A Marantz anunciou, a 21 de maio de 2025, os novos AV 20 e AMP 20, respetivamente um pré-amplificador e um amplificador de potência multicanal, como as suas mais recentes adições à gama de cinema em casa.
Estes modelos juntam-se ao portefólio de referência da empresa, que conta com mais de sete décadas de atividade no setor de áudio.
Os os novos AV 20 e AMP 20 sucedem a produtos como o AV 10, AMP 10 e CINEMA 30 AVR, reforçando a oferta da Marantz na categoria audiovisual.
Leia também: Marantz anuncia a 10 Series Collection
Os novos AV 20 e AMP 20 foram concebidos para se complementarem, permitindo diversas configurações de sistema e são produzidos na fábrica da marca em Shirakawa, Japão. O Marantz Sound Master foi responsável pelo ajuste do desempenho sonoro.

Marantz AV 20 e AMP 20: Construção e design
O AV 20 e o AMP 20 apresentam o mostrador circular, característico da Marantz, integrado num desenho industrial que a marca define como refinado.
Ambos os equipamentos possuem chassis multicamadas com utilização de cobre na sua construção. A iluminação lateral é selecionável e o AV 20 inclui uma tampa frontal para ocultar controlos menos utilizados.
O comando remoto, fabricado em alumínio, dispõe de retroiluminação.
Processamento e funcionalidades
O pré-amplificador AV 20 está equipado com um processador de sinal digital (DSP) SHARC de núcleo duplo da Analog Devices e conversores digital-analógico (DACs) de 32 bits com tecnologia de redução de desfasamento temporal. Esta configuração permite a descodificação de áudio estéreo em alta resolução e formatos de áudio imersivo como Dolby Atmos™, IMAX Enhanced™, DTS:X Pro™ e AURO-3D™.
O aparelho inclui calibração automática Audyssey MultEQ XT32, que utiliza um microfone fornecido para ajustar a resposta das colunas às condições acústicas da sala. Adicionalmente, o AV 20 é compatível com as soluções Dirac Live Room Correction e Dirac Live Bass Control (opcional), com suporte para até quatro subwoofers independentes. Está prevista uma atualização de firmware para adicionar suporte à tecnologia Dirac Live Active Room Treatment.
Em termos de conetividade, o AV 20 possui sete entradas HDMI compatíveis com 8K/60 Hz e 4K/120 Hz, e três saídas HDMI. Dispõe de múltiplas entradas analógicas e digitais, e uma interface gráfica em alta definição. A secção de pré-amplificação utiliza módulos discretos HDAM-SA3 e oferece até 13.4 canais através de saídas RCA ou XLR. Integra a plataforma multi-room HEOS® Built-in e suporta Spotify Connect, TIDAL Connect, Qobuz Connect, Roon Ready, AirPlay 2™ e Bluetooth.
Amplificação e versatilidade
O AMP 20 é um amplificador de potência de 12 canais, fornecendo 200 watts por canal (8Ω, 1 kHz, THD 0,05%, com dois canais em uso). Os canais podem ser configurados em modo BTL (Bridge), resultando em até seis canais monofónicos de 400 W ou permitindo a biamplificação de até seis colunas. O aparelho possui entradas RCA e XLR balanceadas.
Este amplificador pode ser utilizado em conjunto com o AV 20, com o AV 10 (para sistemas até 12 canais) ou como unidade de potência para o CINEMA 30. Giles Pocock, Vice-presidente de Marketing da Marantz, referiu que os novos modelos “combinam o melhor do nosso design premium, da nossa engenharia de precisão e uma atenção meticulosa aos detalhes, ao mesmo tempo que ampliam estrategicamente o alcance e a versatilidade da nossa gama para cinema em casa“.
Preços e disponibiluidade dos novos Marantz AV 20 e AMP 20
Os novos Marantz AV 20 e AMP 20 estarão disponíveis no final de maio de 2025 em revendedores selecionados. O preço de venda ao público para o pré-amplificador AV 20 é de 5.500 €, e o amplificador de potência AMP 20 tem igualmente o preço de 5.500 €
Para mais informações sobre os novos AV 20 e AMP 20 visite o site oficial da Marantz.
Outros artigos interessantes: