TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bibliotecas públicas vão emprestar ebooks

Jorge Montez por Jorge Montez
21/01/2024
Em Notícias

As bibliotecas públicas vão passar a emprestar ebooks já este ano. Portugal junta-se assim a um projeto europeu.

Emprestar ebooks
Imagem: maarten van den heuvel / unsplash

A partir de junho, Portugal vai juntar-se aos restantes países da União Europeia na disponibilização de uma plataforma digital para o empréstimo de livros eletrónicos nas suas mais de 400 bibliotecas públicas. Esta iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um projeto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com um orçamento de 900 mil euros.

Uma nova era para a leitura

A plataforma permitirá aos utilizadores das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) requisitar livros digitais por um período limitado. Esta iniciativa representa uma oportunidade para diversificar o acesso à leitura, oferecendo aos leitores a possibilidade de escolher entre o suporte papel e o digital.

Com a implementação desta plataforma, Portugal deixa de ser o único país da União Europeia sem um sistema de empréstimo de livros digitais. Esta mudança também representa uma oportunidade para impulsionar a edição digital no país.

Emprestar ebooks vai ter regras

A plataforma será a mesma para todas as bibliotecas da RNBP, mas estará dividida em 23 interfaces, correspondendo a cada rede intermunicipal de bibliotecas. Isto significa que os utilizadores só poderão requisitar livros através da interface onde a sua biblioteca de inscrição esteja integrada.

As bibliotecas públicas portuguesas terão o desafio e a responsabilidade de promover a utilização da plataforma, assumindo o papel de mediadores de leitura em suporte digital. Para os leitores, esta será uma oportunidade para experimentar ou consolidar hábitos de leitura em contexto digital e de terem mais uma forma de acesso ao livro.

Um projeto com história

O projeto desta plataforma não é recente, mas foi atrasado devido a um processo de litigância. No entanto, após a resolução do processo em setembro de 2023, os trabalhos de implementação poderão finalmente começar. Estima-se que a plataforma esteja em funcionamento em 2024, abrangendo os 250 municípios que fazem parte da RNBP, num total de 437 bibliotecas.

Bruno Eiras, subdiretor-geral da DGLAB, salientou em declarações à Lusa, que a experiência internacional não pode ser diretamente aplicada a Portugal, devido à diversidade de dados. No âmbito do Naple Forum, um grupo de trabalho que reúne as autoridades nacionais da Europa com responsabilidades nas bibliotecas públicas, os projetos semelhantes apresentam dados muito diferentes que devem ser analisados de acordo com o contexto de cada país e as características do serviço prestado.

O papel dos ‘ebooks’ nas bibliotecas

Quanto ao papel que os ‘ebooks’ vão desempenhar nas bibliotecas, caberá a cada biblioteca gerir a sua coleção, os títulos, as quantidades e os formatos em que os disponibiliza. Pretende-se a disponibilização de uma coleção diversificada e atualizada.

“Estamos crentes de que representará uma oportunidade de diversificar o acesso à leitura. Existirão leitores que se manterão a ler em suporte papel, outros que iniciarão hábitos de leitura em suporte digital e outros ainda que usufruirão da dupla oportunidade que este serviço trará”, sunblinhou Bruno Eiras, considerando que “cada vez mais importa disponibilizar o acesso ao livro em diferentes formatos e em condições diferentes por forma a dar resposta aos diversos segmentos de público e aos diferentes hábitos e contextos de leitura”.

Numa primeira fase, a opção, em termos de catálogos das bibliotecas, será para a ficção e literatura, sendo prioridade a aposta numa coleção atualizada e atrativa para os interesses dos leitores portugueses. No entanto, poderão existir outros tipos de temáticas.

“As experiências internacionais dizem-nos que a literatura é o principal fator de atração de públicos, mas vamos ver como o mercado se irá comportar e que títulos terá para disponibilizar no âmbito deste projeto. Este projeto é pioneiro na disponibilização e no acesso ao público, mas também na forma como o mercado se irá adaptar”, concluiu subdiretor-geral da DGLAB.

Outros artigos interessantes:

  • Novo Apple iPad Air 12.9″ polegadas: primeiras imagens revelam possível design
  • Promoção: smartwatch topo de gama com 4G ao preço da chuva!
  • Apple Vision Pro: bateria externa está a deixar os fãs desiludidos
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Dji osmo mobile 8p (3)
Notícias

DJI Osmo Mobile 8P chega ao mercado com ecrã remoto para criadores a solo

08/05/2026
Samsung
Notícias

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

03/05/2026
Conceito de framework de acessibilidade digital do novobanco alinhado com as normas wcag
Notícias

Acessibilidade digital do novobanco cumpre diretiva europeia

30/04/2026
Aws european sovereign cloud chega a portugal
Notícias

AWS European Sovereign Cloud chega a Portugal

23/04/2026
Chuwi aubox x mini pc (3)
Notícias

Chuwi AuBox X: o pequeno titã que quer domar a IA no teu ambiente de trabalho

20/04/2026 - Atualizado a 21/04/2026
Apple iphone 18 pro (2)
Notícias

O iPhone 18 Pro já se mostra em fotos reais e traz cores que vais querer ter

20/04/2026 - Atualizado a 21/04/2026

Últimas notícias

Adaptadores powerline a transmitir sinal de internet através da rede elétrica numa habitação com paredes densas

Adaptadores Powerline: quando fazem sentido e como tirar o máximo partido

12/05/2026
Redmi note 15 pro+ 5g

Desconto brutal: Xiaomi Redmi Note 15 Pro+ desce 120 euros

12/05/2026
The android show

O Android Show arranca hoje: o que esperar do Android 17

12/05/2026

WhatsApp prepara mensagens de boas-vindas automáticas para grupos

OpenAI lança Daybreak para travar guerra fria da cibersegurança

Instagram abre a porta das tuas mensagens privadas à Meta

Finalmente podes enviar mensagens seguras entre iPhone e Android

iPad Air com M3 a 466 euros: desconto imperdível para Portugal

Cibersegurança empresarial: os mesmos ataques há 7 anos

O cerco está a fechar: Google e Apple acusadas de asfixiar a concorrência

A era dos dobráveis XL: Vivo e Honor preparam-se para desafiar os limites do ecrã

O CRM que não vende: como transformar uma ferramenta parada num motor de crescimento

O fenómeno imparável da Huawei: Mate 80 ruma aos 6 milhões de unidades

FusionData4Defense: Timestamp lança solução de IA para sistemas militares

A fraude do CallPhantom que enganou milhões de utilizadores na Play Store

Redmi K100: o fim da era Pro Max e o mistério do novo topo de gama

Sistema Mesh Wi-Fi: como escolher o certo para a sua casa

Apple iOS 27: O Safari vai organizar as tuas abas com IA

Nostalgia paga a peso de ouro: O fenómeno Pokémon FireRed na Switch 2

Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7: o que muda na prática e quando vale a pena atualizar

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.