Sabes que o Android Auto está mais inteligente? Ao reconhecer que estás estacionado, vai passar a etiquetar as apps mais potentes de uma forma bem visível, para saberes de imediato quais poderás usar. Estas apps incluem navegadores, jogos e apps de vídeo.
A verdade é que até agora usar estas apps no Android Auto era sinónimo de frustração. Ao volante, as apps tornam-se super simplificadas e limitadas por razões de segurança, mas mesmo parado continuamos com um ecrã poderoso à frente que não faz muito por nós além de nos obrigar a pegar no smartphone.
Novidades no Android Auto
A Google parece estar ciente desta limitação, e por isso o Android Auto, assim como o irmão mais novo Android Automotive OS (AAOS), vão começar a ser mais flexíveis. Se o teu carro estiver estacionado, vais poder visualizar um pequeno “P” no canto superior direito dos ícones das apps compatíveis. Antes, ao clicar nestas apps, serias recebido por um aviso.
Tanto o Android Auto (que usa o teu smartphone ligado como base), como o AAOS (já integrado em alguns automóveis) partilham praticamente o mesmo catálogo de apps. É verdade que temos carros com o AAOS, como é o caso dos Polestar 2, com ecrãs enormes semelhantes a verdadeiros iPads, mas o número total de apps disponíveis, para já, é bastante reduzido.
Um catálogo parco de apps
A Google continua a trabalhar em melhorias. Já existe um browser Chrome compatível apenas com esta versão estacionada, e até podes encomendar comida através do sistema. Para quem tem crianças, ou para os mais distraídos, há ainda a possibilidade de instalar apps como o PBS KIDS ou o Crunchyroll (um serviço de streaming de anime). Mas… ainda não há sequer YouTube.
Este parece ser o início, uma pequena mudança mas importante, que poderá tornar o ‘computador de bordo’ do teu carro mais eficiente. Esperemos que a Google continue nesta senda para trazer, aos poucos, cada vez mais poder ao Android Automotive.
Outros artigos interessantes: