TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Europa abre investigação formal à AliExpress

Jorge Montez por Jorge Montez
15/03/2024
Em Notícias

A Comissão Europeia (CE) abriu uma investigação formal ao site chinês de comércio eletrónico AliExpress.

A Europa irá investigar a presença de “conteúdos ilegais e pronográficos” na plataforma de compras chinesa. Em causa, está a presença na plataforma chinesa de produtos que colocam em risco a saúde dos consumidores e o acesso a material pornográfico.

Aliexpress
Imagem: cardmapr. Nl / unsplash

Em nota de imprensa, a ComissãoEuropeia sublinha terem sido detetados medicamentos e alimentos falsos, bem como suplementos alimentares, que constituem um potencial risco para a saúde.

A Comissão quer saber de a AliExpress infringiu o Regulamento dos Serviços Digitais da UE, em domínios “ligados à gestão e atenuação dos riscos, à moderação de conteúdos e ao mecanismo interno de tratamento de reclamações, à transparência dos sistemas de publicidade e recomendação, à rastreabilidade dos comerciantes e ao acesso aos dados por parte dos investigadores”.

A investigação será realizada ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais (DSA), que exige que as empresas façam mais para combater produtos ilegais e nocivos nas suas plataformas.

Recomendações da AliExpress sob mira

A forma como o AliExpress recomenda produtos aos compradores e o cumprimento da regra que exige um repositório pesquisável de anúncios na plataforma também serão investigadas.

“A proteção dos consumidores, especialmente dos menores, é uma pedra angular essencial do ato legislativo sobre os serviços digitais. A AliExpress deve respeitar as suas obrigações de atenuar os riscos sistémicos na sua plataforma e aplicar todas as disposições de salvaguarda para garantir que os seus serviços são seguros”, salienta Margrethe Vestager, vice‑presidente executiva responsável por uma Europa Preparada para a Era Digital.

Vertager afirma que “a Comissão irá agora avaliar as suas medidas e verificar a sua conformidade com as regras do Tribunal”.

104 milhões ativos mensalmente

A investigação surge após um “pedido de informações” enviado pela UE ao Alibaba Group Holding Limited, proprietário do AliExpress, em novembro de 2023

O AliExpress foi considerado, em abril do ano passado, pela Comissão Europeia como sendo uma plataforma em linha de muito grande dimensão “na sequência da sua declaração de ter 104,3 milhões de utilizadores ativos mensalmente na UE”

A iniciativa faz parte da estratégia da UE para desafiar o poder das grandes empresas tecnológicas através da DSA e da Lei dos Mercados Digitais.

Multas até 6% do volume de negócios global

Se a investigação resultante da abertura do procedimento formal vier a comprovar os incumprimentos por parte da AliExpress, a plataforma chinesa poderá ser multada em valores que podem atingir os 6% do seu volume de negócios, de acordo com a DSA.

O Comissário Europeu para o Mercado Interno afirma: “Uma vez que a plataforma chega a mais de 100 milhões de utilizadores na UE, a AliExpress tem de cumprir plenamente o RSD e tomar medidas proporcionadas para combater a divulgação de mercadorias perigosas para a saúde dos consumidores e para os menores, nomeadamente por parte de influenciadores do seu «Programa Afiliado».”

Thierry Breton sublinha que “com os procedimentos que lançamos hoje, queremos avaliar se é esse o caso e garantir que não são tomadas quaisquer medidas para salvaguardar os nossos cidadãos”.

Gigantes questionados sobre IA

Ontem também, a CE também enviou pedidos de informação à Microsoft, Alphabet, Meta, TikTok, Snapchat, X (antigo Twitter) e outros, sobre a sua utilização de inteligência artificial generativa (IA).

O LinkedIn, da Microsoft, será analisado separadamente para determinar sobre publicidade segmentada.

Recorde-se que, em fevereiro, a Comissão abriu inquéritos ao TikTok por violações das regras de transparência, proteção de menores e design viciante e, em dezembro, foram abertos inquéritos ao Meta e ao X por causa da regulação da desinformação sobre a guerra de Israel em Gaza.

Lei da Inteligência Artificial

No dia 14 de Março, o Parlamento Europeu aprovou a Lei da Inteligência Artificial, o primeiro conjunto de regras do mundo para regular a IA. A lei deve ser aprovada pelo Conselho Europeu em maio.

Outros artigos interessantes:

  • Regulação da IA: Parlamento Europeu aprova lei pioneira
  • Estratégia da Microsoft de IA gera críticas internas
  • Fortinet vai formar 75.000 em cibersegurança na Europa gratuitamente
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Cloudflare trava o maior ataque ddos da história da internet
Segurança

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

04/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025
Nvidia jensen huang
Notícias

CEO da Nvidia confuso: “Estão loucos?” por não usarem IA em tudo

27/11/2025
Smartphones, portáteis e wearables: como optar pelo pagamento faseado nas principais lojas
Notícias

Smartphones, Portáteis e Wearables: Como Optar Pelo Pagamento Faseado nas Principais Lojas

25/11/2025 - Atualizado a 03/12/2025
Falha cloudflare: erro interno de configuração, e não ciberataque, paralisa serviços globais
Internet

Falha Cloudflare: Erro interno de configuração, e não ciberataque, paralisa serviços globais

19/11/2025
Ios 19 - ios 26
Notícias

iOS 26.2: a Apple dá ‘voz’ ao teu ouvido com tradução em tempo real

18/11/2025

Últimas notícias

Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
Salários de 5. 000€: a armadilha da dark web para jovens

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

04/12/2025
QNAP

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Sony ALPHA 7V: a quinta geração chega com 33 MP, IA e vídeo 4K 120p

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.