TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Campanha de ciberespionagem do MirrorFace atinge a Europa

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
06/04/2025
Em Segurança

A ESET identificou uma campanha de ciberespionagem atribuída ao grupo MirrorFace, associado à China. As atividades visaram, pela primeira vez documentada, uma entidade diplomática localizada na Europa Central, desviando-se do foco geográfico tradicional do grupo, concentrado no Japão. A descoberta ocorreu entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024.

Esta campanha de ciberespionagem, denominada AkaiRyū (Dragão Vermelho em japonês) pela ESET, utilizou a próxima Exposição Mundial de 2025, agendada para Osaka, no Japão, como tema central para os seus ataques.

Campanha de ciberespionagem do mirrorface atinge a europa

Esta escolha temática sugere que, apesar da expansão geográfica do alvo, o interesse do grupo mantém uma ligação a eventos relacionados com o Japão.

A investigação aponta para uma atualização significativa nas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) empregues pelo MirrorFace nesta recente campanha de ciberespionagem.

Novas táticas na campanha de ciberespionagem

A campanha de ciberespionagem AkaiRyū demonstrou uma evolução nos métodos do MirrorFace. O grupo recorreu a emails de spearphishing, simulando comunicações legítimas que faziam referência a interações anteriores entre a entidade alvo e uma organização não governamental japonesa.

O objetivo era induzir os destinatários a interagir com conteúdos maliciosos. A análise revelou ainda o uso de uma variante personalizada do trojan de acesso remoto (RAT) AsyncRAT, executada dentro da Windows Sandbox para dificultar a deteção por ferramentas de segurança.

Adicionalmente, o MirrorFace adotou a ferramenta Visual Studio Code (VS Code) para explorar a sua funcionalidade de túneis remotos. Esta técnica permite estabelecer acessos discretos aos sistemas comprometidos, executar comandos e implementar outras ferramentas maliciosas.

O grupo continuou também a utilizar a sua backdoor principal, conhecida como HiddenFace, para manter a persistência nos sistemas infetados. Observou-se ainda o abuso de aplicações legítimas, como ferramentas da McAfee e da JustSystems, para executar software malicioso nos computadores das vítimas.

Revitalização de ferramenta e ligação ao APT10

Um dos aspetos técnicos relevantes da operação foi a utilização da backdoor ANEL (também conhecida como UPPERCUT).

Esta ferramenta, anteriormente associada exclusivamente ao grupo APT10 e considerada abandonada, parece ter tido o seu desenvolvimento retomado. A backdoor ANEL permite funções básicas como manipulação de ficheiros, execução de código e captura de ecrãs.

A reintrodução da ANEL no arsenal do MirrorFace, juntamente com semelhanças observadas anteriormente nos alvos e no código de malware, levou a ESET a reavaliar a ligação entre os dois grupos.

A empresa de segurança considera agora que o MirrorFace opera como um subgrupo do APT10. Esta conclusão baseia-se na acumulação de evidências técnicas e operacionais que sugerem uma coordenação ou partilha de recursos entre ambos.

A investigação da ESET expôs uma mudança na área de atuação do grupo MirrorFace, que passou a incluir alvos europeus. A campanha de ciberespionagem AkaiRyū revelou a adoção de TTPs atualizados, incluindo a reativação da backdoor ANEL e o uso de técnicas evasivas como a execução de malware em ambientes isolados e o abuso de ferramentas legítimas.

A análise também reforçou a hipótese de uma ligação operacional entre o MirrorFace e o grupo APT10, resultando numa reatribuição da afiliação do MirrorFace por parte dos investigadores.

Para mais informações, visite este link.

Outros artigos interessantes:

  • Motorola Edge 60 Fusion: IA nativa e ecrã quad-curvo
  • Apple planeia reforçar os MacBooks com um sistema magnético inovador
  • Demissão na NSA: Trump responde a críticas de Laura Loomer
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Ciberataque a banco francês envolve 100 milhões de euros

Ciberataque a banco francês envolve 100 milhões de euros

06/11/2026
Smartphone android atacado hacker malware

Hackers exploraram falhas do Chrome e Snapdragon para atacar smartphones Android

05/11/2026
Novo ciberataque a supermercados atinge portugal e europa

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

03/11/2026
Android sms chamada segurança

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

02/11/2026

Últimas notícias

Motorola Signature 27 recebe Gold Label da DXOMARK

OPPO Reno 17 revela design com efeito luminoso e prepara lançamento para novembro

Bose Ultra Open Earbuds (2.ª geração) chegam a Portugal

Honor 700 é oficial: nova série estreia pequeno ecrã traseiro integrado

Samsung confirma pré-encomendas dos seus óculos inteligentes para 12 de novembro

Sony recupera os icónicos auscultadores do primeiro Walkman com os novos MDR-3R

Honor Magic 9 Pro Max chega a Hong Kong com duas câmaras de 200 MP e bateria menor

Cinco smartphones que prometem marcar novembro de 2026

Samsung Galaxy Buds4 Pro e Buds3 Pro vão poder funcionar como aparelhos auditivos

Starlink Mobile confirma chegada de rede 5G própria a partir de 2027

Motorola revela todos os detalhes do motorola signature 27

QNAP QTS 6.1 reforça segurança e integra novas funções de IA

iPhone Duo: problemas no ecrã já afetam previsões de vendas da Apple

WhatsApp já permite expandir fotografias com inteligência artificial no Android

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

World of Warcraft chega a Dungeons & Dragons com uma expansão de 256 páginas

Google Messages começa a receber novo visual para as conversas fixadas

Alphabet prepara acordo de 1,5 mil milhões de dólares para garantir energia mais barata

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.