O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas tem impulsionado uma nova geração de profissionais conhecidos como citizen developers. Surgimento de plataformas no-code abriu oportunidades para trabalhadores de diversas áreas criarem as suas próprias aplicações, provocando uma transformação NOS modelos tradicionais de tecnologia da informação.
Esta mudança traz uma maior colaboração e agilidade para organizações e altera a forma como trabalhamos. A Masterlink, especialista em no-code, destaque como estes estão a moldar o futuro das TI e das empresas.
Permitem que os trabalhadores desenvolvam as suas próprias soluções sem conhecimentos avançados de programação, o que tem tido impacto no funcionamento dos departamentos de TI tradicionais, democratizando a tecnologia e empoderando os utilizadores empresariais, tornando-os mais eficientes e eficazes e produtivos.
A adoção de citizen developers traz também vantagens económicas para as organizações, permitindo a criação e implementação de soluções rápidas. Ao capacitar funcionários não especializados em TI, é possível aproveitar uma ampla gama de criatividade, experiência e conhecimento, resultando em soluções inovadoras e impactantes.
Para promover esta cultura, as organizações devem oferecer formação e apoio aos colaboradores interessados em criar as suas próprias soluções. A direção desempenha um papel fundamental na promoção estabelecendo objetivos claros, fornecendo recursos e reconhecendo o trabalho dos mesmos. O que pode envolver a criação de recompensas e incentivos para projetos bem-sucedidos, além da apresentação de soluções desenvolvidas por citizen developers em reuniões e comunicações da empresa.
“Nós estamos a presenciar uma verdadeira revolução com a ascensão dos citizen developers. Ou capacitar colaboradores não especializados, estamos a impulsionar a produtividade, otimizando os fluxos de trabalho e promovendo a melhoria contínua” destaca Nuno rosa, diretor de Marketing e Operações da MasterLink. Acrescenta ainda que estes têm o potencial de moldar o futuro do trabalho, e que é um momento empolgante para fazer parte desse movimento em crescimento.
Outros artigos interessantes: