TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bill Gates defende semana de trabalho de três dias com ajuda da IA

Jorge Montez por Jorge Montez
27/11/2023
Em Inteligência Artificial

Bill Gates, o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, afirmou que a inteligência artificial (IA) pode permitir que as pessoas trabalhem apenas três dias por semana, sem perderem rendimento ou produtividade.

Gates partilhou a sua visão sobre o futuro do trabalho numa entrevista ao podcast “What Now?” de Trevor Noah.

Bill gates

Bill Gates: tecnologia pode libertar humanos do trabalho excessivo

Gates é um entusiasta da IA e acredita que esta tecnologia pode trazer muitos benefícios para a humanidade, se for usada de forma ética e responsável. Segundo Gates, a IA pode não substituir os humanos, mas pode complementar as suas capacidades e tornar possível uma semana de trabalho de três dias.

“Se eventualmente chegarmos a uma sociedade em que só temos de trabalhar três dias por semana, provavelmente não haverá problema”, disse Gates. Concretamente, explicou que a IA pode automatizar muitas tarefas aborrecidas e trabalhosas, como preparar comida ou limpar a casa, e deixar mais tempo livre para os humanos se dedicarem a atividades mais criativas, educativas ou recreativas.

Gates disse que houve uma altura em que a sua vida se resumia à Microsoft, dos 18 aos 40 anos, e que via o sono como algo “para pessoas preguiçosas”. No entanto, ele mudou de perspetiva e agora valoriza mais o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. “O objetivo da vida não é apenas trabalhar”, afirmou.

A IA também tem riscos e desafios

Apesar do seu otimismo, Gates também reconheceu que a IA tem riscos e desafios, especialmente no que diz respeito à segurança, à privacidade e à ética. Gates alertou para os perigos das falsificações profundas e dos ciberataques, que podem usar a IA para manipular, enganar ou falsificar a realidade, tendo defendido que é preciso regular e fiscalizar o uso da IA, para garantir que ela seja usada para o bem e não para o mal.

No podcast de Trevor Noah, Gates também abordou o impacto da IA no mercado de trabalho, que pode levar à perda de empregos ou à necessidade de requalificação dos trabalhadores. O filantropo disse que é preciso garantir que as pessoas tenham acesso à educação e à formação necessárias para se adaptarem às mudanças tecnológicas, e que tenham um rendimento digno, independentemente do número de horas que trabalham.

Gates disse que a sua fundação, a Bill & Melinda Gates Foundation, está a apoiar vários projetos e iniciativas relacionados com a IA, tanto na área da saúde, como na educação, na agricultura e na energia. Ele disse que a sua missão é usar a IA para melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das mais pobres e vulneráveis.

Uma opinião influente e controversa

Bill Gates é uma das personalidades mais influentes e controversas do mundo, tanto pela sua trajetória como empresário e filantropo, como pelas suas opiniões sobre o futuro da humanidade e da tecnologia. Através do seu blogue, Gates partilha os seus pensamentos sobre vários temas, como a IA, o clima, a saúde, a educação e a Alzheimer. Ele também recomenda livros, cursos e músicas que gostou, e apresenta o seu podcast.

A sua opinião sobre a semana de trabalho de três dias com a ajuda da IA não é única no meio tecnológico. Outros executivos, como Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, também defenderam que a próxima geração de trabalhadores “terá dias de trabalho de 3,5 dias graças à IA”.

Outros artigos interessantes:

  • Realme 10: uma pequena jóia por menos de 200 euros (tempo limitado)
  • Atualização One UI 6 chega finalmente ao Samsung Galaxy A14
  • Redmi K70 Pro: com um ecrã destes, não precisas de lanterna!

PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Gemini spark
Google

Google Gemini atinge mil milhões de utilizadores e integra novas apps

13/08/2026
Spotify inteligência artificiall
Inteligência Artificial

Spotify lança nova etiqueta para perfis de inteligência artificial

12/08/2026
Google gemini notebook
Google

Gemini Notebook vai permitir criar aplicações com as tuas próprias palavras

10/08/2026

Últimas notícias

Google oficializa o tap to share para dispositivos Pixel e Samsung

Primeira beta do Xiaomi HyperOS 4 revela um misterioso smartphone dobrável

Google Pixel Buds Pro 2 recebem nova cor e funcionalidades

Honor antecipa lançamento da nova série Magic9 para o mês de setembro

Apple TV surpreende com nova oferta de filmes clássicos totalmente grátis

Google revela os novos Pixel 11 Pro e Pixel 11 Pro Fold

Google Pixel Watch 5 recebe inteligência artificial e baterias maiores

Google Pixel 11: O novo smartphone chega com o Tensor G6

Utilizadores europeus ignoram hábitos de cibersegurança e expõem smartphones a riscos

Google Photos recebe a nova funcionalidade Moods com filtros retro

Samsung Galaxy Watch 9 e Ultra 2 sofrem com carregamentos lentos

Spotify lança nova etiqueta para perfis de inteligência artificial

Honor Robot Phone: leak revela todas as especificações antes do lançamento

JBL Pulse 6 chega com Bluetooth 6.0 e som de 40W

Google Pixel 11: Fuga de informação desvenda detalhes do modelo base

Fuga de informação revela o novo Samsung Galaxy S26 FE

WhatsApp: Já podes guardar o username dos teus novos contactos

Huawei Pura 100 poderá surpreender com dupla câmara de 200 MP

Google Pixel 11 Pro XL aparece no Geekbench com chip Tensor G6

Google atualiza Wear OS com rotas de treino mais precisas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.