TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

ChatGPT vai substituir o Google? Veja 3 motivos

Renata Santana por Renata Santana
08/11/2024 - Atualizado a 06/01/2025
Em Google, Internet

Parece que a grande e alta popularidade do Google está com os dias contados, tudo isso porque o ChatGpt vem sendo cada vez mais utilizado pelas pessoas que querem fazer pesquisas de uma maneira geral.

Contudo, será que essa informação é mesmo verdade? Será que a OpenAI criou uma ferramenta capaz de desbancar o site mais acessado do mundo?

Estou levantando este questionamento por que o Google, atualmente, ainda segue no topo do ranking com 87 bilhões de visitas mensais. E atualmente a plataforma segue com um sistema de Inteligência artificial em desenvolvimento. 

Se você ficou curioso, pra saber o que está acontecendo, sugiro que acompanhe esse artigo. Então, vamos lá!

Antes de chegarmos a uma conclusão com relação a nossa pergunta, precisamos entender quais são os principais mecanismos de cada ferramenta. Afinal de contas, ambas continuam sendo utilizadas com intensidade e seguem fazendo parte da nossa rotina.

Qual a principal diferença entre ChatGPT e Google?

A principal diferença é que o ChatGPT é uma inteligência artificial conversacional. Enquanto o Google é um mecanismo que tem a função de fazer buscas em tempo real na internet. Ou seja, ambas as plataformas lidam com as informações e obviamente são responsáveis por trazer respostas de forma diferente.

Por que o ChatGPT é melhor que o Google?

Chatgpt

Eu não acredito que o ChatGPT seja melhor, pois ambas as ferramentas lidam com a informação de forma distinta. Simplificando podemos dizer que o chat gpt é ideal para quem precisa de respostas personalizadas em diversos âmbitos. 

Tanto que IA é capaz de simular de uma simples conversa a relatórios mais elaborados.  Já o Google foi programado para realizar pesquisas, passando um quadro geral com uma ampla gama de informações.

Qual é o ChatGPT do Google?

Muita gente não sabe, mas o Google Gemini é assistente de inteligência artificial conversacional desenvolvido pela Google. Muitos afirmam que ele veio para competir com o ChatGPT, 

Explicando de forma detalhada, o Gemini é uma IA projetada para responder perguntas, gerar conteúdos, e ajudar os usuários nas tarefas interativas.

4 Principais Características do Google Gemini

  1. Integração com o Google Search: O Gemini pode acessar a web em tempo real, o que permite que ele forneça respostas com base nas informações mais recentes. Isso é útil para questões sobre notícias atuais ou informações que mudam com frequência.
  2. Integração com o Ecossistema Google: A ferramenta pode se conectar a outras ferramentas do Google, como o Google Drive, Gmail e Google Docs, ajudando em tarefas mais personalizadas e integradas especialmente com os usuários 
  3. Respostas Diretas e Links: Embora ofereça respostas diretas como o ChatGPT, o Gemini também costuma fornecer links para que os usuários possam verificar as fontes de suas respostas.
  4. Lançamento e Desenvolvimento: Lançado em 2023, o Gemini d ainda está em desenvolvimento, assim como o ChatGPT, e vem passando por atualizações constantes com objetivo de melhorar a precisão e o alcance de suas respostas.

Diferença entre Google Gemini x ChatGPT

Bard vs chat gpt

O Gemini é útil para questões que precisam de informações em tempo real, enquanto o ChatGPT se destaca em oferecer respostas mais estruturadas e criativas com base no seu treinamento anterior.

Os dois foram criados com a finalidade de serem assistentes digitais versáteis, mas o Gemini está mais integrado com o ecossistema Google, o que o torna vantajoso para quem já usa bastante as ferramentas da empresa.

Existe versão Google Gemini Gratuita?

Sim, a ferramenta também está disponível no modo gratuito. A única indicação é que você tenha uma conta no Google.

Qual ferramenta mais inteligente: ChatGPT ou Google?

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Preply o ChatGPT venceu sendo o mais“inteligente” que o Google. O teste foi realizado por especialistas que foram responsáveis por avaliar a IA (inteligência artificial) de ambos em 40 desafios de inteligência. No final, o chatbot ultra responsivo da OpenAI bateu o Google em 23 tarefas. 

Sendo importante ressaltar que o Google venceu o ChatGPT nas perguntas mais simples com pontuação  7 a 4, com um empate. O mecanismo de buscas mais acessado do mundo se destaca nas perguntas em que as informações mudam com o tempo.

Já nas questões intermediárias, o ChatGPT ganhou por 15 a 6. Questões avançadas, o ChatGPT venceu por 4 a 3 e nas objetivas o Chat da OpenAI também venceu por 15 a 9 nas questões objetivas, com um empate, e nas questões subjetivas por 8 a 7. Nas questões de alto risco, o Google ganha com uma diferença de 3 pontos, ficando de 7 a 4.

3 principais funções do Google

Google

Segue abaixo as principais funções do Google, mecanismo de busca mais poderoso do mundo: 

  1. Tem um filtro com a função de buscar informações atuais exibindo as páginas mais atuais e relevantes da web.
  1. Tem um mecanismo com a função de localizar sites, artigos e pesquisas com potencial para  qualquer assunto, fornecendo links para fontes de informação.
  1. Rastreia dados rápidos, como endereços, horários de funcionamento, preços de produtos, previsão do tempo, entre outros.

Podemos afirmar que o Google oferece respostas rápidas e diretas e é ideal para quem quer navegar em fontes confiáveis e atualizadas.

3 principais funções do ChatGPT

ChatGPT, por outro lado, é um assistente virtual que usa inteligência artificial (IA) para entender e responder a perguntas e fornecer informações relevantes em diversos setores, que podem ser:

  1. Promover conversas interativas e personalizadas, quando o usuário quer uma explicação, um resumo, ou até mesmo ajuda com brainstorming.
  2. Para responder perguntas mais complexas com um toque de humanismo, sem precisar navegar entre links.
  3. Com a finalidade de escrever conteúdo personalizado, como textos, ensaios, ou ajuda com tarefas criativas.
  4. Dentro de contexto continuado em uma conversa – ele pode “lembrar” do que você está falando ao longo de uma conversa, permitindo uma experiência mais fluida.

Conclusão

Já faz algum tempo que existem questionamentos sobre a substituição do Google pelo ChatGPT. É inquestionável o número de acessos que a plataforma da OpenAI recebeu e vem recebendo nos últimos anos com o intuito de auxiliar em funções como: Criar relatórios, simular conversas, ou fazer o que o próprio Google faz que é o de realizar pesquisas. 

Atualmente existem relatos de pessoas que afirmam que preferem utilizar os recursos da Inteligência Artificial, por considerar a ferramenta mais prática e direta.

Nesse meio de campo, vem o Google, empresa conhecida mundialmente que decidiu pensar fora da caixa e criar o Google Gemini, modelo de Inteligência Artificial, que funciona com recursos parecidos com o ChatGPT. 

Entretanto, você conferiu aqui no artigo que o Google e o ChatGPT atuam através de mecanismos completamente diferentes e inclusive a depender do que você esteja buscando, ambas as ferramentas podem te auxiliar, pois elas se complementam. 

  • Porque é interessante aplicar Storytelling no processo de vendas em 2024
  • Google ou Instagram: Qual é o melhor canal para realizar vendas?
  • 7 Dicas de Seo Para Conquistar Mais Visitas no Instagram
Tags: ChatGPTgoogle
PartilhaTweetEnvia
Renata Santana

Renata Santana

Jornalista com especialização em marketing e branding, já trabalhou como assessora de grandes marcas, mas acabou deixando assessoria para atuar como Digital PR com foco na área de tráfego orgânico onde já fez algumas empresas faturarem mais de 5 milhões no digital em um curto espaço de tempo.

Artigos relacionados

Google photos - caras (2)
Google

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

04/12/2025
Google discover
Google

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

03/12/2025
Google pixel - android 16 - atualização
Google

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

03/12/2025
Google gemini aplicação móvel
Google

Google promete “revolução” na app do Gemini e confirma versão nativa para Mac

01/12/2025
Google pixel 10 pro xl - pitaka (17)
Reviews

Google Pixel 10 Pro XL e Pitaka: Análise ao trio magnético

Opera neon ganha pesquisa profunda em 1 minuto e gemini 3 pro
Internet

Opera Neon ganha pesquisa profunda em 1 minuto e Gemini 3 Pro

01/12/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.