TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bibliotecas públicas vão emprestar ebooks

Jorge Montez por Jorge Montez
21/01/2024
Em Notícias

As bibliotecas públicas vão passar a emprestar ebooks já este ano. Portugal junta-se assim a um projeto europeu.

Emprestar ebooks
Imagem: maarten van den heuvel / unsplash

A partir de junho, Portugal vai juntar-se aos restantes países da União Europeia na disponibilização de uma plataforma digital para o empréstimo de livros eletrónicos nas suas mais de 400 bibliotecas públicas. Esta iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um projeto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com um orçamento de 900 mil euros.

Uma nova era para a leitura

A plataforma permitirá aos utilizadores das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) requisitar livros digitais por um período limitado. Esta iniciativa representa uma oportunidade para diversificar o acesso à leitura, oferecendo aos leitores a possibilidade de escolher entre o suporte papel e o digital.

Com a implementação desta plataforma, Portugal deixa de ser o único país da União Europeia sem um sistema de empréstimo de livros digitais. Esta mudança também representa uma oportunidade para impulsionar a edição digital no país.

Emprestar ebooks vai ter regras

A plataforma será a mesma para todas as bibliotecas da RNBP, mas estará dividida em 23 interfaces, correspondendo a cada rede intermunicipal de bibliotecas. Isto significa que os utilizadores só poderão requisitar livros através da interface onde a sua biblioteca de inscrição esteja integrada.

As bibliotecas públicas portuguesas terão o desafio e a responsabilidade de promover a utilização da plataforma, assumindo o papel de mediadores de leitura em suporte digital. Para os leitores, esta será uma oportunidade para experimentar ou consolidar hábitos de leitura em contexto digital e de terem mais uma forma de acesso ao livro.

Um projeto com história

O projeto desta plataforma não é recente, mas foi atrasado devido a um processo de litigância. No entanto, após a resolução do processo em setembro de 2023, os trabalhos de implementação poderão finalmente começar. Estima-se que a plataforma esteja em funcionamento em 2024, abrangendo os 250 municípios que fazem parte da RNBP, num total de 437 bibliotecas.

Bruno Eiras, subdiretor-geral da DGLAB, salientou em declarações à Lusa, que a experiência internacional não pode ser diretamente aplicada a Portugal, devido à diversidade de dados. No âmbito do Naple Forum, um grupo de trabalho que reúne as autoridades nacionais da Europa com responsabilidades nas bibliotecas públicas, os projetos semelhantes apresentam dados muito diferentes que devem ser analisados de acordo com o contexto de cada país e as características do serviço prestado.

O papel dos ‘ebooks’ nas bibliotecas

Quanto ao papel que os ‘ebooks’ vão desempenhar nas bibliotecas, caberá a cada biblioteca gerir a sua coleção, os títulos, as quantidades e os formatos em que os disponibiliza. Pretende-se a disponibilização de uma coleção diversificada e atualizada.

“Estamos crentes de que representará uma oportunidade de diversificar o acesso à leitura. Existirão leitores que se manterão a ler em suporte papel, outros que iniciarão hábitos de leitura em suporte digital e outros ainda que usufruirão da dupla oportunidade que este serviço trará”, sunblinhou Bruno Eiras, considerando que “cada vez mais importa disponibilizar o acesso ao livro em diferentes formatos e em condições diferentes por forma a dar resposta aos diversos segmentos de público e aos diferentes hábitos e contextos de leitura”.

Numa primeira fase, a opção, em termos de catálogos das bibliotecas, será para a ficção e literatura, sendo prioridade a aposta numa coleção atualizada e atrativa para os interesses dos leitores portugueses. No entanto, poderão existir outros tipos de temáticas.

“As experiências internacionais dizem-nos que a literatura é o principal fator de atração de públicos, mas vamos ver como o mercado se irá comportar e que títulos terá para disponibilizar no âmbito deste projeto. Este projeto é pioneiro na disponibilização e no acesso ao público, mas também na forma como o mercado se irá adaptar”, concluiu subdiretor-geral da DGLAB.

Outros artigos interessantes:

  • Novo Apple iPad Air 12.9″ polegadas: primeiras imagens revelam possível design
  • Promoção: smartwatch topo de gama com 4G ao preço da chuva!
  • Apple Vision Pro: bateria externa está a deixar os fãs desiludidos
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Breitling e aston martin: uma aliança global para a fórmula 1
Notícias

Breitling e Aston Martin: uma aliança global para a Fórmula 1

07/02/2026
Sugestões da hp para o dia dos namorados 2026
Notícias

Sugestões da HP para o Dia dos Namorados 2026

06/02/2026
Ai-dada: swatch lança ferramenta de ia para criar relógios únicos
Notícias

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

03/02/2026
Apple - siri e inteligência artificial
Notícias

Tim Cook revela: Visual Intelligence é a função de IA favorita no iPhone

01/02/2026
Honor magic8 lite: resistência extrema e bateria de 7500mah chegam a portugal
Notícias

HONOR Magic8 Lite: resistência extrema e bateria de 7500mAh chegam a Portugal

29/01/2026
Stream deck produtividade
Notícias

Stream Deck: o “brinquedo” de streamers que é a melhor ferramenta de produtividade

25/01/2026

Últimas notícias

Sugestões de prendas tecnológicas da tp-link para o dia dos namorados

Sugestões de prendas tecnológicas da TP-Link para o Dia dos Namorados

07/02/2026
Horizon hunters gathering: 3 jogadores contra máquinas letais

Horizon Hunters Gathering: 3 jogadores contra máquinas letais

07/02/2026
Breitling e aston martin: uma aliança global para a fórmula 1

Breitling e Aston Martin: uma aliança global para a Fórmula 1

07/02/2026
QNAP

Nova funcionalidade do Spotify revela histórias das canções

Claude Opus 4.6: Anthropic foca raciocínio e economia

Canon expande Série L com 2 objetivas ultra grandes-angulares

Snapdragon 8 Elite Gen 6: tecnologia da Samsung pode acabar com o sobreaquecimento

Rabo de Peixe: a última viagem dos ‘Rapexinhos’ estreia a 10 de abril

Oppo Find N6: o dobrável que quer acabar com o vinco chega em março

OpenAI lança GPT-5.3-Codex: a IA que programou a sua própria evolução

MacBook Pro “monstruoso”: código revela chip M5 Ultra a caminho do portátil

Monitor Philips de 27″ com USB-C e 120 Hz por apenas 120€

Nokia N8 renasce em 2026: o rei da câmara está de volta com novo software

TCL C8K: TV gigante de 75 polegadas com tecnologia de topo tem desconto brutal

Ciberameaças em Portugal: Kaspersky deteta 6 milhões de incidentes

HyperOS 3.1 Beta: Xiaomi atualiza 10 novos modelos com Android 16

Top ofertas gaming destacadas: uma seleção dos melhores descontos em portáteis, GPUs, monitores e periféricos

Jogos Olímpicos de Inverno de 2026: ESET alerta para riscos de ciberameaças

Logitech MX Master 3S: o rei da produtividade com desconto raro na Amazon

Sugestões da HP para o Dia dos Namorados 2026

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.