Se és utilizador da versão gratuita do YouTube Music, prepara-te para uma mudança que pode não ser do teu agrado. Para além dos anúncios sonoros que já interrompem a tua audição entre as músicas, a plataforma parece estar a testar a introdução de publicidade visual diretamente no ecrã “A Reproduzir”. Esta alteração significa que, mesmo enquanto uma música toca, poderás ver um anúncio em formato de banner no teu ecrã.
Atualmente, a experiência gratuita já inclui publicidade, mas de uma forma menos intrusiva no ecrã principal. Quando um anúncio sonoro começa, a capa do álbum é substituída por uma imagem retangular com a indicação “Patrocinado”, e a barra de progresso muda para a cor amarela, desativando temporariamente os controlos de avançar e recuar. A novidade é a sobreposição de um novo tipo de anúncio à interface de reprodução normal.
Esta mudança parece estar ligada a um novo design do ecrã “A reproduzir”, que a plataforma tem vindo a testar há alguns meses, mas que ainda não foi implementado para todos. Como tal, é provável que a maioria dos utilizadores ainda não se tenha deparado com estes novos banners. No entanto, é um sinal claro da direção que a Google está a tomar para a monetização do seu serviço de streaming de música.
Como funcionam os novos anúncios em banner
Nos testes que estão a ser feitos, os novos anúncios surgem de uma forma bastante visível. A capa do álbum que estás a ouvir encolhe para dar espaço a um banner publicitário que se posiciona entre a arte do álbum e os controlos de reprodução, como o gosto, a repetição e a partilha. O formato é o padrão que a Google já utiliza noutras plataformas.
Este banner inclui uma imagem do anunciante, uma linha de texto a descrever o produto ou serviço, a habitual etiqueta “Patrocinado” e um endereço URL. Do lado direito do banner, encontras um menu de opções e um botão de ação, como por exemplo “Comprar agora”. É uma forma de publicidade bastante mais direta e que ocupa uma porção considerável do ecrã durante a reprodução da tua música.
O que distingue a experiência gratuita da premium
Com esta alteração, as diferenças entre a subscrição gratuita e a paga tornam-se ainda mais evidentes. É importante que conheças o que cada modalidade te oferece para poderes decidir qual se adequa melhor às tuas necessidades.
A versão gratuita do YouTube Music permite-te ouvir músicas, podcasts e ver vídeos de música a pedido. Para a maioria dos podcasts, tens acesso a funcionalidades como a reprodução em segundo plano e os downloads para ouvir offline. Podes ainda criar filas de reprodução, repetir músicas e saltar faixas de forma ilimitada. Ferramentas como o “Music Tuner” e o separador “Samples” também estão disponíveis.
Por outro lado, a subscrição Premium remove toda a publicidade e desbloqueia funcionalidades essenciais para quem ouve muita música. Com o Premium, podes ouvir música em segundo plano no teu telemóvel, descarregar as tuas faixas e álbuns favoritos para audição offline e ativar o modo “só áudio” para poupar dados.
Outros artigos interessantes: