TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

China proíbe chips Intel e AMD em PCs do governo

Pequim intensifica guerra tecnológica com os EUA

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
25/03/2024
Em Notícias

A China implementou recentemente novas diretrizes que proíbem a utilização de chips Intel e AMD em computadores e servidores do governo, segundo o Financial Times.

A medida também inclui o bloqueio ao Microsoft Windows e softwares de banco de dados estrangeiros, em favor de soluções nacionais.

China proíbe chips intel e amd em pcs do governo

Chips Intel e AMD substituídos por alternativas “seguras e confiáveis”

As agências governamentais chinesas agora devem utilizar alternativas nacionais “seguras e confiáveis” aos chips Intel e AMD.

A lista de substitutos aprovados inclui 18 processadores, entre eles chips da Huawei e da empresa estatal Phytium – ambas banidas nos Estados Unidos.

Impacto significativo na indústria de chips americana

As novas regras, introduzidas em dezembro e implementadas discretamente no último mês, podem ter um impacto significativo na Intel e AMD.

A China representou 27% das vendas da Intel no ano passado e 15% das receitas da AMD, de acordo com o FT. No entanto, não é claro quantas unidades de chips são utilizadas no setor público em comparação com o privado.

Escalada da guerra tecnológica EUA-China

As medidas representam a iniciativa mais agressiva da China até agora para restringir o uso de tecnologia americana.

No ano passado, Pequim proibiu empresas nacionais de usar chips da Micron em infraestruturas críticas. Ao mesmo tempo, os EUA baniram uma ampla gama de empresas chinesas, desde fabricantes de chips até empresas aeroespaciais.

A administração Biden também bloqueou empresas americanas como a NVIDIA de vender chips de inteligência artificial e outros tipos para a China.

Preparando-se para um futuro sem importação de chips

Os Estados Unidos, Japão e Holanda dominam a fabricação de processadores de última geração e esses países recentemente concordaram em endurecer os controles de exportação de máquinas de litografia da ASL, Nikon e Tokyo Electron. No entanto, empresas chinesas como Baidu, Huawei, Xiaomi e Oppo já iniciaram o desenvolvimento de seus próprios semicondutores para se preparar para um futuro em que não possam mais importar chips dos EUA e de outros países.

Contexto da guerra tecnológica

A guerra tecnológica entre os EUA e a China intensificou-se nos últimos anos, com ambos os países a impor sanções e restrições ao comércio de tecnologia. A disputa concentra-se na hegemonia tecnológica global, com os EUA a procurar manter sua liderança e a China a tentar alcançar a autossuficiência em tecnologia crucial.

Impacto para o mercado global de tecnologia

As medidas da China podem ter um impacto significativo no mercado global de tecnologia, forçando empresas americanas a procurar novos mercados e a impulsionar o desenvolvimento de alternativas domésticas na China. A longo prazo, a guerra tecnológica pode levar a uma fragmentação do mercado global de tecnologia, com os EUA e a China a liderarem blocos tecnológicos separados.

Fonte da notícia: FINANCIAL TIMES

Outros artigos interessantes:

  • E se pudesses comprar um drone de passageiros na internet? Vê isto!
  • Controlo por Voz Sonos chega ao Spotify
  • JBL Authentics 500: Som de luxo a um preço imperdível
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Cp starlink
Notícias

CP testa internet da Starlink nos Alfa Pendular para melhorar Wi-Fi

23/06/2026
Oracle
Notícias

Oracle despede 21 mil trabalhadores na corrida pela inteligência artificial

23/06/2026
Polymarket
Notícias

Polymarket apanhada a pagar a criadores para promoverem falsas apostas

22/06/2026

Últimas notícias

Google Messages vai ter um chat oficial para falares sobre novidades

Oferta Prime Day: Apple iPhone Air está com preço histórico

YouTube: Plataforma chega a acordo com jovem por danos à saúde mental

Prime day traz gráfica MSI RTX 5060 Ti a preço de amigo

Call of Duty: CEO da Xbox afirma que a franquia superou a Marvel

Se queres criar conteúdo: a Sony Alpha ZV-E10K arrasa no Prime Day

Google Home Speaker: O ecrã inteligente que todos queriam ficou na gaveta

Monitor de gaming AGON PRO AGP277QKDC chega em julho por 899€

8 recomendações para usar IA no seu negócio com eficácia

Prime Day: Poupança de 398 euros no brutal Garmin Fenix 8 Pro Zafiro

CP testa internet da Starlink nos Alfa Pendular para melhorar Wi-Fi

Oracle despede 21 mil trabalhadores na corrida pela inteligência artificial

Poupa 318 euros na Nikon Coolpix P1100 durante Prime Day: vais deixar escapar?

Google investe milhares de milhões em chips TPU para destronar a Nvidia

Samsung Galaxy S26 FE surge novamente no Geekbench

Desconto brutal no Prime Day: o DJI Osmo Pocket 3 está imperdível

Apple iPhone Ultra: Ecrã dobrável já está em produção pela Samsung

Segurança residencial no verão exige reforço de medidas preventivas

Loucura no Prime Day: o colossal Samsung Odyssey Neo 57 derreteu preços

Lenovo Tab Plus Gen 2 traz 9 colunas JBL incorporadas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.