TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Xiaomi salta um número para desafiar o iPhone 17

Vitor Urbano por Vitor Urbano
15/09/2025
Em Xiaomi, Mobile

No mundo da tecnologia, a imitação é, muitas vezes, a forma mais sincera de elogio. Mas a Xiaomi parece ter levado o ditado a um novo extremo. A marca chinesa acaba de confirmar oficialmente que a sua próxima série de smartphones de topo de gama não se vai chamar Xiaomi 16, como toda a gente esperava. Em vez disso, a empresa vai saltar um número e batizar a nova linha de… Xiaomi 17. Se o nome te soa familiar, não é coincidência.

Numa jogada que está a gerar uma onda de críticas e acusações de falta de originalidade, a Xiaomi não só adota o mesmo número que a Apple usou para o seu mais recente lançamento, como também replica a nomenclatura dos modelos: teremos um Xiaomi 17, um Xiaomi 17 Pro e um Xiaomi 17 Pro Max. E o mais surpreendente? O presidente da empresa, Lu Weibing, não só não esconde a inspiração, como a assume de peito aberto, afirmando que o objetivo é enfrentar o iPhone “frente a frente, na mesma geração e ao mesmo nível”.

Esta decisão arriscada, que chega poucas semanas depois de o seu sistema operativo HyperOS 3 ter sido criticado pelas semelhanças com o iOS 26 da Apple, está a deixar muitos fãs desapontados. A grande questão que paira no ar é se a Xiaomi terá a tecnologia para sustentar uma provocação tão direta ou se esta é apenas mais uma prova de que a marca, em vez de inovar, prefere seguir o rasto da sua maior rival.

Xiaomi 17

A cópia que já ninguém tenta disfarçar

A confirmação veio diretamente do presidente da Xiaomi, Lu Weibing, através de uma publicação na rede social chinesa Weibo. “Todos esperavam por isto. A nova série Xiaomi 17 vai encontrar-se com todos este mês”, escreveu, acrescentando que este será “o maior salto na história da série digital da Xiaomi”. Para além de anunciar os três modelos, Weibing prometeu que o Xiaomi 17 Pro Max será “o topo de gama de imagem mais forte da história da Xiaomi”.

No entanto, foi a justificação para a mudança de nome que incendiou as redes sociais. Numa admissão de uma frontalidade rara na indústria, o executivo explicou a estratégia da empresa: “Há cinco anos, iniciámos a nossa estratégia de topo de gama, aprendendo com o maior adversário, tendo como referência firme o iPhone. Até hoje, a Apple continua a ser excecional. Todos viram o sucesso da série iPhone 17, mas nós continuamos muito confiantes, e é por isso que vamos enfrentar o iPhone de frente”.

Esta declaração foi, para muitos, a gota de água. A comunidade de fãs, que há muito defende a marca pela sua relação qualidade-preço, não tardou a manifestar o seu descontentamento. As críticas não se focam apenas no nome. Apontam para um padrão que se tem vindo a acentuar, com o HyperOS 3 a ser acusado de copiar descaradamente elementos do iOS 26, desde os ícones das aplicações às animações. Para alguns utilizadores, a Xiaomi “foi longe demais” e está a perder a originalidade que um dia a caracterizou.

Image 11

Mas será que o hardware acompanha a audácia?

Uma coisa é atirar uma provocação, outra bem diferente é ter argumentos para a sustentar no campo de batalha. A série Xiaomi 17 será a primeira a estrear o novo e potente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite Gen 5, o que, por si só, já garante um desempenho de topo. A grande dúvida reside no sistema de câmaras, especialmente depois das promessas ambiciosas do CEO.

Apesar de Lu Weibing ter classificado o Xiaomi 17 Pro Max como o “topo de gama de imagem mais forte” da história da marca, as fugas de informação contam uma história um pouco diferente. Os rumores indicam que o modelo Pro usará um sensor periscópico de 1/2.51 polegadas, enquanto o Pro Max terá um ligeiramente maior, de 1/1.98 polegadas. Embora sejam sensores competentes, não são particularmente grandes quando comparados com o que outros gigantes chineses, como a Oppo ou a Vivo, têm apresentado.

A comparação parece, mais uma vez, ser feita diretamente com a Apple. Contra os sensores do iPhone 17, os da Xiaomi podem, de facto, ser considerados “massivos”. No entanto, ao provocar a indústria, a Xiaomi coloca-se sob um escrutínio muito maior. Se a qualidade de imagem não for, na prática, revolucionária, a promessa de enfrentar a Apple “ao mesmo nível” pode cair por terra.

A série Xiaomi 17 tem lançamento previsto para outubro na China, com um modelo Ultra a chegar, possivelmente, no início de 2026. A chegada aos mercados globais deverá acontecer por volta de fevereiro ou março do próximo ano. Até lá, a Xiaomi terá de provar que a sua nova estratégia é mais do que apenas uma imitação de nome e que, por trás da polémica, existe um produto genuinamente capaz de desafiar o rei do mercado.

Outros artigos interessantes:

  • Bose aposta na exclusividade com a edição limitada Pink Petal
  • iPhone 17 Pro: Todos os detalhes do novo topo de gama da Apple
  • Final Cut Camera 2.0 traz ProRes RAW e genlock ao iPhone 17 Pro
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Huawei nova 17

Huawei Nova 17 poderá estrear câmaras de 200 MP e novo processador Kirin

07/11/2026
Whatsapp android media original

WhatsApp prepara envio de fotografias e vídeos sem perder qualidade original

06/11/2026
Huawei watch air

Huawei Watch Air poderá ser apresentado na próxima semana com design ultrafino

06/11/2026
Motorola signature 27 recebe gold label da dxomark

Motorola Signature 27 recebe Gold Label da DXOMARK

06/11/2026

Últimas notícias

Bose Ultra Open Earbuds (2.ª geração) chegam a Portugal

Honor 700 é oficial: nova série estreia pequeno ecrã traseiro integrado

Samsung confirma pré-encomendas dos seus óculos inteligentes para 12 de novembro

Sony recupera os icónicos auscultadores do primeiro Walkman com os novos MDR-3R

Honor Magic 9 Pro Max chega a Hong Kong com duas câmaras de 200 MP e bateria menor

Cinco smartphones que prometem marcar novembro de 2026

Hackers exploraram falhas do Chrome e Snapdragon para atacar smartphones Android

Samsung Galaxy Buds4 Pro e Buds3 Pro vão poder funcionar como aparelhos auditivos

Starlink Mobile confirma chegada de rede 5G própria a partir de 2027

Motorola revela todos os detalhes do motorola signature 27

QNAP QTS 6.1 reforça segurança e integra novas funções de IA

iPhone Duo: problemas no ecrã já afetam previsões de vendas da Apple

WhatsApp já permite expandir fotografias com inteligência artificial no Android

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

World of Warcraft chega a Dungeons & Dragons com uma expansão de 256 páginas

Google Messages começa a receber novo visual para as conversas fixadas

Alphabet prepara acordo de 1,5 mil milhões de dólares para garantir energia mais barata

OpenAI quer deixar de chamar centros de dados às suas instalações de IA

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.