TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Criada a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores para reforçar a Indústria Europeia

Redação por Redação
08/09/2023
Em Notícias, Press Release
Criada a aliança europeia das regiões de semicondutores para reforçar a indústria europeia
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no WhatsApp

O Comité das Regiões Europeu, em conjunto com o Estado Livre da Saxónia, lançou hoje a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores – uma rede política de regiões empenhadas em reforçar a capacidade da Europa para produzir semicondutores e outros componentes, reduzindo a sua dependência de fornecimentos de países terceiros. A Aliança visa identificar e ajudar a eliminar os obstáculos ao desenvolvimento estratégico da indústria, melhorando o quadro jurídico, promovendo o investimento público e privado, apoiando a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de cadeias de valor fortes e resilientes.

A escassez mundial de semicondutores expôs a dependência das regiões e cidades do fornecimento de um número limitado de empresas e a sua vulnerabilidade às restrições à exportação de países terceiros e a outras perturbações no atual contexto geopolítico. A quota da UE no mercado mundial de semicondutores é atualmente de 10% em valor, muito abaixo do seu peso económico. Para apoiar a expansão e a diversificação do sector dos chips na União Europeia, 27 regiões de 12 Estados-Membros uniram forças para formar a Aliança Europeia das Regiões de Semicondutores (ESRA), a fim de partilhar a sua experiência concreta neste domínio estratégico e ajudar a reforçar a Europa como um ator chave na concorrência global com os EUA e a China.  

Michael Kretschmer, Ministro Presidente do Estado Livre da Saxónia, abriu o evento e afirmou “A criação da Aliança das Regiões de Semicondutores por iniciativa da Saxónia é um marco importante para toda a União Europeia e para o seu futuro. Para cada segmento da cadeia de valor global dos semicondutores são necessários, em média, mais de 20 países envolvidos na cadeia de abastecimento direta a trabalharem em estreita colaboração. Com a ESRA, estamos a abrir novos caminhos para as regiões colaborarem, investigarem e inovarem para garantir a soberania económica e digital da Europa. A participação de muitas regiões no evento de lançamento sublinha o interesse numa maior cooperação a nível da UE no domínio da microeletrónica. A Aliança dará um contributo importante para tornar a Europa competitiva nesta indústria fundamental nos próximos anos”. 

Thomas Schmidt (DE-PPE), relator do CR sobre o Regulamento Circuitos Integrados Europeu e Ministro do Desenvolvimento Regional do Estado da Saxónia, declarou “Após a adoção do Regulamento Circuitos Integrados, é agora uma questão de implementação, de criação de novas instalações de produção, de reforço da investigação e de formação de trabalhadores qualificados. A Aliança entende-se como um parceiro da Comissão Europeia neste domínio. Na qualidade de relator do Comité das Regiões Europeu, acompanhei de perto o Regulamento Circuitos Integrados. É positivo que a Saxónia, como uma das maiores regiões de semicondutores na Europa, tenha tomado a iniciativa. Apoio com toda a convicção os 10 pontos para o lançamento da Aliança. O facto do evento fundador ter lugar no Comité das Regiões mostra a importância das regiões para a Europa e para a indústria dos semicondutores”.

No documento de 10 pontos assinado conjuntamente, as regiões exigem uma definição a longo prazo dos fundos no quadro financeiro plurianual da UE para aumentar a produção europeia de semicondutores, bem como o melhor apoio possível e condições de concorrência para as regiões no âmbito do Regulamento Circuitos Integrados. 

As regiões membros da ESRA apelam à Comissão Europeia para que interprete o critério da “singularidade” de forma ampla, a fim de alcançar a maior flexibilidade e rapidez possíveis na análise e concessão de auxílios estatais no sector dos semicondutores e desenvolver e implementar soluções para uma produção mais sustentável de semicondutores no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.  

Além disso, planeiam expandir a investigação e o desenvolvimento e promover a ligação em rede das instituições de investigação nas várias regiões e entre elas, bem como promover novas tecnologias e inovações “Made in Europe”. Garantir um abastecimento suficiente de água e energia nos locais de produção, bem como o fornecimento, especialmente de matérias-primas estratégicas e críticas, é outro objetivo da Aliança, que apela à UE para que garanta um quadro fiável. A ESRA chama igualmente a atenção para o facto de que uma proibição de produtos químicos específicos da UE poria em risco a existência da indústria de semicondutores. 

Michael Murphy (IE-PPE), membro do Conselho do Condado de Tipperary, afirmou: “A indústria dos semicondutores desenvolve uma rica reserva de talentos, um ecossistema extenso com fortes ligações à investigação em toda a cadeia de valor, desde a conceção à arquitetura, fabrico, sistemas e aplicações. Os produtores de semicondutores têm o poder de transformar as economias locais, tanto direta como indiretamente. É imperativo que os governos nacionais reconheçam o potencial económico das indústrias de semicondutores em todas as regiões da Europa e prestem o apoio necessário para desenvolver uma cadeia de valor forte e integrada.” 

Jan Jambon, Ministro Presidente da Flandres, afirmou: “A fundação da ESRA, hoje, é um excelente exemplo de cooperação pan-europeia entre regiões com ideias semelhantes de todo o continente. A política de investigação da Europa brilha através da inovação da base para o topo. Para o Governo flamengo, a investigação e o desenvolvimento revestem-se da maior importância e valor. Um em cada cinco de todos os investimentos estrangeiros na Flandres está relacionado com I&D e o Governo flamengo investe 3,6% do seu PIB em inovação, encontrando-se assim no topo da Europa. No entanto, é também importante complementar a inovação com um novo modelo de colaboração que envolva instituições de conhecimento, atores industriais e decisores políticos regionais.”

Mais informações:

A Aliança inclui 27 regiões de 12 Estados-Membros: Baden-Württemberg, Baviera, Hamburgo, Hesse, Baixa Saxónia, Saxónia, Saxónia-Anhalt, Sarre, Schleswig-Holstein e Turíngia na Alemanha, Andaluzia, País Basco, Valência e Catalunha na Espanha, Flevolândia e Brabante do Norte nos Países Baixos, Caríntia e Estíria na Áustria, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro de Portugal, Flandres na Bélgica, Auvergne-Rhône-Alpes na França, Piemonte na Itália, Tampere e Helsínquia na Finlândia, Morávia do Sul na República Checa, País de Gales no Reino Unido e República da Irlanda. 

A 8 de fevereiro de 2022, a Comissão Europeia propôs um pacote abrangente de medidas para reforçar o ecossistema de semicondutores da UE – o Regulamento Circuitos Integrados. O objetivo da Comissão é aumentar a quota de mercado da Europa no fabrico mundial de chips dos atuais apenas 10% para 20% até 2030.  

A fim de apoiar a expansão e a diversificação do sector das pastilhas na União Europeia, os membros do CR apelaram, no parecer sobre o Regulamento Circuitos Integrados, a que a UE investisse mais e disponibilizasse novos financiamentos para a implementação do Regulamento Circuitos Integrados, com base, em primeiro lugar, nos clusters e ecossistemas existentes. Os municípios e as regiões desempenham um papel importante no reforço da indústria europeia de semicondutores, reunindo todas as partes interessadas para desenvolver instalações locais de fabrico e investigação, afirma o parecer, argumentando que é necessário um apoio específico à investigação e ao desenvolvimento de novas tecnologias para que a indústria europeia possa dispor de um abastecimento seguro de semicondutores.

Outros artigos interessantes:

  • Conheça as 5 mais recentes tendências do cibercrime
  • Regresso às aulas: Reclamações disparam e ME é o principal visado
  • Ford Mustang Mach-E Rally: a nova era dos carros de rali elétricos
Tags: Aliança Europeia das Regiões de SemicondutoresChipsComité das Regiões EuropeuSemicondutoresUnião Europeia
PartilhaTweetEnvia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Ai-dada: swatch lança ferramenta de ia para criar relógios únicos
Notícias

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

03/02/2026
Apple - siri e inteligência artificial
Notícias

Tim Cook revela: Visual Intelligence é a função de IA favorita no iPhone

01/02/2026
Honor magic8 lite: resistência extrema e bateria de 7500mah chegam a portugal
Notícias

HONOR Magic8 Lite: resistência extrema e bateria de 7500mAh chegam a Portugal

29/01/2026
Stream deck produtividade
Notícias

Stream Deck: o “brinquedo” de streamers que é a melhor ferramenta de produtividade

25/01/2026
Fortuna de elon musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares
Notícias

Fortuna de Elon Musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares

24/01/2026
Iqoo 15 ultra imagens oficiais
Notícias

iQOO 15 Ultra: design “Cyberpunk” e 4,5 milhões no AnTuTu

22/01/2026
Próximo artigo
Vitrine de loja com "sale" escrito

Black Friday: como a IA pode alterar a temporada de compras

Últimas notícias

Coloros 16

ColorOS 16: vê se o teu Oppo já recebe o Android 16 na fase final

05/02/2026
Samsung chips ia

Samsung acelera produção de chips HBM4 para dominar lucros da IA

05/02/2026
Honor magic v6

Honor Magic V6: dobrável com carregamento de 120W e satélite confirmado

05/02/2026
QNAP

Huawei lança IA que elimina o “efeito moiré” ao fotografar ecrãs

Claude ataca ChatGPT na Super Bowl: “Aqui nunca haverá anúncios”

LG OLED de 65″: oportunidade única para ter cinema em casa com desconto

Google Pixel 10a: imagens revelam design idêntico e preço de 549€

Sony ULT Wear: auscultadores com ANC de topo e 50h de bateria com desconto histórico

Luzes noturnas Hama Cozy: iluminação automática inteligente

PowerShot G7 X Mark III: Canon celebra 30 anos da gama com edição limitada

Xiaomi lança compressor de bolso: 150 PSI e 240g para levar para todo o lado

Huawei marca evento global em Madrid: Runner Watch e Mate 80 a caminho?

Terramoto na Realme: OPPO assume controlo e despedimentos começam

Monitor duplo portátil com 100€ de desconto: o escritório móvel definitivo

MacBook Air M4 com desconto: a oportunidade ideal para durar uma década

Galaxy Z Flip 7 Olympic Edition: a prenda de luxo da Samsung para os atletas

Galaxy S21: Samsung encerra suporte de software e diz adeus ao antigo topo de gama

Fallout T2: O final explicado, quem sobreviveu e o que esperar da 3.ª temporada

Como calar o ChatGPT e o Gemini: o truque para acabar com as explicações longas

Huawei Pura X2: o novo dobrável cresce e transforma-se num ‘MatePad Mini’

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.