TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

União Europeia vai investigar Huawei e ZTE

Rui Oliveira por Rui Oliveira
18/04/2013 - Atualizado a 21/05/2016
Em Huawei, Mobile, Notícias

A União Europeia é intransigente no que toca a proteger a segurança dos habitantes que residem nos seus países membros. E depois de multar a Microsoft e ponderar fazer o mesmo à Google, agora a Huawei e a ZTE são as visadas do organismo europeu.

A União europeia planeia investigar os gigantes chineses de comunicações móveis Huawei e ZTE , devido a suspeitas de receberem subsídios ilegais e a preocupações de violação de segurança nacional. A prática comum seguida pela instituição que representa países da zona euro é a de despoletar os mecanismos de investigação baseada em queixas de terceiros. Por essa razão não deixa de ser curioso que a investigação surja derivada de uma iniciativa do próprio organismo europeu.

Muito provavelmente, a União Europeia já tem indícios fortes de irregularidades praticadas pelas duas empresas. Mas… que indícios são esses? Em termos práticos, a instituição acredita que a Huawei e a ZTE estão a receber subsídios ilícitos que lhes estão a permitir abater o preço final dos dispositivos concorrendo de forma desleal com os competidores europeus.

Esta técnica já não é nova, e existem casos abordados nos meios de comunicação social, que demonstraram que é uma estratégia que já foi usada por outras empresas chinesas. Em alguns casos desconfia-se que o próprio governo Chinês já subsidiou algumas empresas de modo a venderem produtos para outros continentes, nomeadamente a Europa e a América abaixo de preço de custo. Esta prática é normalmente conhecida como “Dumping”.

Este dossier vai estar ao cargo de Karel De Gucht comissário responsável pela parte comercial na zona euro, que terá a palavra final em relação a se a investigação irá para a frente ou não. O mesmo também vai investigar se estas empresas apresentam um risco de segurança para a segurança dos países europeus.

Img_uniao_europeia_huawei_zte_02

Recentemente o responsável afirmou que existiam preocupações sérias de segurança relativamente às redes de telecomunicações móveis, e referiu explicitamente o nome da Huawei. Esta empresa além de ser conhecida por fabricar dispositivos móveis, fabrica também equipamentos que são a base das infraestruturas de rede utilizadas pelas operadoras móveis.

A UE tentou receber ajuda para a investigação de vários fabricantes europeus, incluindo a Ericsson, Alcatel-Lucent e Nokia Siemens. Contudo, todas as empresas se recusaram a oferecer a participarem na investigação por causa do impacto negativo que poderia ter para os seus negócios. As empresas temem que se estivessem a participar na investigação, fossem excluídos do mercado de telecomunicações chinês, um mercado em franco crescimento e de elevada importância.

Além da falta de apoio dos fabricantes europeus, vários países da UE estão divididos sobre a questão. A Grã-Bretanha e a Holanda são favoráveis ​​a Huawei, porque é um grande empregador no espaço europeu. Outros países estão preocupados com o facto da Huawei ganhar mais influência nos seus mercados.

Além disso, muitos países europeu estão preocupados que o governo chinês esteja a usar os dispositivos da Huawei e ZTE de forma consentida pelas empresas para espionar outras nações. Este receio, tem sido aliás a principal razão de alarme em outros países fora do continente europeu. No Canadá está-se a ponderar proibir a utilização de dispositivos Huawei em instituições do governo, os Estados Unidos lançaram uma disposição que coloca restrições sobre as agências pertencentes ao governo dos EUA, impedindo-as de adquirir dispositivos da Huawei e ZTE.

Em sua defesa, as empresas chinesas têm negado todas as acusações contra elas referindo que em qualquer altura têm respeitado sempre as leis internacionais em vigor nos mercados que competem. Via: Reuters

PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Hmd thunder pro
Mobile

HMD Thunder Pro: novas imagens e especificações reveladas num leak

21/05/2026
Oppo reno 16 (3)
OPPO

Oppo Reno 16: Detalhes das câmaras confirmados

21/05/2026
Google chromium
Google

Falha no Chromium permite que hackers controlem o teu browser

21/05/2026
Huawei matepad pro max
Huawei

Huawei MatePad Pro Max tem lançamento confirmado na China para junho

20/05/2026
Discord
Apps

Discord introduz encriptação nas chamadas: as tuas mensagens estão seguras

20/05/2026
Google search ai (2)
Google

Google Search recebe maior atualização de IA com agentes e novo visual

20/05/2026

Comentários

Últimas notícias

Google chromium

Falha no Chromium permite que hackers controlem o teu browser

21/05/2026
Mercedes amg gt ev

Novo Mercedes-AMG GT elétrico atinge 1153 cv com som V8 falso

20/05/2026
Huawei matepad pro max

Huawei MatePad Pro Max tem lançamento confirmado na China para junho

20/05/2026

ROG Crosshair 2006: a motherboard que celebra 20 anos de gaming com estilo retro

Bateria extra e widgets no Galaxy Watch com Wear OS 7

Diaverum aposta na IA para combater a doença renal crónica

Falhas no Pixel? Android 17 QPR1 Beta 3 traz a solução

Ask YouTube e Gemini Omni chegam aos Shorts: o que muda?

OnePlus retoma atualizações do OxygenOS após risco de falha crítica

WhatsApp Beta atualiza as listas de conversas e oculta filtros vazios

Apple confirma WWDC 2026 para 8 de junho: Fim de uma era?

Seleção com força coletiva: preparação de Portugal para o Mundial 2026

Meta despede 8000 e realoca 7000 funcionários para a inteligência artificial

Linus Torvalds alerta para avalanche de bugs de IA no Linux

Nova máquina de lavar da Xiaomi separa a roupa interior

Quando a tecnologia evolui, o trabalho tem de se tornar mais humano

Honor WIN 2: Novo ecrã OLED 2K mantém a taxa de 185Hz?

OPPO Find X9 Ultra já está à venda em Portugal

Bug no Gmail faz ecrã piscar em tablets e dobráveis Android!

Honda e LG testam motos elétricas com baterias amovíveis: fim da espera?

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.