TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Instagram introduz novas formas de verificação de idade em Portugal

Vitor Urbano por Vitor Urbano
08/11/2022 - Atualizado a 01/11/2023
Em Instagram, Press Release, Redes sociais

A partir de hoje, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação: gravar um vídeo em formato selfie; ou pedir a amigos em comum que verifiquem a idade.

A Meta está a testar estas possibilidades para garantir que adolescentes e adultos tenham uma experiência adequada à sua faixa etária. A parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online, ajuda a garantir a privacidade dos utilizadores. 

Em 2019, a Meta começou a pedir aos utilizadores que indicassem a idade. Desde então, identificar a idade é um requisito para estar no Instagram, e é o que permite proporcionar experiências adequadas a diferentes faixas etárias, nomeadamente aos adolescentes. 

O Instagram exige que pessoas tenha pelo menos 13 anos para inscrever-se no Instagram. Em alguns países, a idade mínima é maior. Quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, por padrão contra é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público. 

Testar novas maneiras de verificar a idade 

Além de solicitar um documento de identificação, a Meta está a testar duas novas maneiras de verificar a idade:

  1. Vídeo: é possível selecionar um vídeo em formato selfie para verificar a idade. Se escolher esta opção, verá instruções no ecrã para saber como fazer. Quando enviar o vídeo, o Instagram partilha a imagem com a Yoti. Esta é a única relação da Meta com este vídeo. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais. Em seguida, a Meta e a Yoti excluem a imagem. A tecnologia não reconhece identidades, apenas idades. 
  2. Confirmação de amigos: esta opção permite que peça aos seguidores mútuos que confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, assim como cumprir outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias.

Para verificar idade, também há a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade e ajudar a manter a comunidade segura. O documento de identificação será armazenado com segurança nos servidores e excluído em 30 dias.

O Instagram trabalha com jovens de todo o mundo, e especialistas em privacidade e segurança para melhorar a abordagem. Mais sobre as opções de verificação de idade aqui. 

Parceria com a Yoti 

A Yoti é uma empresa que oferece métodos de preservar a privacidade para verificar a idade. A Yoti é verificada pelo Age Check Certification Scheme e é o principal fornecedor de verificação de idade para vários setores em todo o mundo, incluindo redes sociais, jogos e e-commerce. Organizações especializadas e governamentais focadas em juventude e privacidade, incluindo o regulador alemão KJM, apoiaram publicamente a Yoti, devido à sua abordagem e experiência em inteligência artificial responsável. 

A Yoti treina o conjunto de dados em imagens anónimas de diversas pessoas de todo o mundo, as quais, de forma transparente, deram permissão de uso de dados à Yoti e podem solicitar a exclusão desses dados a qualquer momento. Para menores de 13 anos, a Yoti recolheu dados usando exercícios específicos de recolha de dados em que os pais, mães ou responsáveis deram consentimento explícito. 

“Provar a idade online é um desafio complexo em toda a indústria. Estamos muito satisfeitos em continuar o nosso trabalho com a Meta para criar experiências apropriadas à idade e permitir que as pessoas prosperem e estejam seguras online”, sublinha Julie Dawson, Chief Policy and Regulatory Officer da Yoti. “A nossa estimativa de idade facial é uma solução que preserva a privacidade. Foi construída para dar a todos uma maneira segura de provar a idade sem partilhar o nome ou um documento. A tecnologia permite que menores acedam conteúdos apropriados para a idade, ao mesmo tempo que protege a privacidade dos utilizadores. O anúncio de hoje é mais um passo na direção certa para criar ambientes online mais seguros”.

“Queremos que todos experimentem o Instagram de uma maneira apropriada para a idade, o que significa que precisamos saber quantos anos os nossos utilizadores têm – e isso é um grande desafio”, reflete Tara Hopkins, Instagram Public Policy Director. “É por isso que o anúncio de hoje é um passo tão importante e estamos particularmente entusiasmados em trabalhar com a Yoti, que está a liderar o caminho na construção de tecnologia eficaz para verificar a idade, com a privacidade em primeiro lugar. Este trabalho complementa os nossos esforços contínuos para melhorar a tecnologia de deteção de idade e desenvolver novas maneiras de oferecer aos adolescentes a experiência mais segura e significativa possível no Instagram”.

Como usar a IA para descobrir a idade das pessoas 

Além de testar o novo menu de opções para verificar a idade, a Meta também usa IA para descobrir se alguém é adolescente ou adulto. A IA ajuda a impedir que adolescentes acedam, por exemplo, o Facebook Dating, ou que adultos enviem mensagens para adolescentes, além de evitar que adolescentes recebam conteúdo de anúncio restrito. O objetivo é expandir o uso desta tecnologia de forma mais ampla em todas as tecnologias da Meta. Para saber mais sobre como a tecnologia funciona, pode ler esta publicação. 

A nossa abordagem para a privacidade 

As informações fornecidas em cada opção de verificação de idade são usadas para confirmar a idade e não ficam visíveis no perfil, para amigos ou outras pessoas no Instagram. Se escolher a opção do vídeo para verificar a idade, o vídeo será excluído assim que a idade for confirmada. O vídeo só será usado para a  verificação da idade. Se escolher o documento de identificção, após o envio de uma cópia desse documento, ele será criptografado e armazenado de maneira segura. 

Descobrir a idade de alguém online é um desafio complexo em todo o setor. A Meta quer trabalhar com outras pessoas do setor e com governos para definir padrões claros para verificação online de idade. Muitos utilizadores, como adolescentes, nem sempre têm acesso aos tipos de identificação que tornam a verificação de idade clara e simples. Como parte da indústria, a Meta acredita que tem de explorar novas maneiras de abordar o dilema de verificar a idade de alguém quando a pessoa não tem um documento de identidade. 

A Meta ainda acredita que uma maneira eficaz de resolver este problema é que os dispositivos ou as App Stores forneçam apps de acordo com a idade das pessoas, permitindo que os adolescentes sejam colocados em experiências apropriadas em todos os apps que usam. Na ausência de padrões do setor ou regulamentação sobre como verificar a idade online de forma eficaz, a Meta investiu numa combinação de tecnologias que são mais justas, oferecem mais opções para verificar a idade e protegem a privacidade das pessoas que usam as tecnologias da Meta.

👍🏻 Outros artigos interessantes:

  • VPN grátis ou VPN paga: Qual é a melhor para ti?
  • Xiaomi 13 Pro: poderá este ser o design do novo topo de gama?
  • Twitter poderá suspender milhões de contas em pouco tempo

Tags: instagram
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Youtube oscars 2029
YouTube

YouTube rouba os Óscares à TV: cerimónia será exclusiva do streaming a partir de 2029

18/12/2025
Instagram reels
Instagram

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

11/12/2025
Eleições presidenciais: tiktok aperta o cerco às "fake news"
TikTok

Eleições presidenciais: TikTok aperta o cerco às “fake news”

11/12/2025
Tiktok smartphone ia
TikTok

A dona do TikTok está a fazer telemóveis e quer desafiar a Apple na IA

09/12/2025
Instagram likes
Redes sociais

Instagram declara guerra às hashtags: novo limite de 3 está a ser testado

02/12/2025
Pessoa utilizando redes sociais
Redes sociais

Parlamento Europeu debate “proibição total” de redes sociais a menores de 13 anos

26/11/2025

Últimas notícias

Honor magic 8 rsr

Honor Magic 8 RSR: luxo Porsche Design e Snapdragon 8 Elite

22/12/2025
Oppo find x9 ultra

OPPO Find X9 Ultra: dois sensores de 200 MP e zoom 10x num só smartphone

22/12/2025
Varioprint ix1700

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

21/12/2025
QNAP

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.