O mundo dos tablets tem vindo a ser constantemente atualizado e, com ele, os seus acessórios. E, se falamos de acessórios para iPad, não podemos ignorar a caneta da Apple, mais conhecida como Apple Pencil. A novidade agora é que a terceira versão desta caneta, Apple Pencil 3, poderá finalmente trazer pontas substituíveis, uma característica bastante aguardada e que já é comum em concorrentes, nomeadamente na Wacom.
Apesar de a competição, a Apple Pencil sempre teve a sua própria identidade. Desde o lançamento do iPad Pro, há quase uma década, que a ponta da caneta se manteve inalterada. A Apple, na sua visão, acreditava que essa ponta satisfazia a maioria das necessidades dos seus utilizadores. Contudo, a verdade é que há, atualmente, um mercado não oficial para as pontas da Apple Pencil. Este mercado, no entanto, não é dos mais confiáveis, principalmente porque o design original da caneta não foi pensado para a troca regular das minas.
Pontas substituíveis e um sistema magnético inovador
Com base em informações avançadas pelo leaker Majin Bu, a terceira versão da caneta contará com um sistema magnético que facilitará a troca das minas. Esta é uma excelente notícia para quem desenha, permitindo mudar de material, espessura e até cor. Aliás, seria interessante ver a Apple Pencil noutras cores além do branco, tendo em conta as variadas necessidades de um designer gráfico, arquiteto, entre outros profissionais.
Os materiais das pontas também têm a sua importância. Certos trabalhos requerem minas mais lisas ou mais rugosas, e até existem filtros para o ecrã do tablet que recriam a sensação do papel.
Expectativas altas para o futuro
Desde a apresentação da Apple Pencil 2, em 2018, os utilizadores esperam mais novidades. Por exemplo, capacidades como detetar cores físicas através de sensores, ou adaptar funções do botão lateral de acordo com o uso ou ponta escolhida. Muitos desejam também um mecanismo de borracha mais eficaz, ao invés do sistema tátil atual.
A Apple, conhecida por estar na vanguarda da inovação, regista frequentemente patentes nesse sentido. Espera-se que muitas destas características possam vir a ser incorporadas na próxima geração da caneta, solidificando ainda mais a sua posição no mercado de tablets.
Os tablets são ferramentas poderosas no mundo digital atual, e os seus acessórios ampliam ainda mais as suas capacidades. A Apple Pencil, como complemento do iPad, tem um potencial imenso para se tornar ainda mais versátil e adaptada às necessidades dos seus utilizadores. Com pontas substituíveis e um sistema magnético, a terceira versão desta caneta promete trazer inovações que podem revolucionar a forma como trabalhamos e criamos no nosso dia a dia. Resta-nos esperar para ver o que a Apple tem reservado para nós.
Outros artigos interessantes: