Um forte sismo atingiu Taiwan esta quarta-feira, com um registo de magnitude 7.4 na escala de Richter. O abalo, o mais forte em 25 anos, teve o seu epicentro a sul da cidade costeira de Hualien e causou pelo menos quatro mortes. Para garantir a segurança dos trabalhadores, as fábricas da TSMC, empresa responsável pela produção de chips para a Apple, foram evacuadas.
A extensão dos danos provocados pelo tremor de terra ainda está a ser avaliada, mas já se sabe que os estragos foram significativos em Hualien. Edifícios ruíram, estradas ficaram bloqueadas e as linhas ferroviárias sofreram fortes perturbações. A comunicação com esta zona remota da ilha ficou comprometida, dificultando as comunicações e o processo de resgate.
Sismo abala Taiwan
De acordo com a BBC News, o sismo de magnitude 7.4 afetou a costa leste de Taiwan. Apesar de o epicentro se encontrar a 18 km a sul de Hualien, o tremor de terra fez-se sentir fortemente na capital, Taipei, que fica a mais de 100 km de distância.
Impressionantes imagens de derrocadas costeiras começaram a circular nas redes sociais. Estes deslizamentos de terra, que se despenham das montanhas e se chocam contra o mar, envolvem toda a paisagem em enormes nuvens de pó. Devido a esta situação, há dezenas de pessoas retidas ao longo desta faixa costeira, de estradas estreitas e túneis escavados na rocha. Neste momento, os esforços de resgate decorrem a todo o vapor.
As autoridades ainda estão a apurar o balanço final de vítimas. Atualmente, os números oficiais confirmam quatro mortos, mas fontes alternativas apontam para um eventual total de nove. Há ainda centenas de pessoas feridas a registar.
Fábricas da TSMC evacuadas como medida de precaução
A Bloomberg informa que a TSMC, fornecedora de chips da Apple, evacuou os seus colaboradores de várias fábricas após o sucedido. O maior fabricante mundial de semicondutores decidiu suspender temporariamente a sua produção e, agora, estão a decorrer esforços para avaliar o impacto do sismo nas linhas de produção.
A produção de semicondutores é um processo extremamente delicado. Basta uma ligeira vibração para arruinar lotes inteiros destes componentes de precisão, que requerem etapas de fabrico longas e complexas. Por enquanto, não há registo de vítimas nas instalações da TSMC.
Taiwan situa-se numa região de elevada atividade sísmica e este abalo foi dos mais fortes das últimas décadas. Felizmente, os danos humanos parecem menos dramáticos do que noutros sismos passados, apesar dos prejuízos materiais que se adivinham.
Outros artigos interessantes: