TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fortinet reforça formação em cibersegurança na UE

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
05/02/2025
Em Segurança

A Fortinet consolida as suas iniciativas na área da formação em cibersegurança ao integrar a Cybersecurity Skills Academy da Comissão Europeia ( Academia de Competências da Comissão Europeia.

O compromisso da empresa traduz-se na disponibilização gratuita de formação em cibersegurança e sensibilização para um número significativo de profissionais e estudantes nos próximos anos.

Fortinet reforça formação em cibersegurança na ue

A estratégia inclui a colaboração com instituições académicas europeias, nomeadamente a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, integradas no Academic Partner Program.

O objetivo consiste em oferecer aos alunos e profissionais um currículo que abrange desde fundamentos até níveis avançados de conhecimento técnico, contribuindo para a redução da lacuna de competências no setor.

Parcerias com instituições académicas

A adesão da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Politécnico de Castelo Branco ao programa da Fortinet caracteriza uma articulação entre o ensino superior e o mercado laboral.

Esta colaboração permite a incorporação dos conteúdos desenvolvidos pela Fortinet nos cursos curriculares, o que facilita a preparação dos alunos para funções na área da cibersegurança. Colaboração essa que beneficia a diversificação da formação, alinhando-a às atuais exigências do mercado.

A Fortinet é uma empresa sobejamente reconhecida no setor da cibersegurança, uma área cada vez mais importante em todos os quadrantes da indústria e que merece a nossa total dedicação. Nesse sentido, a nossa intenção passa por incluir alguns dos conteúdos da Fortinet nos nossos cursos curriculares dedicados à informática ou de áreas afins. Estamos convictos de que esta parceria trará mais e melhores conteúdos para os nossos alunos, facilitando a sua preparação como futuros profissionais nesta desafiante área da cibersegurança.

Alexandre Fonte, docente de Engenharia Informática e de cursos afins, e Joaquim Marques Técnico Superior e especialista em Sistemas de Informação, ambos do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Em breve a Universidade Católica Portuguesa irá disponibilizar um conjunto de formações, à distância, incluindo o tema da cibersegurança com o objetivo de formar e consciencializar os nossos alunos sobre as melhores práticas e riscos associados no plano digital. Para tal contamos com o apoio da reconhecida Academia Fortinet que se disponibilizou a partilhar conteúdos e informações úteis nesta área tão importante para a nossa sociedade.

António Andrade, Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa

Programa de formação em cibersegurança

O Fortinet Training Institute, recentemente nomeado como um dos melhores programas de certificação profissional pela SC Media, lidera a oferta de formação que abrange cinco níveis e 12 certificações, desde os fundamentos até ao nível de especialista.

O programa destina-se a profissionais de segurança, equipas de TI e estudantes, e já atingiu a marca de quase 20.000 formandos em 27 países da UE (através do seu programa de certificação Network Security Expert (NSE).

Os programas de formação integram conteúdos técnicos que abrangem áreas como segurança de rede, cloud e segurança OT, o que contribui para o desenvolvimento de competências específicas e adaptadas às necessidades do setor.

Colaboração público-privada

A colaboração entre Fortinet, governos e entidades como a Comissão Europeia define uma abordagem tripla que combina a formação em cibersegurança especializada, a sensibilização e a implementação de tecnologia para deteção e controlo de ameaças.

A empresa estabeleceu o compromisso de formar 75.000 pessoas na Europa ao longo dos próximos três anos, alinhando os seus esforços aos desafios impostos pela evolução constante das ciberameaças.

A articulação com diversos setores visa criar um grupo de futuros profissionais capazes de responder à crescente procura por competências nesta área.

A aposta da Fortinet na formação em cibersegurança surge como resposta à evolução crescente das ameaças cibernéticas. As parcerias com instituições académicas e a colaboração com entidades públicas reforçam a estratégia de redução da lacuna de competências, contribuindo para a segurança digital a nível europeu.

Outros artigos interessantes:

  • Gemini Ultra, Pro e Nano: as três versões da inteligência artificial da Google
  • Snap cria sistema de IA móvel para gerar imagens em segundos
  • Perplexity integra modelo DeepSeek R1 em todas as suas plataformas
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.