em privacidade e segurança para melhorar a abordagem. Mais sobre as opções de verificação de idade aqui. 

Parceria com a Yoti 

A Yoti é uma empresa que oferece métodos de preservar a privacidade para verificar a idade. A Yoti é verificada pelo Age Check Certification Scheme e é o principal fornecedor de verificação de idade para vários setores em todo o mundo, incluindo redes sociais, jogos e e-commerce. Organizações especializadas e governamentais focadas em juventude e privacidade, incluindo o regulador alemão KJM, apoiaram publicamente a Yoti, devido à sua abordagem e experiência em inteligência artificial responsável. 

A Yoti treina o conjunto de dados em imagens anónimas de diversas pessoas de todo o mundo, as quais, de forma transparente, deram permissão de uso de dados à Yoti e podem solicitar a exclusão desses dados a qualquer momento. Para menores de 13 anos, a Yoti recolheu dados usando exercícios específicos de recolha de dados em que os pais, mães ou responsáveis deram consentimento explícito. 

“Provar a idade online é um desafio complexo em toda a indústria. Estamos muito satisfeitos em continuar o nosso trabalho com a Meta para criar experiências apropriadas à idade e permitir que as pessoas prosperem e estejam seguras online”, sublinha Julie Dawson, Chief Policy and Regulatory Officer da Yoti. “A nossa estimativa de idade facial é uma solução que preserva a privacidade. Foi construída para dar a todos uma maneira segura de provar a idade sem partilhar o nome ou um documento. A tecnologia permite que menores acedam conteúdos apropriados para a idade, ao mesmo tempo que protege a privacidade dos utilizadores. O anúncio de hoje é mais um passo na direção certa para criar ambientes online mais seguros”.

“Queremos que todos experimentem o Instagram de uma maneira apropriada para a idade, o que significa que precisamos saber quantos anos os nossos utilizadores têm – e isso é um grande desafio”, reflete Tara Hopkins, Instagram Public Policy Director. “É por isso que o anúncio de hoje é um passo tão importante e estamos particularmente entusiasmados em trabalhar com a Yoti, que está a liderar o caminho na construção de tecnologia eficaz para verificar a idade, com a privacidade em primeiro lugar. Este trabalho complementa os nossos esforços contínuos para melhorar a tecnologia de deteção de idade e desenvolver novas maneiras de oferecer aos adolescentes a experiência mais segura e significativa possível no Instagram”.

Como usar a IA para descobrir a idade das pessoas 

Além de testar o novo menu de opções para verificar a idade, a Meta também usa IA para descobrir se alguém é adolescente ou adulto. A IA ajuda a impedir que adolescentes acedam, por exemplo, o Facebook Dating, ou que adultos enviem mensagens para adolescentes, além de evitar que adolescentes recebam conteúdo de anúncio restrito. O objetivo é expandir o uso desta tecnologia de forma mais ampla em todas as tecnologias da Meta. Para saber mais sobre como a tecnologia funciona, pode ler esta publicação. 

A nossa abordagem para a privacidade 

As informações fornecidas em cada opção de verificação de idade são usadas para confirmar a idade e não ficam visíveis no perfil, para amigos ou outras pessoas no Instagram. Se escolher a opção do vídeo para verificar a idade, o vídeo será excluído assim que a idade for confirmada. O vídeo só será usado para a  verificação da idade. Se escolher o documento de identificção, após o envio de uma cópia desse documento, ele será criptografado e armazenado de maneira segura. 

Descobrir a idade de alguém online é um desafio complexo em todo o setor. A Meta quer trabalhar com outras pessoas do setor e com governos para definir padrões claros para verificação online de idade. Muitos utilizadores, como adolescentes, nem sempre têm acesso aos tipos de identificação que tornam a verificação de idade clara e simples. Como parte da indústria, a Meta acredita que tem de explorar novas maneiras de abordar o dilema de verificar a idade de alguém quando a pessoa não tem um documento de identidade. 

A Meta ainda acredita que uma maneira eficaz de resolver este problema é que os dispositivos ou as App Stores forneçam apps de acordo com a idade das pessoas, permitindo que os adolescentes sejam colocados em experiências apropriadas em todos os apps que usam. Na ausência de padrões do setor ou regulamentação sobre como verificar a idade online de forma eficaz, a Meta investiu numa combinação de tecnologias que são mais justas, oferecem mais opções para verificar a idade e protegem a privacidade das pessoas que usam as tecnologias da Meta.

👍🏻 Outros artigos interessantes:

  • VPN grátis ou VPN paga: Qual é a melhor para ti?
  • Xiaomi 13 Pro: poderá este ser o design do novo topo de gama?
  • Twitter poderá suspender milhões de contas em pouco tempo

Tags: instagram
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Instagram reels
Instagram

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

11/12/2025
Eleições presidenciais: tiktok aperta o cerco às "fake news"
TikTok

Eleições presidenciais: TikTok aperta o cerco às “fake news”

11/12/2025
Tiktok smartphone ia
TikTok

A dona do TikTok está a fazer telemóveis e quer desafiar a Apple na IA

09/12/2025
Instagram likes
Redes sociais

Instagram declara guerra às hashtags: novo limite de 3 está a ser testado

02/12/2025
Pessoa utilizando redes sociais
Redes sociais

Parlamento Europeu debate “proibição total” de redes sociais a menores de 13 anos

26/11/2025
Google expande medidas para proteger adolescentes no youtube
YouTube

YouTube troca botões de sítio e deixa utilizadores furiosos com o novo visual

26/11/2025

Últimas notícias

Apple lança ios 26. 2: conheça as 5 grandes novidades

Apple lança iOS 26.2: Conheça as 5 grandes novidades

14/12/2025
Samsung

Samsung pode ganhar contrato bilionário da AMD para chips de 2nm

14/12/2025
Mit cria método de captura de co2 de baixo custo

MIT cria método de captura de CO2 de baixo custo

13/12/2025
QNAP

Huawei Router X3 Pro: Wi-Fi 7 a 11 Gbps

Google atualiza Pixel Watch 4 com novos gestos e IA

Realme C75 5G: a bateria que não acaba e o design indestrutível por 151€

DJI Neo 2: controla o drone e vê vídeo em direto no teu Apple Watch

Mac mini M4: a potência da Apple num cubo compacto está com desconto raro

ChatGPT ganha poderes de Photoshop: agora podes editar fotos sem sair do chat

Google lança agente “Gemini Deep Research”

Google Maps no Gemini: agora vês mais do que apenas alfinetes vermelhos

Análise Bose QC Ultra 2: ANC, som e conforto de topo

iPhone 16e em promoção: o modelo mais equilibrado da Apple tem desconto de 120€

Huawei apresenta FreeClip 2 e Mate X7 em evento global no Dubai

Qualcomm lança novos ‘motores’ para telemóveis baratos: o que muda em 2026?

Disney investe 1 bilião na OpenAI: cria vídeos do Mickey com IA

Google em risco de multa pesada: UE exige que a Play Store siga o exemplo da Apple

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

Eleições presidenciais: TikTok aperta o cerco às “fake news”

Spotify lança ‘Prompted Playlist’: agora és tu quem manda no algoritmo

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.