TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aterragem dura acaba com missão do helicóptero Ingenuity em Marte

Jorge Montez por Jorge Montez
26/01/2024
Em Espaço

O helicóptero Ingenuity Mars Helicopter da NASA concluiu a sua missão histórica no Planeta Vermelho. O helicóptero sofreu danos numa ou mais pás do rotor durante a aterragem do voo de 18 de janeiro, tornando-o incapaz de voar.

Helicóptero ingenuity em marte
Imagem: nasa

Missão durou 1000 dias marcianos

Originalmente concebido para realizar até cinco voos de teste experimentais durante 30 dias, o helicóptero Ingenuity operou na superfície marciana durante quase três anos, realizou 72 voos e voou mais de 14 vezes mais longe do que o planeado, acumulando mais de duas horas de tempo total de voo.

“A viagem histórica do Ingenuity, a primeira aeronave noutro planeta, chegou ao fim”, disse o Administrador da NASA, Bill Nelson. “Este notável helicóptero voou mais alto e mais longe do que alguma vez imaginámos e ajudou a NASA a fazer o que fazemos melhor – tornar possível o impossível. Através de missões como a Ingenuity, a NASA está a preparar o caminho para futuros voos no nosso sistema solar e para uma exploração humana mais inteligente e segura até Marte e mais além.”

O helicóptero Ingenuity, a primeira aeronave a operar noutro planeta, aterrou em Marte a 18 de fevereiro de 2021, acoplado ao rover Perseverance da NASA. Levantou voo da superfície marciana pela primeira vez a 19 de abril, provando que era possível um voo motorizado e controlado em Marte.

Helicóptero Ingenuity com danos no rotor

Durante um pequeno voo vertical planeado para 18 de janeiro, o helicóptero Ingenuity perdeu o contacto com o rover a cerca de 1 metro acima da superfície. As comunicações foram restabelecidas no dia seguinte e as imagens que revelam os danos na pá do rotor chegaram vários dias depois.

Ao longo de uma missão prolongada que durou quase 1000 dias marcianos, o Ingenuity foi atualizado com a capacidade de escolher autonomamente locais de aterragem em terreno traiçoeiro, lidar com um sensor inoperacional, limpar-se após tempestades de poeira, operar a partir de 48 aeródromos diferentes, efetuar três aterragens de emergência e sobreviver a um gélido inverno marciano.

Desafios do inverno

Concebido para funcionar na primavera, o Ingenuity enfrentou desafios durante as partes mais frias do inverno, quando não conseguiu alimentar os seus aquecedores durante toda a noite. Isso resultou em “falhas” de energia que obrigaram a equipa a redesenhar as operações de inverno do Ingenuity para poder continuar a voar.

Agora que as operações de voo estão concluídas, a equipa do Ingenuity vai efetuar os testes finais aos sistemas do helicóptero e descarregar as imagens e dados que restam na memória de bordo do Ingenuity. No entanto, o rover Perseverance está atualmente demasiado longe para tentar obter imagens do helicóptero no seu último local de aterragem.

Homenagem ao Wright Flyer

“É uma honra que o Ingenuity não só leve a bordo uma amostra do Wright Flyer original, mas também que este helicóptero tenha seguido as suas pegadas e provado que é possível voar noutro mundo”, disse o gestor de projeto do Ingenuity, Teddy Tzanetos do JPL da NASA.

“O helicóptero de Marte nunca teria voado uma vez, muito menos 72 vezes, se não fosse a paixão e a dedicação das equipas Ingenuity e Perseverance. O primeiro helicóptero de Marte da história deixará uma marca indelével no futuro da exploração espacial e inspirará frotas de aeronaves em Marte – e noutros mundos – nas próximas décadas.”

Outros artigos interessantes:

  • Fortnite regressa ao iOS na Europa com a nova ‘Epic Store’
  • Google Pixel 8a: novas imagens revelam detalhes de design
  • Google, Netflix e Spotify fazem frente ao Apple Vision Pro
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Telescópio hubble capta "tempestade" de novas estrelas na galáxia ngc 1792
Espaço

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

08/12/2025
Ariane 6
Espaço

Lançamento crucial: foguetão europeu Ariane 6 coloca satélite de observação em órbita

05/11/2025
Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Starship tem um voo de sucesso, mas a corrida à Lua está tremida

14/10/2025
Voo de teste da starship
Espaço

À quarta foi de vez: Starship da SpaceX completa missão histórica

27/08/2025
Starship 39 - spacex
Espaço

Explosão da Starship 36 da SpaceX durante teste abala planos para próximo voo

19/06/2025
Spacex lança mais 26 satélites para a rede starlink
Espaço

SpaceX lança mais 26 satélites para a rede Starlink

13/06/2025

Últimas notícias

Google pixel launcher pesquisa

Google irrita utilizadores Pixel ao mudar (para pior) a barra de pesquisa

18/12/2025
Fifa netflix

FIFA troca a EA pela Netflix: o novo jogo de futebol é um exclusivo móvel

18/12/2025
Deepseek nvidia

DeepSeek acusada de usar 2.000 chips Nvidia contrabandeados para treinar IA

17/12/2025
QNAP

Instagram lança app de TV: ver Reels no sofá agora é possível

Metade do preço! O robô de limpeza de luxo da Roborock atinge o mínimo histórico

SPC FORTUNE 2 MAX: 4G e 7 dias de bateria por 49€

Terminator: Survivors adiado indefinidamente e perde o modo multijogador

OpenAI lança GPT-Image 1.5 para desafiar o Nano Banana Pro

Huawei destrona Apple e Xiaomi: é a nova líder mundial de relógios inteligentes

Google Pixel 10 atinge mínimo histórico: poupa 260€ na melhor experiência Android

Taylor Swift: ‘The End of an Era’ recebe episódios 3 e 4 esta semana

O novo botão “+” do Google é mais do que parece: a pesquisa mudou para sempre

Spotify tem um truque incrível que só funciona no Android (e não no iPhone)

Everbloom: a IA que transforma penas de galinha em ‘caxemira’

Acer anuncia a sua campanha de Natal de 2025 para Portugal

Aluminium OS: a fusão do Android e ChromeOS está a chegar e quer acabar com o iPad

IA dominará o cibercrime em 2026, segundo a Kaspersky

Setor do podcast em Portugal: as 6 tendências para 2026

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

Falcon AIDR: a resposta à “Shadow AI” e Injeção de Prompts

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.