A tecnologia Thunderbolt 5 ainda é uma novidade recente, mas já começam a surgir os primeiros acessórios capazes de tirar partido da sua velocidade estonteante. A Other World Computing (OWC) acaba de anunciar uma nova caixa para SSDs externos que promete um desempenho tão rápido que se aproxima, e em alguns casos até supera, a velocidade do armazenamento interno dos mais recentes MacBook Pro.
A nova Express 1M2 80G foi desenhada a pensar nos criadores de conteúdo e profissionais que precisam de um desempenho de topo em mobilidade, oferecendo uma solução flexível e potente para quem trabalha com ficheiros de grandes dimensões.

A velocidade do Thunderbolt 5 ao teu serviço
A grande vantagem da Express 1M2 80G é a sua compatibilidade com o Thunderbolt 5, a mais recente e mais rápida norma de ligação, que atualmente só está disponível nos modelos mais recentes do MacBook Pro com processadores M4 Pro e M4 Max, no Mac mini M4 Pro e no Mac Studio.
No entanto, a OWC garantiu que este dispositivo não é apenas para quem tem o hardware mais recente. A caixa é totalmente compatível com as normas Thunderbolt 4 e USB4, o que significa que funciona perfeitamente com a grande maioria dos Macs atualmente em uso, bem como com PCs, iPads Pro, Chromebooks e até dispositivos Microsoft Surface. É uma solução preparada para o futuro, mas que não deixa para trás o presente.
Um desempenho que desafia o armazenamento interno
É no desempenho que esta nova caixa realmente impressiona. A OWC anuncia velocidades em condições reais de utilização que ultrapassam os 6.000 MB/s. Este valor coloca a Express 1M2 80G num patamar muito próximo ao dos SSDs internos da Apple nos modelos mais recentes do MacBook Pro.
Embora os discos internos continuem a ser mais rápidos na maioria dos testes de transferência sequencial, esta solução externa chega surpreendentemente perto. E há mais: em alguns cenários de utilização, como em leituras e escritas aleatórias de pequenos ficheiros, este SSD externo pode mesmo ter uma vantagem sobre o disco interno.
Por estas razões, é uma solução extremamente apelativa para:
- Descarregar e trabalhar com projetos de vídeo de grandes dimensões.
- Executar aplicações diretamente a partir do armazenamento externo.
- Gerir bibliotecas de fotografia com vários terabytes.
Para garantir que estas velocidades se mantêm de forma consistente, a caixa é construída totalmente em alumínio, que funciona como um dissipador de calor, evitando o sobreaquecimento sem a necessidade de ventoinhas ruidosas.

Disponibilidade e preços
A OWC oferece duas formas de adquirir este novo produto, dando-te a flexibilidade de escolher a solução que melhor se adapta às tuas necessidades e ao teu orçamento:
- Apenas a caixa: Podes comprar apenas a caixa por 219 dólares e instalar o teu próprio SSD NVMe M.2, com uma capacidade até 8 TB.
- Versões pré-configuradas: Podes também encomendar uma versão já com o SSD incluído, com preços que começam nos 349 dólares para o modelo de 1 TB e vão até aos 1.299 dólares para a versão de 8 TB.
Outros artigos interessantes:










