A Hertz quer vender 20.000 veículos da sua frota elétrica, mudando completamente de estratégia.
A empresa de aluguer de viaturas tinha feito uma aposta forte em veículos elétricos (EV), mas aogra decidiu fazer uma mudança estratégica. A Hertz planeia vender aproximadamente um terço da sua frota elétrica a nível global, o que corresponde a cerca de 20.000 veículos.
O resultado da venda da sua frota elétrica permitirá adquirir mais veículos a gasolina.
Impacto financeiro dos veículos elétricos
Os executivos da Hertz afirmam que os veículos elétricos têm tido um impacto negativo nas finanças da empresa. Apesar de serem mais baratos de manter, os custos de reparação de danos são mais elevados e a desvalorização é maior.
Stephen Scherr, CEO da Hertz, explicou numa reunião recente com analistas que “as reparações de danos e colisões num EV podem muitas vezes ser duas vezes superiores às associadas a um veículo com motor de combustão comparável”.
Desvalorização dos veículos elétricos
A queda dos preços dos VE no mercado de automóveis novos tem diminuído o valor de revenda dos veículos de aluguer usados da Hertz. “As quedas do MSRP [preço de retalho sugerido pelo fabricante] em EVs ao longo de 2023, impulsionadas principalmente pela Tesla, reduziram o justo valor de mercado dos nossos EVs em comparação com o ano passado”, disse Scherr na reunião, citado pela CNN Internacional.
Perdas financeiras
A Hertz espera registar uma perda de cerca de 245 milhões de dólares [223 milhões de euros] devido à depreciação dos veículos elétricos, uma média de cerca de 12 250 dólares [11 175 euros] por veículo.
Embora a Hertz não esteja a apontar diretamente o dedo, a Tesla parece estar na base da decisão. A Tesla representa cerca de 80% da frota de veículos elétricos da Hertz e os veículos elétricos representam cerca de 11% da frota total de aluguer da Hertz.
Os executivos da Hertz afirmam que a Tesla, sendo uma empresa relativamente nova, não tem tantas peças de substituição e técnicos de reparação com formação como as outras empresas automóveis, tornando as reparações dispendiosas e morosas.
Scherr também mencionou que os EVs estão a sofrer mais acidentes. Os Teslas, que constituem 80% da frota de aluguer de veículos elétricos da Hertz, são o principal problema nestas duas áreas.
Venda de Veículos Usados
A Hertz vende os seus veículos usados em leilões, bem como diretamente aos clientes no seu sítio Hertz Carros Usados, onde de momento tem apenas dois EV à venda.
Outros artigos interessantes: