O mais recente relatório financeiro da Samsung relativo ao segundo trimestre de 2025 mostra uma realidade que, apesar de não ser alarmante, está longe dos dias dourados da gigante sul-coreana. Os lucros continuam a existir, mas a fasquia está agora mais baixa, e os motivos para esta mudança são vários. Ainda assim, os smartphones de topo e os tablets continuam a ser o motor principal dos resultados positivos da marca.
Ao contrário do que se especulava, a linha Galaxy S25 não é responsável por eventuais quebras de rentabilidade. Pelo contrário, tanto esta família de topos de gama como os modelos mais recentes da série Galaxy A e o portefólio de tablets Galaxy Tab revelaram-se fundamentais para os resultados positivos da Samsung neste trimestre.
O relatório destaca as “robustas” vendas dos Galaxy A — os populares modelos de gama média — e dos tablets, mas deixa claro que a estratégia da marca passa cada vez mais por apostar nos topos de gama. A Samsung afirma que vai continuar a privilegiar uma abordagem “flagship-first” nas vendas de smartphones, sem descurar a importância de funcionalidades de inteligência artificial também nos modelos Galaxy A.

Estratégia “flagship-first”: o que muda para a Samsung?
A aposta clara nos modelos premium surge num contexto de queda nas vendas globais de smartphones da Samsung em comparação com o trimestre anterior. No entanto, a divisão Mobile e Redes (MX) registou um crescimento tanto em receitas como em lucros face ao mesmo período do ano passado, sustentada pelos bons resultados dos smartphones e tablets.
A empresa sublinha que cerca de 65% dos lucros totais do segundo trimestre vieram do segmento mobile, o que inclui smartphones e tablets. Para se ter uma ideia, a Samsung registou um lucro operacional de 3,1 biliões de won (cerca de 2,2 mil milhões de dólares) na área mobile, num total de 4,7 biliões de won (3,46 mil milhões de dólares) em lucros para toda a empresa.
Com o segmento dos processadores a atravessar dificuldades, a Samsung está a olhar para novas oportunidades de crescimento. Entre as novidades para os próximos meses está o lançamento do tão aguardado smartphone tri-fold, que deverá chegar a mercados selecionados ainda este ano. A empresa também prepara a entrada no segmento de realidade aumentada e virtual (XR), prometendo um produto com “novo formato” para a segunda metade de 2025.
Toques finais e perspetivas
Apesar dos desafios, a Samsung mantém a liderança no mercado global de smartphones e mostra-se determinada a apostar nos modelos premium e em novas categorias de produto para garantir lucros sólidos.
A marca não revelou planos para lançar a série Galaxy S26 ainda este ano, o que indica que o foco continuará a ser nos equipamentos já disponíveis e nas novidades dobráveis e XR que estão a caminho.
Outros artigos interessantes:










