TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Campanha de spyware que visa utilizadores Android revelada pela Eset

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
27/12/2022
Em Press Release, Segurança

Investigadores da ESET identificaram uma campanha de spyware, conduzida pelo grupo cibercriminoso Bahamut, que visa utilizadores de Android.

Campanha de spyware dirigida a utilizadores de android
A app maliciosa usada foi uma versão “trojanizada” de uma de duas apps de VPN legítimas, a SoftVPN e OpenVPN.

A campanha de spyware tem como objectivo principal o roubo de dados dos utilizadores, assim como a espionagem de apps de mensagem como WhatsApp, Facebook Messenger, Signal, Viber e Telegram.

Em períodos distintos, a app usada foi uma versão “trojonizada” de uma de duas apps de VPN legítimas, SoftVPN e OpenVPN. Em ambos os casos, a app foi personalizada com código de spyware do grupo Bahamut. A ESET identificou pelo menos oito versões destas apps maliciosas personalizadas com mudança de código e atualizadas através de um website de distribuição, ambas características que revelam uma campanha bem organizada e que está ativa desde o início de 2022. No entanto, nenhuma das apps maliciosas esteve alguma vez disponível para download na loja Google Play.

A campanha de spyware

Método de distribuição das apps com spyware revela campanha organizada

Img 3 bahamut android, cibercriminosos, eset, malware, spyware
O website securevpn falso foi criado com base num template web gratuito (ver imagem acima), que terá sido usado pelo agente malicioso como inspiração dado que requer pouca personalização e tem um aspeto legítimo.

O website SecureVPN falso foi criado com base num template web gratuito (ver imagem acima), que terá sido usado pelo agente malicioso como inspiração dado que requer pouca personalização e tem um aspeto legítimo.

As apps com spyware do grupo são distribuídas através de um website SecureVPN falso que fornece apenas apps Android “trojanizadas” para download. Este website não tem qualquer associação com o software e serviço SecureVPN legítimo e multiplataforma. O principal objetivo da campanha é o roubo de contactos, mensagens SMS, chamadas telefónicas gravadas, além de mensagens de chat a partir de aplicações de mensagem como WhatsApp, Facebook Messenger, Signal, Viber e Telegram.

Dado que a telemetria da ESET não detetou instâncias de atividade desta campanha de malware, é provável que se tratem de tentativas de infiltração altamente direcionadas. A app maliciosa solicita uma chave de ativação antes do VPN e da funcionalidade de spyware ficarem ativas. Tanto a chave de acesso como o link do website forjado são provavelmente enviados diretamente a utilizadores-alvo específicos.

Esta camada de segurança almeja proteger a carga maliciosa de ficar ativa logo após o seu envio para um dispositivo final não intencionado ou quando está a ser analisada. A investigação da ESET detetou um método de proteção semelhante noutra campanha do grupo Bahamut.

Todos os dados desviados são armazenados numa base de dados local e depois são remetidos para o servidor Command and Control (C&C). A funcionalidade de spyware do grupo inclui a capacidade de atualizar a app maliciosa ao receber um link para uma nova versão do servidor C&C.

Ciberespionagem a soldo

O grupo malicioso Bahamut usa tipicamente mensagens de spearphishing e aplicações falsas como vetor de ataque inicial contra entidades e indivíduos no Médio Oriente e Ásia do Sul. No caso desta campanha, o vetor de distribuição inicial ainda não é conhecido. O Bahamut especializa-se em ciberespionagem e é referenciado como um grupo de mercenários com serviços de acesso não autorizado a soldo para vários clientes.

Para mais informação técnica sobre a mais recente campanha do grupo Bahamut, consulte o artigo completo no WeLiveSecurity. Descubra outras investigações exclusivas da ESET que contribuem para esboçar uma paisagem precisa das mais recentes ciberameaças que os utilizadores, quer domésticos, quer empresariais, devem conhecer, no mais recente relatório de ameaças da especialista europeia.

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.

Outros artigos interessantes:

  • Binance adere à Chamber of Digital Commerce
  • Vale a pena investir no metaverso em 2023?
  • 3 dicas importantes para poupar energia em casa
Tags: AndroidcibercriminososESETmalwarespyware
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Novos Volvo XC60 e XC90 passam a oferecer até 200 km em modo elétrico

Marvel’s Wolverine chega hoje à PS5 por 79,99 euros

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.