A Activision lançou uma notícia que, para muitos jogadores, soa como o apagar das luzes: Call of Duty: Warzone Mobile vai ser descontinuado. Através de uma comunicação na conta oficial do jogo na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), a empresa anunciou que irá cessar todas as atualizações e remover o título da Google Play Store e da App Store. Se ainda tinhas curiosidade em experimentar, tens uma última e muito curta oportunidade, pois o jogo será retirado definitivamente das lojas até ao final de hoje, dia 19 de maio de 2025.
Um fim anunciado? Os motivos por detrás da decisão
A justificação oficial da Activision para esta medida drástica é que Call of Duty: Warzone Mobile “não correspondeu às nossas expectativas junto dos jogadores de plataformas móveis, ao contrário do que aconteceu com o público de PC e consolas”. Para a comunidade de jogadores mais atenta, esta decisão, embora súbita na sua execução, talvez não seja uma surpresa total, especialmente se considerarmos o percurso atribulado do jogo desde o seu anúncio.
A adaptação móvel do popular battle royale da Activision viu a luz do dia em março de 2024, após uma longa espera de dois anos desde o seu anúncio inicial. Os fãs aguardaram com grande expectativa, apenas para receberem um jogo que, na prática, teve pouco mais de um ano de vida útil no mercado.
Este período foi marcado por queixas consistentes relativas a uma otimização deficiente, que resultava numa experiência de jogo abaixo do esperado em muitos dispositivos, e um consumo excessivo de bateria, um problema crítico para qualquer título móvel que se preze. Estes problemas técnicos parecem ter minado a capacidade do jogo de reter uma base de jogadores sólida e satisfeita, em contraste com o seu enorme sucesso noutras plataformas.

O que acontece agora aos teus dados e progressos?
Se és um dos jogadores que já tem o Call of Duty: Warzone Mobile instalado, ou se te apressares a descarregá-lo antes do prazo final de 19 de maio de 2025, a Activision assegura que continuarás a ter acesso ao jogo. Além disso, a tua “progressão cruzada de inventários partilhados utilizando o conteúdo existente” será mantida, o que significa que não perderás o que já conquistaste.
A editora acrescentou que os servidores permanecerão online por enquanto e que os jogadores serão notificados sobre quaisquer alterações futuras. No entanto, para os fãs mais dedicados, esta declaração não oferece uma garantia sólida de que os servidores de Warzone Mobile se mantenham ativos indefinidamente, pairando uma sombra de incerteza sobre o futuro a longo prazo do acesso ao jogo.
Incentivos para a mudança e a questão dos reembolsos
Numa tentativa de suavizar o golpe e incentivar a transição dos jogadores existentes para outros títulos da popular franquia, a Activision delineou um plano de compensação.
A empresa informou que, ao iniciares sessão em Call of Duty: Mobile utilizando a tua conta Activision, poderás resgatar o dobro da quantidade de Pontos COD que possuías na tua conta de Warzone Mobile. Adicionalmente, prometem “outras recompensas fantásticas”, embora não tenham sido especificados quais seriam estes bónus extra. Esta é uma forma de tentar manter os jogadores dentro do ecossistema Call of Duty.
E o dinheiro investido no jogo?
Aqui chegam as más notícias para quem investiu dinheiro real no jogo. A Activision foi clara ao afirmar que quaisquer Pontos COD não utilizados e quaisquer itens já adquiridos em Call of Duty: Warzone Mobile não serão reembolsados. Esta política de não reembolso é, compreensivelmente, um ponto sensível e que certamente deixará muitos jogadores desapontados, especialmente aqueles que investiram montantes significativos em conteúdos digitais que, em breve, poderão ter uma utilidade muito limitada ou incerta.
Outros artigos interessantes: