TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Artifact: Conheça o novo app dos mesmos criadores do Instagram

Ana Laura Ferreira por Ana Laura Ferreira
08/08/2023
Em Apps, Mobile, Notícias, Tecnologia

O novo app criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger surfa na onda da IA para criar uma seleção de recomendações, ao melhor estilo TikTok, sobre notícias!

Usar as redes sociais como uma fonte de informação é uma maneira inteligente de otimizar seu tempo e ainda se manter dentro das notícias. Entretanto, acabamos sempre esbarrando na confiabilidade das fontes.

Pensando nisso, Kevin Systrom e Mike Krieger, criadores do Instagram, agora lançam uma nova ferramenta que une a inteligência dos algoritmos com notícias de fontes seguras para criar um ‘For You’ perfeita para cada utilizador.

Cinco anos depois de deixarem a Meta por desavenças com Mark Zuckerberg, os engenheiros de software focaram seus esforços em desenvolver o Artifact com a missão de revolucionar a experiência de divulgação de notícias.

Tela inicial do app artifact
Imagem: reprodução

Talvez você esteja pensando que a proposta da plataforma não  é exatamente inovadora, afinal existem centenas de apps que compilam notícias por aí.

Entretanto, o que diferencia a nova ferramenta é que ela não é um app de notícias comum. 

Segundo informações do próprio site do Artifact sua proposta é “encontrar as reportagens gratuitas mais informativas para você, removendo textos caça-cliques e usando inteligência artificial para criar resumos rápidos”.

Mas como é usar esse app na prática? A seguir, vamos te mostrar tudo o que precisa saber e muito mais!

Como o Artifact funciona?

O TikTok foi o grande responsável por viabilizar as páginas chamadas de ‘For You’, que nada mais são do que listas de reprodução desenhadas com algoritmos de forma a serem extremamente personalizáveis para cada utilizador.

Essa é uma proposta de entrega de conteúdo bem diferente do que estávamos acostumados com o Twitter, Threads ou Instagram, por exemplo, onde ficávamos restritos ao que era produzido pelos seguidores.

Porém, a proposta de uma uma timeline mais personalizada e a possibilidade de acessar conteúdos relevantes para cada utilizador, sem que seja necessário seguir os criadores, revolucionou as redes sociais.

Em entrevista ao site The Verge, Kevin Systrom afirmou saber que essa mudança “era o futuro das redes sociais”, o inspirando para desenvolver o Artifact.

Disponível para iOS e Android, o app funciona de maneira intuitiva e personalizada.

Ao fazer o cadastro, o utilizado é capaz de escolher temas de interesse como política, artistas, TV e filmes, economia e até mesmo esportes específicos como F1 e NFL.

Outra pergunta feita pelo app é se o utilizador possui alguma conta paga em veículos de notícias do mundo. Caso não, apenas matérias gratuitas aparecerão na sua ‘For You’.

Uma informação interessante é que a plataforma não se posiciona como uma concorrente dos noticiários, mas sim como uma ferramenta que facilita o acesso às matérias.

Imagem de um celular com manchetes de notícias
Imagem: obi – @pixel7propix via unsplash

Uma vez que todas essas informações sejam definidas, as primeiras notícias serão selecionadas para a sua página de forma totalmente única.

Com o uso do aplicativo, o algoritmo começará a entender melhor as preferências do utilizador e aprimorar a seleção do conteúdo.

Além disso, as matérias podem ser acessadas dentro da própria plataforma, o que permite que o utilizador fique informado em poucos cliques.

Artifact ainda é uma rede social

Apesar de ter uma proposta um tanto diferente do primeiro app criado por Systrom e Krieger, o Artifact ainda é uma rede social.

Dessa maneira, os utilizadores são capazes de seguir amigos, ver o que eles estão acessando, deixar comentários, likes e compartilhar conteúdos interessantes.

Para tornar a ferramenta ainda mais precisa e benéfica, ela ainda conta com a função “corrigir abusos”. 

A ideia dessa opção é que os utilizadores possam denunciar matérias chamadas de clique-bait, ou seja, aquelas com títulos chamativos mas que não entregam o que é prometido em suas manchetes.

Com isso, os próprios participantes da rede podem avisar sobre notícias tendenciosas para outros utilizadores.

Imagem de diversos ícones de redes sociais
Imagem: natanaelginting via freepik

Entretanto, ainda que o viés social esteja presente no Artifact, Systrom deixa claro que essa não é a função principal da plataforma.

“Pode ser meio brega dizer isso, mas muitas vezes eu sentia que a pior parte das redes sociais era o lado social. Era um truque que usávamos para filtrar informações para as pessoas. Mas agora não precisamos mais desse truque, porque podemos aprender o que é interessante para cada um, quantificar e construir perfis individuais, e assim entregar conteúdo é de alta qualidade, equilibrado e interessante”, disse ao The Verge.

Até o momento, o app está disponível apenas em inglês, mas pode ser baixado por qualquer utilizador de forma gratuita.

E você, vai testar essa nova rede social de notícias?

Outros artigos interessantes:

  • Google apresenta solução para eliminar dados pessoais da pesquisa
  • Netflix anuncia aposta de $900.000 em IA durante greves em Hollywood
  • Transforme o marketing da sua empresa com IA
Tags: appsArtifactNotíciasredes sociais
PartilhaTweetEnvia
Ana Laura Ferreira

Ana Laura Ferreira

Graduada em Jornalismo pela UNESP (2022), é especialista em Marketing Digital, com foco em SEO e Comportamento do Consumidor. Apaixonada por cultura e por suas possibilidades de ação dentro da sociedade, participa ativamente de diversos projetos focados em crítica e estética cultural.

Artigos relacionados

Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Google photos - caras (2)
Google

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

04/12/2025
Honor smartwatch temperatura
Honor

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

04/12/2025
Cloudflare trava o maior ataque ddos da história da internet
Segurança

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

04/12/2025
Samsung - the first look
Samsung

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

04/12/2025
Infinix note 60 ultra
Mobile

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

04/12/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.