Essa semana a cidade de Pádua, no norte da Itália, inaugurou uma nova medida de segurança para pedestres distraídos. O semáforo que projeta a luz vermelha no asfalto busca prevenir acidentes causados pelo uso de smartphones.
Estar conectado o tempo todo é algo natural no mundo de hoje, mas que vem com benefícios e perigos.
Um deles é a falta de atenção de pedestres que acabam distraídos com seus smartphones e não prestam a devida concentração ao atravessar a rua.
A medida encontrada pela prefeitura da cidade italiana de Pádua foi a implementação de um semáforo que busca proteger essas pessoas, projetando a luz vermelha no asfalto para que, mesmo com os olhos baixos para a tela, o pedestre consiga ver.
Para além dos tradicionais ícones verde, vermelho e amarelo que controlam a passagem de pessoas pelas ruas, agora a cidade também conta com um semáforo de projeção que atinge a primeira linha branca da faixa de pedestre.
A faixa intensa de luz será uma medida extra, não substituindo os sinalizadores já usados – seja para pedestres ou veículos.
Uma tecnologia que veio para ficar?
Os semáforos para distraídos ainda é um projeto experimental implementado pela prefeitura de Prato della Valle, na cidade italiana. Até o momento apenas 2 sistemas de sinalização foram instalados em Pádua para testes.
Mas ainda que seja uma ideia em avaliação, a proposta é bem interessante e já vem atraindo a atenção de outros governantes no país e ao redor do mundo.
A ideia do sistema é – literalmente – assustar os distraídos com o forte feixe de luz vermelha, para que assim, aqueles que se perdem nas telas dos smartphones, se contenham em atravessar antes que seja perigoso.
O sistema implementado em Pádua, por ser experimental, foi fornecido gratuitamente pelo mesmo fornecedor de semáforos da cidade.
Andrea Ragona, conselheiro de mobilidade do município, explicou ter recebido a “proposta da empresa com satisfação e de forma positiva, porque em todo o caso é uma intervenção que vai no sentido de uma maior segurança”.
“Sabemos que a distração é uma das principais causas de acidentes na via, infelizmente não só para os automobilistas, mas também para os pedestres e ciclistas”, completa ele.
De acordo com o conselheiro, ainda que as causas de acidentes possam ser diversas, o uso de smartphones se destaca como um grande problema na mobilidade urbana.
Ragona ainda acrescenta que os sistemas de semáforo não serão alterados, ainda que o experimento gera bons resultados.
Para que possam continuar a cumprir as indicações do Código de Trânsito do país, os sistemas de alerta extras serão apenas adicionados à sinalização já existente.
“Acabamos de adicionar este pequeno dispositivo que projeta uma luz vermelha intensa, criando uma barreira virtual que chama a atenção até dos mais descuidados”, afirma o conselheiro.
Mas e você, o que achou da proposta da cidade italiana? Gostaria que esse sistema de segurança fosse também implementado no seu município?
Nos conte sua opinião sobre o texto nos comentários, vamos adorar saber o que você pensa!
Outros artigos interessantes: