Um estudo da Anacom revela que 70,7% dos portugueses fizeram chamadas online em 2023. A percentagem aumenta para 82% se forem contabilizados apenas os portugueses com acesso à internet.
O relatório sobre a utilização de serviços over-the-top (OTT) da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), agora divulgado destaca o aumento na utilização de serviços em Portugal e na União Europeia (UE) em 2023.
Penetração de chamadas online
O relatório revela que 82,4% dos utilizadores com acesso à Internet em Portugal efetuaram chamadas online, seja de voz ou vídeo, através desse tipo de acesso, um aumento de 0,9 pontos percentuais em relação a 2022. Este crescimento anual é o mais baixo desde 2015, mas ainda assim, Portugal continua acima da média da UE27 em 7,2 pontos percentuais, ocupando a 8.ª posição no ranking da utilização deste tipo de serviços.
Quando se considera o total de indivíduos, e não apenas aqueles com acesso à Internet, a penetração de chamadas de voz/vídeo online em Portugal é de 70,7%, 1,9 pontos percentuais acima da média europeia. Portugal ocupa a 15.ª posição no ranking da UE27, um aumento significativo em relação a 2019, quando se encontrava na última posição dos europeus que fazem chamadas online.
Utilização de instant messaging
O relatório também revela que o instant messaging foi utilizado por 92,2% dos utilizadores de Internet em Portugal, 10,3 pontos percentuais acima da média da UE27.
Quando se considera o total de indivíduos, a penetração deste serviço em Portugal é de 79,1 por cento, 4,2 pontos percentuais acima da média europeia.
Subscrição de serviços de videostreaming on demand
Em relação ao ano de 2022, 42,3% dos utilizadores de Internet em Portugal subscreveram serviços de videostreaming on demand, um aumento de 8,6 pontos percentuais em relação a 2020. Quando se considera o total de indivíduos, a penetração destes serviços em Portugal é de 35,8%, um aumento de 9,4 pontos percentuais em relação a 2020.
Notícias superam redes sociais
Entre outros serviços OTT, destacam-se a leitura de notícias online (79,7%), a participação em redes sociais (79,3%), a música online (72,6%) e o Internet banking (68,6%) com elevados níveis de participação entre os utilizadores de Internet em Portugal em 2023.
A utilização de redes sociais em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. No entanto, a utilização de e-commerce e de Internet banking não foram tão populares em Portugal como na UE27.
Em termos de distribuição regional, os utilizadores de Internet da região da Área Metropolitana de Lisboa apresentaram a maior proporção de utilização de Internet banking (73,0%). Por outro lado, o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores foram as regiões com menor utilização deste serviço.
Características sociodemográficas dos utilizadores de OTT
No que diz respeito às características sociodemográficas dos utilizadores de OTT, os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços OTT analisados.
No entanto, durante 2023, registou-se um aumento na utilização de alguns serviços OTT em grupos específicos, como é o caso dos indivíduos com menor nível de escolaridade na realização de chamadas online ou com o ensino secundário no caso da utilização de instant messaging.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) é a autoridade reguladora nacional no âmbito das comunicações, para efeitos do disposto no direito da União Europeia e na legislação nacional, e sucede nas atribuições e competências da Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações.
Outros artigos interessantes: