Já não são só as redes sociais mais populares do mundo que tiveram problemas técnicos nas últimas horas. Desta vez foi a Google Play Store da tecnológica norte-americana com sede na Califórnia a apresentar dificuldades, ficando inacessível durante cerca de uma hora.
A queda nos serviços da Google Play Store foi reportada por milhares de utilizadores através do site DownDetector. As queixas começaram a aparecer por volta das 10:03h (horário da costa leste dos Estados Unidos), atingindo um pico de 2058 relatórios no espaço de apenas 30 minutos.
Problemas por todo o mundo
Os utilizadores que tiveram problemas com a Google Play Store não se limitavam a um único país ou região — houve relatos de falhas nos Estados Unidos, Canadá e em várias partes da Europa e América do Sul, incluindo Portugal.
Um dos comentários deixados no DownDetector resume o sentimento de frustração: “A Play Store não procura aplicações. Fica só a girar… Acho que vou ter de brincar com o círculo em vez de fazer aquilo que queria”. Felizmente, a avaria foi reparada numa hora, com o painel de estado da Google a confirmar o fim dos problemas por volta das 11:40h (costa leste dos EUA).
O que causou a avaria?
Segundo as informações fornecidas pela Google, o problema estava associado à Play Integrity API, uma ferramenta que ajuda os programadores de aplicações a verificar se os pedidos que recebem são de utilizadores legítimos e se estes fizeram as compras necessárias para usar os serviços de uma aplicação ou jogo. A API ainda ajuda a detetar situações em que um utilizador recorre a versões adulteradas, ou “modificadas”, de uma app.
Instala a app do DownDetector
Sabias que podes instalar a aplicação do DownDetector tanto no teu iPhone como num smartphone Android? Assim, sempre que suspeitares de problemas com alguma aplicação ou serviço, podes rapidamente verificar se outros utilizadores estão a reportar dificuldades semelhantes. É uma forma rápida de saber se o teu smartphone está a funcionar corretamente, ou se o problema estará mesmo numa app ou servidor externo.
Primeiro foi o Facebook e o Instagram e agora a Google Play Store… Esperemos que não haja mais sobressaltos tecnológicos nas próximas horas!
Outros artigos interessantes: