O ano letivo 2023-24 arranca entre os dias 12 e 15 de setembro e, tal como em anos anteriores, pais e encarregados de educação vivem a azáfama de se assegurarem de que os seus educandos têm tudo o que precisam para um bem-sucedido regresso às aulas, depois das “férias grandes”.
Em 2022, mais de metade dos portugueses compraram material escolar através da Internet e mais de um quarto (27%) demonstrou igualmente preocupações ecológicas nesta época, colocando a “eco-responsabilidade” como um dos critérios na aquisição de produtos escolares.
A pensar nos pais preocupados com o futuro dos seus filhos e, também, com o futuro do planeta, a InPost – a principal empresa europeia de logística de entregas não-domiciliárias – aproveita para lembrar o impacto ambiental das compras feitas em lojas online, e como a escolha da entrega não-domiciliária contribui para o mitigar.
A chamada “logística de última milha”, que a explosão do comércio eletrónico tem potenciado, está no coração do aumento geral do congestionamento de trânsito, estacionamento em segunda-fila, bem como da poluição sonora e do ar e das emissões de CO2 no interior das grandes cidades, com impactos negativos na qualidade de vida dos cidadãos.
As entregas não-domiciliárias eliminam as entregas falhadas, quando não há ninguém em casa para aceitar a encomenda, obrigando a uma segunda ou terceira visita, com a consequente deslocação em veículo automóvel. Assim, essa situação é evitada e os utilizadores, ao escolherem o local onde querem receber as suas compras online, uma vez que optam geralmente por pontos de recolha localizados perto da sua residência ou local de trabalho, podem optar por ir a pé ou de bicicleta levantar a encomenda, o que significa menos deslocações em veículo motorizado.
A InPost como objetivo ser “net zero” até 2040. Os objetivos de redução de gases de efeito de estufa e o plano de descarbonização para todo o grupo foram aprovados pela SBTi e estão alinhados com a agenda 2030 da ONU para a neutralidade carbónica.
Por isso, já sabe: no regresso às aulas, ao comprar material escolar online, escolha a forma de entrega menor impacto ambiental. Porque para que o melhor do mundo possam ser as crianças, temos que começar por proteger o planeta.
Mais informação: www.inpost.pt
Outros artigos interessantes: