TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O Moon Shot da Apple e da Nikon: A Artemis II já orbita a Lua e as fotos são incríveis

Vitor Urbano por Vitor Urbano
09/04/2026
Em Espaço, Ciência

Depois de mais de meio século de silêncio humano nas redondezas da Lua, voltámos. E não, não foi apenas para confirmar que o nosso satélite natural continua lá, cinzento e imponente. A missão Artemis II, que nesta segunda-feira à noite passou pelo “lado oculto” da Lua, abriu as comportas de um caudal de dados que faria qualquer entusiasta de tecnologia babar-se. Mas, entre as câmaras Nikon profissionais e os iPhones que os astronautas levaram no bolso, fica a pergunta: será que estamos a aprender algo de novo ou isto é apenas o maior golpe de marketing da história da NASA?

Se estavas à espera de descobertas científicas que mudem os manuais escolares já amanhã, talvez precises de moderar as expectativas. No entanto, o que se passou a 4000 milhas de distância da superfície lunar é um teste de esforço tecnológico como nunca vimos.

Artemis ii - lua (3)

iPhones no espaço e o desenrasque com t-shirts

Esquece os supercomputadores do tamanho de salas da era Apollo. A nave Integrity transporta Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, munidos de tecnologia que tu próprio poderias ter na mochila. Os astronautas utilizaram câmaras Nikon de alta resolução com teleobjetivas potentes, mas a verdadeira curiosidade é a utilização de iPhones para captar as vistas pelas janelas da cápsula.

Mas nem tudo correu de forma perfeita. A tecnologia de ponta enfrentou um inimigo clássico: o reflexo. O brilho intenso do Sol e da Terra nos vidros da Orion estava a arruinar as imagens. Como é que os melhores astronautas do mundo resolveram o problema? Com um “ajuste” digno de um técnico de informática de bairro: improvisaram uma cobertura para a janela usando uma t-shirt. Este “hack” permitiu que a luz não entrasse lateralmente nas lentes e garantisse as fotografias nítidas que começaram a chegar à Terra na terça-feira via comunicação laser. É a prova de que, mesmo com orçamentos de biliões, o engenho humano e uma peça de algodão ainda salvam o dia.

Artemis ii - lua (2)

A diferença entre um sensor frio e o olho humano

Podes perguntar-te: “Para que serve enviar humanos se temos sondas robóticas com sensores infravermelhos e radares a orbitar a Lua há décadas?”. A resposta está na biologia. Embora os robôs sejam excelentes a medir magnetismo ou a detetar gelo em crateras profundas, o olho humano continua a ser um processador de imagem imbatível em termos de contexto.

Kelsey Young, a responsável científica da missão, revelou que os astronautas conseguiram identificar imediatamente nuances de verde e tons de castanho no planalto de Aristarchus que as máquinas muitas vezes achatam em escalas de cinzento. Victor Glover, o piloto, descreveu uma sensação de tridimensionalidade que nenhuma fotografia 2D consegue transmitir totalmente. Eles não estão apenas a ver a Lua; estão a sentir o relevo, as elevações e as texturas. Esta capacidade de triagem em tempo real — decidir se vale a pena desviar o olhar para uma rocha específica ou ignorar um afloramento — é algo que um rover demora dias a processar, enquanto um humano decide em segundos.

Uma demonstração de engenharia mascarada de ciência

Se fores falar com geólogos planetários mais céticos, como Clive Neal da Universidade de Notre Dame, a conversa muda de tom. Ele é direto: o maior valor da Artemis II é o “PR” (relações públicas). A missão serve para gerar entusiasmo, para fazer com que a geração atual sinta o mesmo “arrepio” que os nossos avós sentiram nos anos 60.

Tecnicamente, esta é uma missão de demonstração tecnológica. O objetivo não é responder às grandes questões do sistema solar — para isso servem as missões robóticas planeadas para a próxima década. O objetivo aqui é validar a nave Orion (Integrity), testar o escudo térmico na reentrada que acontece já esta sexta-feira e, acima de tudo, garantir que os sistemas de suporte de vida aguentam a pressão. É um ensaio geral para a Artemis III, essa sim, a missão que voltará a colocar botas humanas no pó lunar.

Artemis ii - lua

O legado de um voo de poucas horas

Apesar de a passagem pela Lua ter sido curta, o impacto na forma como vamos explorar o espaço daqui para a frente é profundo. Aprendemos que a comunicação laser funciona e consegue enviar grandes pacotes de dados quase instantaneamente. Confirmámos que a cápsula Orion é uma excelente plataforma de observação, apesar dos problemas de reflexo.

Mais do que a ciência pura e dura, a Artemis II está a ensinar a NASA a trabalhar novamente com pessoas no terreno (ou no espaço profundo). É uma mudança de cultura: sair do modo “controlo remoto” para o modo “interação direta”. Quando a cápsula aterrar no mar na sexta-feira à noite, não trará apenas gigabytes de fotos bonitas; trará a confiança necessária para que, da próxima vez, não nos limitemos a olhar pela janela, mas sim a abrir a porta e a sair.

No final das contas, o que as fotos do teu iPhone ou das Nikon da NASA mostram é que, embora a Lua esteja no Google Maps, nada substitui a perspetiva de quem está lá a ver as cores ao vivo.

Outros artigos interessantes:

  • Sony ULT Field 5: a coluna perfeita para os teus churrascos está em promoção
  • OnePlus prepara consola portátil para desafiar gigantes do gaming
  • Sony True RGB: o novo trunfo para dominar o mercado das televisões
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

Google: Gemini leva nova animação com partículas a mais smartphones Android

Wikimedia defende treino de IA e exige respeito pelas licenças

iPad mini OLED revela salto de desempenho no Geekbench

Google Pixel 11 Pro poderá ganhar alertas HiLight com IA

Nokia 2360 Flip junta dois ecrãs e assistência familiar remota

Ataque à Binance afeta 6,3 mil milhões de dólares

Samsung Galaxy S27 poderá continuar limitado ao carregamento de 25 W

Samsung prevê escassez de memória para IA até 2028

GLM-5.3 conclui ciberataques complexos em testes

Novo iMac com M6 reforça a aposta da Apple na IA local

Xiaomi Smart Band 11 já está à venda em Portugal e no Brasil

Google apresenta Gemini 4 Carbon para cibersegurança

Apple apresenta MacBook Pro com ecrã tátil pela primeira vez

Power: a série que redefiniu o drama criminal na TV

Porsche aumenta lucros apesar de vender menos 16%

Oracle reforça aposta na IA com chips da Google e Cerebras

Xiaomi lança Redmi K100 com 10.000 mAh e ecrã de 165 Hz

Declaração de Dublin define sete prioridades para a IA na Europa

Moto G47 Power chega a Portugal com bateria de 7.000 mAh

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.