TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carros elétricos já são 73% mais limpos do que modelos a gasolina

Vitor Urbano por Vitor Urbano
10/07/2025
Em Carros Elétricos, Mobilidade Elétrica

A mobilidade elétrica na Europa está a dar passos largos na luta contra as alterações climáticas. Um novo relatório do International Council on Clean Transportation (ICCT) revela que os carros elétricos vendidos atualmente no continente emitem, ao longo do seu ciclo de vida, menos 73% de gases com efeito de estufa do que os veículos a gasolina – mesmo tendo em conta o impacto da produção das baterias. Esta diferença representa uma melhoria notável face a 2021, ano em que a diferença era de 59%.

O avanço registado deve-se, em grande parte, à rápida transformação da rede elétrica europeia, cada vez mais alimentada por fontes renováveis. Segundo as previsões, já em 2025, cerca de 56% da eletricidade consumida na União Europeia será gerada a partir de energias renováveis, um salto significativo face aos 38% registados em 2020. Este crescimento vai continuar, podendo atingir 86% até 2045. Assim, quem adquirir um carro elétrico hoje beneficiará de uma pegada ambiental cada vez mais reduzida ao longo dos anos.

Volkswagen id. Every1 (4)

Dr. Marta Negri, investigadora do ICCT, destaca que os elétricos “estão a tornar-se mais limpos mais depressa do que se previa e superam todas as outras tecnologias, incluindo híbridos e híbridos plug-in”. O estudo sublinha que, apesar do fabrico dos carros elétricos gerar mais emissões iniciais – cerca de 40% acima de um modelo a gasolina, devido à bateria –, esse “défice” é compensado após cerca de 17 mil quilómetros de utilização, uma distância facilmente atingida em um ou dois anos de condução.

Híbridos não acompanham o ritmo dos elétricos

Apesar da popularidade dos híbridos e híbridos plug-in, o relatório do ICCT mostra que estes apenas reduzem as emissões de gases com efeito de estufa em 20% e 30%, respetivamente, comparativamente a carros a gasolina. Uma das razões apontadas é que os híbridos plug-in acabam por circular mais tempo em modo gasolina do que o esperado, limitando os ganhos ambientais.

O estudo do ICCT é abrangente, incluindo não só as emissões associadas à produção dos veículos e das baterias, mas também o seu processo de reciclagem, produção de combustível e eletricidade, consumo e manutenção. Para além disso, o relatório ajusta as contas tendo em conta a evolução prevista da rede elétrica, um fator essencial para avaliar o verdadeiro impacto ambiental dos elétricos.

Dados sólidos desmentem mitos sobre os elétricos

Nos últimos tempos, tem-se ouvido frequentemente que os carros elétricos não são assim tão “verdes”. No entanto, os dados agora apresentados desmontam essa ideia, mostrando que, mesmo com o impacto inicial da produção das baterias, os elétricos são claramente a opção mais limpa. O estudo alerta ainda para a necessidade de políticas que acelerem a transição para a mobilidade elétrica, se o objetivo for reduzir drasticamente as emissões do setor dos transportes, responsável por quase 75% da poluição do setor automóvel na Europa.

Para quem ainda tinha dúvidas, a ciência é clara: apostar num carro elétrico é, cada vez mais, uma escolha amiga do ambiente.

Outros artigos interessantes:

  • Baterias BLUETTI com descontos que chegam aos 72% no Prime Day
  • Apple prepara-se para disputar direitos de transmissão da Fórmula 1 nos EUA
  • Debate sobre bicicletas elétricas mais potentes aquece na Europa
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Xiaomi skynomad n90
Xiaomi

SkyNomad N90: A nova aposta da Xiaomi é um gigante híbrido

15/07/2026
Iberdrola algarve
Mobilidade Elétrica

Iberdrola e bp pulse inauguram hub de carregamento ultrarrápido no Algarve

15/07/2026
Iberdrola | bp pulse
Mobilidade Elétrica

Estudo da Iberdrola: Carregamento público já conquista a maioria dos condutores

10/07/2026

Últimas notícias

Inteligência artificial da Meta sai do controlo e hackeia outra empresa

Silo temporada 3: O algoritmo pode afinal ser humano

Novo sensor fotográfico da Samsung aponta ao Galaxy S27 Ultra

ChatGPT: Nova função permite criar e exportar stickers para o WhatsApp

Google estende o acesso gratuito aos vídeos do Gemini Omni

Samsung Galaxy S26 FE: Novas imagens desvendam as três cores finais

Honor MagicOS 11: programa beta fechado arranca para 17 dispositivos

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para dispositivos Android

Novas consolas portáteis MANGMI Air Y chegam com preços fantásticos

Google Assistant despede-se: O Gemini chega ao teu Samsung Galaxy

Google revela grande update para o Home com foco no Gemini

Huawei: Preços dos smartphones vão disparar devido à crise na memória

Huawei Nova 16 SE: O novo smartphone económico com NearLink E2.0

JBL lança os novos Live Buds 4 e Live Beam 4

Motorola Edge 70 Neo: Fuga de informação confirma o novo smartphone

Google Pixel Watch 5: fuga de informação revela design e novas funcionalidades

Huawei prepara MateBook Fold PC mais pequeno para o final de 2026

Fuga de informação revela planos da Apple para os novos iPhone 18

Xiaomi HyperOS 4: os planos da versão beta foram revelados

Atualização de agosto para os Google Pixel corrige falha grave de segurança

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.