TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Robôs humanoides: China ameaça liderança da Tesla

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
25/08/2024
Em Tecnologia

A China está a desafiar a liderança da Tesla no desenvolvimento de robôs humanoides, ameaçando a posição da empresa americana neste mercado emergente.

O país asiático está a utilizar a mesma estratégia que a catapultou para a liderança no mercado de veículos elétricos: forte apoio governamental, concorrência agressiva em termos de preços e uma cadeia de abastecimento profunda e integrada.

Apoio governamental e capacidade industrial impulsionam a China

O governo chinês tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da indústria robótica, através de investimentos maciços e políticas de apoio.

A cidade de Pequim, por exemplo, lançou um fundo estatal de 1,4 mil milhões de dólares para a robótica em janeiro, enquanto Xangai anunciou planos semelhantes em julho.

Esta aposta governamental, aliada à capacidade da China para produção em massa e integração da cadeia de abastecimento, coloca o país numa posição vantajosa na corrida pelos robôs humanoides.

Tesla como catalisador da inovação na China

Robôs humanoides: china ameaça liderança da tesla

A entrada da Tesla na China em 2019, com a abertura da sua fábrica em Xangai, e a apresentação do robô Optimus em 2021, tiveram um efeito catalisador na indústria robótica chinesa. A presença da empresa americana estimulou a concorrência e acelerou o ritmo de inovação no país.

Vale lembrar que, de acordo com uma notícia publicada recentemente pelo pplware, Elon Musk revelou (através de uma mensagem no X) que o robô Optimus começará ser introduzido em algumas unidades fabris da Tesla a partir de 2025.

Robôs humanoides: Vantagens competitivas da China e da Tesla

Analistas e concorrentes reconhecem a liderança da Tesla em inteligência artificial, um elemento crucial no desenvolvimento de robôs humanoides. No entanto, a China possui a capacidade de reduzir significativamente os custos de produção, alavancando a sua vasta experiência na fabricação de robôs industriais.

O país lidera o mundo em número de robôs industriais instalados em fábricas, superando em três vezes a América do Norte, de acordo com a Federação Internacional de Robótica.

A ascensão da China na indústria global de robôs

O forte apoio governamental, a capacidade industrial e o crescente investimento em inovação estão a transformar a China numa potência na indústria global de robôs.

O país está determinado a assumir um papel de liderança neste mercado emergente, desafiando a hegemonia da Tesla e de outras empresas ocidentais.

A recente Conferência Mundial de Robôs em Pequim, onde mais de duas dúzias de empresas chinesas apresentaram robôs humanoides, é um testemunho da ambição e do progresso da China neste campo. Como afirmou Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o país tornou-se “uma força importante na indústria global de robôs”.

Outros artigos interessantes:

  • Wear OS 5: os smartwatches que vão receber a atualização
  • Ataques de ransomware: 5 dicas para se proteger
  • Huawei Pura 70 Ultra destrona Google Pixel 9 Pro XL no ranking da DXOMARK
Via: GlobalData
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Google ia balatro
Jogos

Cérebro simulado pela Google já consegue jogar Balatro

18/09/2026
Rei carlos inteligência artificial
Inteligência Artificial

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

17/09/2026
Google gemini notebook limites
Google

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

16/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.