A Huawei mal acabou de lançar o seu topo de gama Mate 80 e já está a virar as atenções para 2026. A próxima grande aposta da marca, a série Pura 90, promete elevar a fasquia da fotografia móvel e da segurança biométrica, com fugas de informação a sugerirem alterações radicais na câmara de zoom e uma estreia importante na câmara frontal.
Segundo o leaker SmartPikachu, a Huawei está a trabalhar numa “nova estrutura de imagem” para a sua linha Pura, que historicamente se foca na estética e na fotografia. Os rumores indicam que a empresa poderá abandonar algumas das suas inovações recentes em favor de tecnologias ainda mais avançadas.

O fim do duplo periscópio? A era do zoom contínuo
A grande surpresa nos rumores é a possível eliminação da tecnologia de duplo periscópio. Esta inovação, que se estreou na série Pura deste ano e marcou presença no Mate 80, permitia um zoom de alta qualidade em múltiplas distâncias focais.
No entanto, para a série Pura 90, a Huawei poderá estar a preparar-se para adotar a tecnologia de câmara com zoom contínuo. Esta tecnologia, que tem sido o “santo graal” da fotografia móvel, permite que uma única lente mova os seus componentes internos para oferecer um zoom ótico verdadeiro e fluido em qualquer ponto entre duas distâncias focais (por exemplo, de 3x a 10x), em vez de saltar entre lentes fixas ou depender do zoom digital. Se confirmada, esta mudança representaria um salto qualitativo na versatilidade e na qualidade de imagem ao fazer zoom.

Face ID na série Pura: uma estreia de segurança
A outra grande novidade reside na câmara frontal. O leaker sugere que a Huawei está a “testar um novo esquema de desbloqueio”, o que aponta fortemente para a inclusão de sensores 3D ToF (Time of Flight) na série Pura 90.
Até agora, a tecnologia de Reconhecimento Facial 3D (semelhante ao Face ID da Apple) era exclusiva da linha Mate, mais focada em negócios e produtividade. Trazer esta segurança de nível biométrico para a série Pura, que é mais orientada para o estilo de vida e fotografia, seria uma quebra de tradição significativa.
Isto não só melhoraria a segurança do dispositivo, como também permitiria funcionalidades de realidade aumentada e selfies com modo retrato mais preciso.
Com um lançamento previsto para 2026, a série Pura 90 está a moldar-se para ser o dispositivo que combina a melhor tecnologia de câmara da Huawei com a segurança mais avançada da marca.
Outros artigos interessantes:










