Se passas a vida em reuniões online e sentes que perdes demasiado tempo a tomar notas ou a tentar lembrar-te do que foi decidido, a Google tem boas notícias para ti. A empresa continua a apostar forte na inteligência artificial para tornar as suas ferramentas mais úteis, e a mais recente novidade chega ao Google Meet para te facilitar a vida depois de cada chamada.
A funcionalidade, chamada “Tirar notas por mim”, que recorre ao poderoso modelo de IA Gemini para transcrever e fazer o sumário das tuas reuniões, recebeu uma atualização que a torna muito mais prática e imediata. A ideia é que passes menos tempo a organizar informação e mais tempo a executar as tarefas que foram definidas. Fica a saber tudo o que muda.

Resumos inteligentes diretamente na tua caixa de correio
Até agora, quando utilizavas a ferramenta de notas automáticas do Meet, no final da chamada recebías um email com uma simples ligação para um documento do Google Docs. Era nesse ficheiro que encontravas a transcrição completa e o resumo gerado pela inteligência artificial. Com a nova atualização, este processo foi simplificado.
Acabou-se o passo intermédio de ter de abrir um documento à parte. Agora, o próprio email que recebes após a reunião já inclui os pontos mais importantes: um sumário do que foi discutido e uma lista de “próximos passos sugeridos”. Isto significa que, na prática, consegues ter uma visão geral da chamada e saber quem ficou responsável por cada tarefa sem sequer saíres da tua aplicação de email. A eficiência e a rapidez com que acedes à informação foram claramente melhoradas.
Mais controlo para quem organiza e um lançamento faseado
A pensar na privacidade e na gestão da informação, a Google está também a dar mais poder a quem organiza as reuniões. Através da versão web do Meet, os anfitriões e coanfitriões passam a ter a capacidade de decidir exatamente quem vai receber estes resumos por email.
As opções de partilha são flexíveis: podes escolher enviar as notas para todos os convidados, limitar o envio apenas aos participantes que pertencem à tua organização ou, se a informação for mais sensível, restringir o acesso apenas aos próprios anfitriões. Segundo o blog oficial do Google Workspace, esta preferência de partilha fica guardada para essa reunião e para todas as sessões futuras, caso se trate de um evento recorrente no teu calendário.
Se estás ansioso por experimentar, tem em atenção que a Google está a fazer um “lançamento prolongado”, o que significa que pode demorar mais de 15 dias até que a novidade chegue a todos. As empresas que estão no modo “Lançamento rápido” serão as primeiras a receber a atualização. Esta funcionalidade está disponível para subscritores de planos específicos do Google Workspace (Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus) e para utilizadores dos suplementos Gemini Enterprise e AI Meetings & Messaging.
Uma novidade extra para as tuas apresentações
Numa outra atualização recente, o Google Meet tornou mais fácil a partilha de objetos físicos durante uma videochamada. Foi adicionada uma opção que te permite apresentar conteúdo diretamente a partir do sinal de vídeo de uma câmara, o que é uma excelente notícia para professores que usam câmaras de documentos ou para quem precisa de mostrar um produto físico.
Esta funcionalidade, que começou a ser lançada no mês passado, suporta vídeo com resolução até 1080p e 30 frames por segundo.
Outros artigos interessantes:








