A gigante da tecnologia sul-coreana Samsung registrou no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) uma patente para o lançamento de um novo gadget: os anéis inteligentes. A tecnologia recente e ainda pouco usada promete trazer benefícios para a saúde com sofisticação.

A empresa, já consolidada no segmento dos gadgets de monitoramento, possui diversos dispositivos tidos como vestíveis, como os Galaxy Watch 5 e Watch 5 Pro, smartwatches considerados grandes potências dentro dos produtos da empresa sul-coreana. Com a possibilidade do lançamento do anel inteligente, a empresa tem ainda mais potencial de crescimento dentro desse mercado e permite que novas tecnologias sejam utilizadas em prol da saúde e do bem-estar dos usuários.
Importância dos gadgets de monitoramento de saúde
Segundo entrevista concedida ao site TrendsCE, o assessor especial de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará e coordenador do Laboratório de Inovação no SUS Ceará, Uirá Porã, disse que os gadgets são uma importante ferramenta para a otimização no atendimento dos pacientes.
Para o especialista, quando o paciente chega ao consultório com informações prévias de sua saúde, como relatórios do monitoramento dos batimentos cardíacos, o atendimento é feito de forma mais personalizada e o diagnóstico é encontrado com mais facilidade.
Através de sensores, os dispositivos de monitoramento são capazes de fazer diversos tipos de medições para um vasto grupo de pessoas. A prática de esportes de alta densidade, por exemplo, pode ser melhor controlada quando os batimentos são feitos em tempo real. Além disso, idosos podem ter seus dispositivos diretamente conectados com familiares, permitindo que a saúde seja monitorada e possíveis disfunções sejam detectadas com maior facilidade.
A tecnologia apresentada pela Samsung
Nas imagens do projeto divulgadas no site de patentes, o anel da Samsung é colocado no anelar, e conta com monitor óptico de frequência cardíaca e sensor de batimentos cardíacos. O anel funciona em conjunto com o smartphone e terá a funcionalidade de controlar outros dispositivos da marca, como televisores e tablets, por exemplo.
Segundo o site de notícias Naver, responsável pelo descobrimento da patente, a tecnologia apresentada pela Samsung se assemelha ao vestível Oura Ring Gen3, da marca Oura, líder nesse segmento. Com sensores localizados na parte interna, a tecnologia da já conhecida Oura é capaz de fazer o monitoramento preciso de atividades físicas e acompanhar os batimentos cardíacos, além de monitoramento de estresse, previsão do ciclo menstrual e controle do sono.

Especialistas afirmam que o gadget da Samsung possivelmente não se diferenciará muito do que a tecnologia da Oura propõe; a grande novidade para o vestível da sul-coreana vem com a funcionalidade de realizar eletrocardiogramas. Com essa função, a empresa pretende ter seu produto em destaque no mercado.
Outra marca que também faz uso de parte dessa tecnologia é a gigante Apple. O Echo Loop é um anel inteligente que conta com alto-falantes e microfones. Conectado a Alexa, o dispositivo é capaz de interagir com a assistente virtual e receber as informações solicitadas através do próprio aparelho.
Utilização de forma consciente
Hoje, os aparelhos já disponíveis no mercado possuem excelente qualidade e precisão na hora de fazer as medições, mas especialistas alertam que nenhum dispositivo substitui a ida ao médico. A preocupação também é para que os usuários não façam autodiagnóstico; estudo realizado pela Royal Pharmaceutical Society, em 2016, apontou que mais da metade dos britânicos adultos usam a internet para se diagnosticar, ao invés de ir ao médico.
O uso da tecnologia e a possibilidade de conectividade vem sendo amplamente estudado e introduzido nas faculdades de Biomedicina. Segundo a pesquisa Biomedical and ICT Convergence Market by Technology, Solution and Region 2020 – 2025, o uso de portáteis capazes de fazer o monitoramento e a administração da saúde pode fornecer dados para novas vacinas, modificação de insulina, entre outros avanços.
Unir as possibilidades tecnológicas com a prática e as pesquisas dentro da medicina é um avanço para diversos setores. O uso das ferramentas tecnológicas permite que a obtenção de diagnósticos seja feita com maior precisão e segurança para os pacientes.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: