Smart TVs ou TV Boxes. No entanto, o Android TV mantém-se bastante popular, mantendo uma vasta quota de mercado. Uma das razões para isso é a ampla oferta de dispositivos Android TV. Há uma variedade de Smart TVs e boxes económicas com Android TV.
Contudo, nem todas estas boxes utilizam uma versão verificada ou segura do sistema operativo. Por isso, a Google lançou um aviso a todos os utilizadores destas boxes de televisão.
A Google alerta os utilizadores sobre boxes de TV não verificadas
O gigante dos motores de busca emitiu um conselho importante aos utilizadores de Android TV para garantir que os seus equipamentos não são falsificados e infestados com malware. Especialistas na área revelaram recentemente que várias boxes de streaming populares não são exatamente o que parecem. Embora estes dispositivos não sejam fabricados pela Google, vêm com aplicações da Google pré-instaladas.
Dois investigadores de segurança, independentemente um do outro, descobriram dispositivos Android TV a utilizar malware para se ligarem a servidores de comando e controlo, com o objetivo de entregar um “clickbait”. Segundo o relatório, é assim que os perpetradores obtêm receitas de cliques em anúncios no fundo. Trata-se do chamado fraude de cliques em anúncios. O dispositivo Android TV comprometido junta-se a outros, sem o consentimento do utilizador, para se tornar parte de uma botnet que pode abranger milhares de boxes de TV.
A TechCrunch informou que foram descobertos vários dispositivos Android TV baratos e muito populares à venda online com malware pré-instalado, capaz de lançar ataques cibernéticos coordenados. É difícil rastrear as marcas, mas estes dispositivos ostentam populares processadores chineses da Rockchip e Allwinner. Algumas boxes de TV com processadores como o AllWinner T95Max, RockChip X12 Plus, e RockChip X88 Pro 10, estavam a utilizar firmware infectado com o malware.
A Google pronunciou-se agora sobre o assunto após receber muitas questões de utilizadores afetados. A empresa afirma que algumas boxes têm se publicitado falsamente como se fossem Android TV OS. Contudo, nalguns casos, estas boxes suspeitas apenas têm o Android regular.
Os fabricantes aplicaram uma “maquilhagem” para fazê-las parecer o Android TV OS. O grande problema é que estes dispositivos não são certificados pelo Play Protect. Isso significa que o sistema operativo e as aplicações podem ser considerados inseguros, especialmente quando se trata de ameaças de roubo bancário.
O que é o Play Protect e por que é tão importante?
“A segurança e privacidade do utilizador para os dispositivos é uma prioridade para o ecossistema Android TV OS”, declarou a Google. A empresa continuou: “É por isso que trabalhamos com o nosso parceiro para garantir que os dispositivos Android TV OS aderem a políticas de segurança e privacidade rigorosas.
Eles precisam de passar por testes extensivos para garantir a qualidade e a segurança do utilizador. Estes dispositivos são certificados pelo Play Protect, o que significa que vêm com a proteção contra malware integrada da Google que mantém o teu dispositivo, aplicações e dados seguros”.
Para evitar que os utilizadores caiam nestes truques, a Google está a avisar os utilizadores para verificarem o site Android TV. A partir daí, poderão ver se o fabricante do seu dispositivo está na lista aprovada. Além disso, podem verificar se a sua box é certificada pelo Play Protect.
Verificando a certificação Play Protect
Para teres a certeza de que a tua TV Box é segura e certificada pelo Play Protect, só precisas de ir à Google Play Store. Abre a PlayStore na tua TV Box, clica no ícone de perfil no canto superior direito, procura por Play Protect e olha para o título “Certificação Play Protect”. A partir daí, poderás determinar se o teu dispositivo é certificado ou não. Se o teu dispositivo não for certificado pelo Play Protect, recomendamos que contactes o fabricante e peças um dispositivo totalmente testado e certificado pelo Play Protect, afirmou a Google.
É óbvio que se tens uma TV box barata de uma marca suspeita, provavelmente não terás muita sorte a pedir um dispositivo com certificação Play Protect. No entanto, estes passos serão úteis para garantires que não continuarás a utilizar um dispositivo que não cumpre os requisitos necessários de segurança.
Outros artigos interessantes: