TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

NASA quer foguetão nuclear a voar em 2027

Jorge Montez por Jorge Montez
29/07/2023 - Atualizado a 01/11/2023
Em Espaço

A NASA quer testar um foguetão nuclear já em 2027. Agora, deu um importante passo para que isso seja possível ao escolher a empresa que o vai desenvolver.

Foguetão nuclear
Imagem: conceito de artista / drapa

No programa DRACO, a NASA e a DARPA selecionaram a Lockheed Martin para liderar a conceção, construção e teste do inovador foguetão impulsionado por energia nuclear. O projeto impulsionará a exploração espacial e acelerará as missões tripuladas a Marte.

Na última quarta-feira, a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e a DARPA (Agência de Projetos de Investigação Avançada de Defesa) uniram forças para anunciar a escolha da Lockheed Martin como a empresa principal para o desenvolvimento de um foguetão de demonstração com propulsão nuclear. Este projeto visionário faz parte do programa “Demonstração de Foguetões para Operações Cislunares Ágeis” (DRACO) e tem como objetivo realizar o teste deste foguetão movido a energia nuclear já em 2027.

Em colaboração com outros parceiros da indústria espacial comercial, a NASA e a DARPA esperam acelerar o avanço tecnológico necessário para viabilizar missões tripuladas a Marte. Pam Melroy, administradora adjunta da NASA, enfatizou a importância dessa parceria: “Trabalhar com a DARPA e com empresas de toda a indústria espacial comercial permitir-nos-á acelerar o desenvolvimento da tecnologia de que necessitamos para enviar seres humanos a Marte. Esta demonstração será um passo crucial para atingir os nossos objetivos de transporte de tripulações para o espaço profundo, da Lua a Marte”.

Propulsão nuclear: O futuro das missões tripuladas a Marte

Para a NASA, a propulsão nuclear representa uma das capacidades essenciais no planeamento de futuras missões tripuladas ao Planeta Vermelho. A utilização de um foguetão movido a energia nuclear oferece a promessa de viagens mais rápidas, reduzindo a complexidade das missões e o risco para a tripulação. Comparativamente aos foguetões químicos convencionais, esta tecnologia pode ser mais de duas vezes mais eficiente, o que significa que requer substancialmente menos propulsor e possibilita o transporte de mais equipamentos para fins científicos. Além disso, a propulsão nuclear proporciona uma fonte de energia mais abundante para instrumentos e sistemas de comunicação durante a viagem.

Lockheed Martin lidera o caminho

Conforme os termos do acordo estabelecido com a DARPA, a Lockheed Martin assume a responsabilidade pela conceção, integração e testes da nave espacial. A empresa será a peça-chave na transformação da visão do foguetão movido a energia nuclear em realidade.

A BWX Technologies, com sede em Lynchburg, Virgínia, também desempenha um papel crucial no projeto, sendo responsável pela conceção e construção do reator de fissão nuclear que alimentará o motor do foguetão. A Direção da Missão de Tecnologia Espacial da NASA (STMD) será responsável pela gestão global e execução do motor DRACO movido a energia nuclear.

Investimento no futuro da exploração espacial

A NASA demonstra o seu compromisso ao investir até 300 milhões de dólares no programa DRACO. Essa verba inclui até 250 milhões de dólares destinados aos custos de conceção e desenvolvimento do motor de propulsão nuclear, além da supervisão técnica e do conhecimento especializado fornecido pela agência.

A Força Espacial dos EUA também terá um papel importante no programa DRACO, fornecendo o lançamento do foguetão e o apoio ao local de lançamento.

Além do DRACO

Paralelamente ao programa DRACO, a NASA continua a trabalhar com o Departamento de Energia dos EUA e com a indústria noutras iniciativas de tecnologia nuclear espacial. Dentre elas, destacam-se a Fission Surface Power e um projeto separado para explorar possíveis designs de futuras naves espaciais térmicas nucleares.

A parceria entre a NASA e a DARPA no programa DRACO representa um marco significativo no progresso da exploração espacial e oferece a perspetiva de um futuro emocionante para a humanidade na exploração do espaço profundo e, eventualmente, na chegada a Marte.

Outros artigos interessantes:

  • X, a nova face do Twitter, abraça exclusivamente o Dark Mode
  • Huawei Watch FIT SE já está disponível em Portugal
  • Vendas da PlayStation 5 superam 40 milhões de unidades
Tags: foguetãomartenasanuclear
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.