TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Criada a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores para reforçar a Indústria Europeia

Redação por Redação
08/09/2023
Em Notícias, Press Release
Criada a aliança europeia das regiões de semicondutores para reforçar a indústria europeia
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no WhatsApp

O Comité das Regiões Europeu, em conjunto com o Estado Livre da Saxónia, lançou hoje a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores – uma rede política de regiões empenhadas em reforçar a capacidade da Europa para produzir semicondutores e outros componentes, reduzindo a sua dependência de fornecimentos de países terceiros. A Aliança visa identificar e ajudar a eliminar os obstáculos ao desenvolvimento estratégico da indústria, melhorando o quadro jurídico, promovendo o investimento público e privado, apoiando a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de cadeias de valor fortes e resilientes.

A escassez mundial de semicondutores expôs a dependência das regiões e cidades do fornecimento de um número limitado de empresas e a sua vulnerabilidade às restrições à exportação de países terceiros e a outras perturbações no atual contexto geopolítico. A quota da UE no mercado mundial de semicondutores é atualmente de 10% em valor, muito abaixo do seu peso económico. Para apoiar a expansão e a diversificação do sector dos chips na União Europeia, 27 regiões de 12 Estados-Membros uniram forças para formar a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores (ESRA), a fim de partilhar a sua experiência concreta neste domínio estratégico e ajudar a reforçar a Europa como um ator chave na concorrência global com os EUA e a China.  

Michael Kretschmer, Ministro Presidente do Estado Livre da Saxónia, abriu o evento e afirmou “A criação da Aliança das Regiões de Semicondutores por iniciativa da Saxónia é um marco importante para toda a União Europeia e para o seu futuro. Para cada segmento da cadeia de valor global dos semicondutores são necessários, em média, mais de 20 países envolvidos na cadeia de abastecimento direta a trabalharem em estreita colaboração. Com a ESRA, estamos a abrir novos caminhos para as regiões colaborarem, investigarem e inovarem para garantir a soberania económica e digital da Europa. A participação de muitas regiões no evento de lançamento sublinha o interesse numa maior cooperação a nível da UE no domínio da microeletrónica. A Aliança dará um contributo importante para tornar a Europa competitiva nesta indústria fundamental nos próximos anos”. 

Thomas Schmidt (DE-PPE), relator do CR sobre o Regulamento Circuitos Integrados Europeu e Ministro do Desenvolvimento Regional do Estado da Saxónia, declarou “Após a adoção do Regulamento Circuitos Integrados, é agora uma questão de implementação, de criação de novas instalações de produção, de reforço da investigação e de formação de trabalhadores qualificados. A Aliança entende-se como um parceiro da Comissão Europeia neste domínio. Na qualidade de relator do Comité das Regiões Europeu, acompanhei de perto o Regulamento Circuitos Integrados. É positivo que a Saxónia, como uma das maiores regiões de semicondutores na Europa, tenha tomado a iniciativa. Apoio com toda a convicção os 10 pontos para o lançamento da Aliança. O facto do evento fundador ter lugar no Comité das Regiões mostra a importância das regiões para a Europa e para a indústria dos semicondutores”.

No documento de 10 pontos assinado conjuntamente, as regiões exigem uma definição a longo prazo dos fundos no quadro financeiro plurianual da UE para aumentar a produção europeia de semicondutores, bem como o melhor apoio possível e condições de concorrência para as regiões no âmbito do Regulamento Circuitos Integrados. 

As regiões membros da ESRA apelam à Comissão Europeia para que interprete o critério da “singularidade” de forma ampla, a fim de alcançar a maior flexibilidade e rapidez possíveis na análise e concessão de auxílios estatais no sector dos semicondutores e desenvolver e implementar soluções para uma produção mais sustentável de semicondutores no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.  

Além disso, planeiam expandir a investigação e o desenvolvimento e promover a ligação em rede das instituições de investigação nas várias regiões e entre elas, bem como promover novas tecnologias e inovações “Made in Europe”. Garantir um abastecimento suficiente de água e energia nos locais de produção, bem como o fornecimento, especialmente de matérias-primas estratégicas e críticas, é outro objetivo da Aliança, que apela à UE para que garanta um quadro fiável. A ESRA chama igualmente a atenção para o facto de que uma proibição de produtos químicos específicos da UE poria em risco a existência da indústria de semicondutores. 

Michael Murphy (IE-PPE), membro do Conselho do Condado de Tipperary, afirmou: “A indústria dos semicondutores desenvolve uma rica reserva de talentos, um ecossistema extenso com fortes ligações à investigação em toda a cadeia de valor, desde a conceção à arquitetura, fabrico, sistemas e aplicações. Os produtores de semicondutores têm o poder de transformar as economias locais, tanto direta como indiretamente. É imperativo que os governos nacionais reconheçam o potencial económico das indústrias de semicondutores em todas as regiões da Europa e prestem o apoio necessário para desenvolver uma cadeia de valor forte e integrada.” 

Jan Jambon, Ministro Presidente da Flandres, afirmou: “A fundação da ESRA, hoje, é um excelente exemplo de cooperação pan-europeia entre regiões com ideias semelhantes de todo o continente. A política de investigação da Europa brilha através da inovação da base para o topo. Para o Governo flamengo, a investigação e o desenvolvimento revestem-se da maior importância e valor. Um em cada cinco de todos os investimentos estrangeiros na Flandres está relacionado com I&D e o Governo flamengo investe 3,6% do seu PIB em inovação, encontrando-se assim no topo da Europa. No entanto, é também importante complementar a inovação com um novo modelo de colaboração que envolva instituições de conhecimento, atores industriais e decisores políticos regionais.”

Mais informações:

A Aliança inclui 27 regiões de 12 Estados-Membros: Baden-Württemberg, Baviera, Hamburgo, Hesse, Baixa Saxónia, Saxónia, Saxónia-Anhalt, Sarre, Schleswig-Holstein e Turíngia na Alemanha, Andaluzia, País Basco, Valência e Catalunha na Espanha, Flevolândia e Brabante do Norte nos Países Baixos, Caríntia e Estíria na Áustria, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro de Portugal, Flandres na Bélgica, Auvergne-Rhône-Alpes na França, Piemonte na Itália, Tampere e Helsínquia na Finlândia, Morávia do Sul na República Checa, País de Gales no Reino Unido e República da Irlanda. 

A 8 de fevereiro de 2022, a Comissão Europeia propôs um pacote abrangente de medidas para reforçar o ecossistema de semicondutores da UE – o Regulamento Circuitos Integrados. O objetivo da Comissão é aumentar a quota de mercado da Europa no fabrico mundial de chips dos atuais apenas 10% para 20% até 2030.  

A fim de apoiar a expansão e a diversificação do sector das pastilhas na União Europeia, os membros do CR apelaram, no parecer sobre o Regulamento Circuitos Integrados, a que a UE investisse mais e disponibilizasse novos financiamentos para a implementação do Regulamento Circuitos Integrados, com base, em primeiro lugar, nos clusters e ecossistemas existentes. Os municípios e as regiões desempenham um papel importante no reforço da indústria europeia de semicondutores, reunindo todas as partes interessadas para desenvolver instalações locais de fabrico e investigação, afirma o parecer, argumentando que é necessário um apoio específico à investigação e ao desenvolvimento de novas tecnologias para que a indústria europeia possa dispor de um abastecimento seguro de semicondutores.

Outros artigos interessantes:

  • Conheça as 5 mais recentes tendências do cibercrime
  • Regresso às aulas: Reclamações disparam e ME é o principal visado
  • Ford Mustang Mach-E Rally: a nova era dos carros de rali elétricos
Tags: Aliança Europeia das Regiões de SemicondutoresChipsComité das Regiões EuropeuSemicondutoresUnião Europeia
PartilhaTweetEnvia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Natal 2025: portugueses são os mais stressados da europa
Notícias

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

19/12/2025
Polestar portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre
Notícias

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

19/12/2025
Ideias de natal spc: tecnologia útil para todos
Notícias

Ideias de Natal SPC: tecnologia útil para todos 

18/12/2025
Instagram samsung tv
Notícias

Instagram lança app de TV: ver Reels no sofá agora é possível

17/12/2025
Viajens
Notícias

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

16/12/2025
Regulador suíço abre investigação à apple
Apple

Regulador suíço abre investigação à Apple

15/12/2025
Próximo artigo
Vitrine de loja com "sale" escrito

Black Friday: como a IA pode alterar a temporada de compras

Últimas notícias

Honor magic 8 rsr

Honor Magic 8 RSR: luxo Porsche Design e Snapdragon 8 Elite

22/12/2025
Oppo find x9 ultra

OPPO Find X9 Ultra: dois sensores de 200 MP e zoom 10x num só smartphone

22/12/2025
Varioprint ix1700

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

21/12/2025
QNAP

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.