TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple prepara um MacBook mais barato com processador de iPhone

Vitor Urbano por Vitor Urbano
01/07/2025
Em Apple

A Apple pode estar a preparar-se para quebrar uma das suas próprias regras e abalar o mercado dos computadores portáteis com um produto totalmente inesperado. De acordo com informações do conceituado analista Ming-Chi Kuo, e corroboradas por descobertas do site MacRumors, a empresa de Cupertino tem em desenvolvimento um novo MacBook “económico”, cuja principal novidade é a utilização de um processador de iPhone.

Se esta informação se confirmar, estaremos perante uma mudança de estratégia significativa por parte da Apple, que poderá finalmente criar uma porta de entrada mais acessível para o seu ecossistema de portáteis. As pistas, que remontam ao verão do ano passado, sugerem que este não é apenas um rumor vago, mas sim um projeto que já deixou um rasto digital nos bastidores da empresa.

Apple a18 pro

Um Mac com coração de iPhone

Desde a transição para os seus próprios processadores, todos os Mac têm sido equipados com processadores da série M. Estes processadores foram desenhados especificamente para oferecer um desempenho de alto nível, com mais núcleos, suporte para maiores quantidades de memória e melhor capacidade para ligar monitores externos. No entanto, este novo e misterioso MacBook irá romper com essa tradição.

As informações apontam que o dispositivo será alimentado pelo processador A18 Pro, o mesmo que equipa os atuais iPhone 16 Pro e Pro Max. Esta seria a primeira vez que um processador da série A, desenhado para a eficiência e o desempenho em dispositivos móveis, seria o cérebro de um MacBook.

A escolha faz todo o sentido dentro da lógica de um produto mais económico. Ao usar um processador de iPhone, a Apple consegue reduzir custos de produção, posicionando este novo portátil como uma opção para um público que não necessita da potência máxima dos processadores da série M, mas que não quer abdicar da experiência do macOS.

As pistas que confirmam o projeto

A credibilidade deste rumor é reforçada pelas descobertas do MacRumors. O site avança que encontrou referências a este dispositivo no código interno da Apple relacionado com a Apple Intelligence, já no verão de 2024. O aparelho terá mesmo um identificador próprio: “Mac17,1”.

Para além do processador, outros detalhes sobre este potencial novo membro da família Mac já vieram a público. Ming-Chi Kuo sugere que o portátil terá um ecrã de 13 polegadas e que poderá chegar em várias opções de cor, nomeadamente prateado, azul, rosa e amarelo. A aposta numa paleta de cores mais vibrantes reforça a ideia de que este será um produto virado para um público mais jovem e para o mercado de consumo geral, seguindo a mesma linha do que a Apple já fez no passado com outros produtos.

Lançamento e o ataque a um novo segmento de preço

A grande questão que fica no ar é quando poderemos ver este novo MacBook e, mais importante, a que preço. As previsões apontam para que a produção em massa arranque no final do quarto trimestre de 2025 ou no início do primeiro trimestre de 2026, o que sugere um lançamento oficial na primeira metade do próximo ano.

Atualmente, a Apple não tem uma verdadeira opção “económica” no seu portfólio. O modelo mais acessível é o MacBook Air com processador M4, cujo preço começa nos 999 dólares.

Embora ainda não exista um preço definido para este novo MacBook com o processador A18 Pro, a expectativa é que seja consideravelmente mais barato, criando um novo patamar de entrada e tornando o ecossistema MacBook acessível a um leque muito mais vasto de utilizadores.

Outros artigos interessantes:

  • Fuga de informação revela tudo sobre os Nothing Headphone (1)
  • Samsung aposta tudo no design ultrafino do novo Galaxy Z Fold 7
  • O futuro da Apple: novos óculos inteligentes e Vision Pro a chegar
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Apple iphone fold
Apple

O preço do iPhone dobrável vai deixar-te sem palavras

15/03/2026
Apple macbook neo
Apple

MacBook Neo no limite: o milagre e o desastre no gaming

13/03/2026
Apple iphone fold
Apple

iPhone Fold: o dobrável da Apple terá interface de iPad

12/03/2026
Apple macbook ultra
Apple

MacBook Ultra: Apple prepara o seu primeiro portátil tátil e com chip M6

09/03/2026
Iphone 17 pro - samsung galaxy s26 ultra
Apple

iPhone 17 Pro bate Galaxy S26 Ultra nas câmaras: a Apple ainda reina?

09/03/2026
Samsung iphone margens
Samsung

iPhone 17e: A grande ironia de ter um ecrã fabricado pela rival Samsung

09/03/2026

Últimas notícias

Openai claude

Claude duplica limites de utilização por tempo limitado

15/03/2026
Oneplus nord 6: uma fera com bateria de 9000mah a caminho

OnePlus Nord 6: uma fera com bateria de 9000mAh a caminho

15/03/2026
Oppo pad 4 pro

Oppo Pad 5 Pro: a nova besta da Oppo chega com bateria gigante

15/03/2026
QNAP

TV Micro RGB da Samsung recebe certificação de saúde da VDE

O preço do iPhone dobrável vai deixar-te sem palavras

Soundbars da Samsung lideram mercado global há 12 anos consecutivos

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

myQNAPcloud One vence prémio de recuperação de desastres

Óculos auditivos Nuance Audio chegam a Portugal

ManufactureNext quer acelerar digitalização da indústria

MacBook Neo no limite: o milagre e o desastre no gaming

O teu Google Pixel perdeu uma das melhores funções no último update

Claude já consegue desenhar diagramas e esquemas nas tuas conversas

Samsung Galaxy Card: o novo trunfo para dominar as tuas finanças

Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais

Google Maps muda tudo com o Gemini: a navegação nunca mais será igual

Logitech G lança rato que promete cliques 30ms mais rápidos

AlphaGo completa 10 anos: de jogo de tabuleiro à AGI

Honor ROBOT PHONE: o trunfo chinês para travar a Apple no terceiro trimestre

Groundsource: o Gemini na previsão de desastres naturais

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.