A maior demanda por produtos mais saudáveis, cujo processo produtivo é responsável com o meio ambiente, é um fato incontornável. Se você também se preocupa com isso, saiba como identificar produtos livres de toxicidades
Comprar produtos livres de ingredientes tóxicos, sem testes em animais e capazes de atender a uma agenda ESG (sigla traduzida em português como Ambiental, Social e Governança), é uma demanda crescente de consumidores de diferentes perfis. Isso é ainda mais verdade para o setor de beleza e cosméticos.
No Mercosul e na União Europeia, o crescimento do movimento Clean Beauty (ou beleza limpa) é uma prova disso. Enquanto o primeiro bloco econômico proibiu 1376 ingredientes em fórmulas de cosméticos, o segundo proibiu 1300.
Mesmo interessadas em consumir produtos livres de ingredientes tóxicos, muitas pessoas ainda não sabem como identificá-los. Por isso, preparamos um guia para te ajudar a ler rótulos, entender certificações e te ajudar a escolher produtos de beleza adequados. Em seguida, basta procurar o seu cupom na Simple Organic e comprar os melhores cosméticos!
Como ler rótulos
A indústria da beleza transformou-se ao longo do tempo e incorporou inovações científicas e tecnológicas. A cadeia produtiva desse setor custou um preço alto ao meio ambiente e, para muitos consumidores, causou reações adversas e intoxicações por causa de componentes tóxicos com efeito cumulativo e perigoso à saúde.
Na última década, cresceu o movimento em busca de cosméticos limpos e livres de tais contaminantes. O primeiro passo para consumir esses produtos é saber ler os rótulos e identificar ingredientes possivelmente tóxicos.
É recomendado buscar produtos com componentes de origem natural, já que eles podem ter inúmeras combinações entre si e resultar em produtos que tenham efeitos harmônicos com o seu organismo. Por outro lado, ingredientes sintéticos podem facilmente se acumular no organismo, já que não são reconhecidos nem absorvidos de forma natural pelo corpo, podendo provocar danos.
Por isso, é indicado buscar o selo IBD (de Ingredientes Naturais) ou o selo Ecocert (organismo de inspeção e certificação a serviço dos humanos e do meio ambiente no Brasil). Esse organismo define que cosméticos limpos devem ter pelo menos 95% de seu conteúdo total feito a partir de matérias-primas naturais, enquanto os outros 5% podem ser constituídos por substâncias sintéticas listadas pela certificadora, mas não proibidas para esse tipo de cosmético.
Algumas matérias-primas proibidas em cosméticos limpos são amônia, silicone, conservantes, fragrâncias e corantes sintéticos, derivados de propileno e de petróleo, formaldeído, hidroquinona, parabenos, ftalatos, perfluorados, entre outros exemplos. Cosméticos limpos também não podem ser testados em animais nem produzidos por meio do sofrimento deles
Conhecer as certificações
Para ajudar os consumidores a identificar cosméticos limpos, existem certificações internacionais para comprovar que esses produtos são realmente confiáveis. Uma delas é o selo PETA, válido internacionalmente e garante que os processos produtivos não incluem testes em animais em nenhum estágio e não utilizam nenhum ingrediente de origem animal.
Outras certificações importantes nessa área são: Campaign For Safe Cosmetics (que garante o não uso de produtos químicos associados ao câncer e outras doenças graves), a USDA Organic (pelo menos 95% dos componentes são orgânicos) e a ISSO 22716 (garantia de que a empresa segue as diretrizes de fabricação, controle, armazenamento e distribuição durante todo o processo produtivo).
Já a IBD é uma certificação 100% brasileira com reconhecimento internacional, capaz de certificar que matérias-primas e produtos atendem a normas internacionais, assegurando não só qualidade e respeito à saúde e ao meio ambiente, mas também boas condições de trabalho.
Com a expansão desse mercado e o avanço tecnológico, hoje há muito mais cosméticos limpos e uma maior variedade de fórmulas. Todos os consumidores têm o direito de saber o que estão consumindo. Por isso, é fundamental aprender a ler rótulos, reconhecer quais ingredientes são tóxicos e irresponsáveis com o meio ambiente, identificar as certificações que garantem a segurança de um cosmético e compartilhar isso com amigos e conhecidos.
Outros artigos interessantes: