TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Memórias USB e cartões SD são responsáveis por 30% das infecções por malware

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
30/08/2013
Em Segurança





A grande maioria dos usuários/utilizadores da internet tem consciência dos perigos que se podem encontrar quando navega na web. As ameaças são as mais diversas, desde emails de phishing a links maliciosos escondidos em banners. Na realidade, se não se tomarem as devidas precauções, navegar na Internet pode tornar-se numa experiência extremamente desagradável e perigosa

Apesar da maioria dos usuários/utilizadores terem consciência das ameaças online, é importante não descurar as ameaças offline. Os equipamentos não estão apenas vulneráveis a ciberataques. Os cibercriminosos estão sempre a criar novas formas de ataque e os dispositivos de armazenamento amovíveis não estão isentos de riscos.

De acordo com o último relatório de malware da Kaspersky Lab, 30% das infecções de malware espalham-se através das memórias USB ou de cartões SD. Este tipo de dispositivos é frequentemente utilizado, tanto para armazenar e partilhar documentos com os colegas de trabalho como para passar fotos a amigos e familiares. Na realidade, ainda que pareçam inofensivos, se caírem em mãos erradas podem revelar-se muito perigosos.

O cibercriminoso pode infectar um equipamento com um malware introduzido numa pen USB, que depois de ligada ao computador da vítima pode continuar a espalha-lo por outros equipamentos. Estes dispositivos amovíveis também se podem utilizar para roubar informação directamente do computador ou, dado o seu tamanho tão pequeno e compacto, correm o risco adicional de serem roubados ou perdidos.

Como segurança nunca é demais, vale a pena ler com atenção algumas dicas da Kaspersky Lab que irão ajudar a manter as suas memórias USB limpas e livres de vírus:

  1. Configurar o sistema operativo para que não se executem ficheiros na USB. Se um atacante deixar uma pen USB infectada num escritório para que alguém o recolha e o ligue ao seu PC, assegure-se que tem o seu software antivírus configurado para que não abra e execute os ficheiros infectados.
  2. Actualizar o sistema operativo. Cada vez que o sistema operativo lança uma actualização, não hesite em descarrega-la. As correcções servem para melhorar as imperfeições e vulnerabilidades do software e, se não forem instaladas, o equipamento pode correr riscos adicionais. No caso do malware para USB, deve-se ainda assegurar de que o sistema operativo dispõe de uma correcção contra os exploits auto-executáveis para que o sistema não execute automaticamente qualquer ficheiro do dispositivo amovível.
  3. Não copiar ficheiros executáveis. Os ficheiros executáveis podem fazer com que o seu equipamento realize tarefas seguindo instruções encriptadas. Imagine o dano que pode causar a cópia deste tipo de ficheiros a partir de uma fonte desconhecida. Por este motivo, é melhor evitar fazê-lo. Recomendamos que faça sempre os downloads directamente das páginas oficiais.
  4. Manter os dispositivos USB separados. Devem sempre utilizar-se USBs procedentes de fontes de confiança e nunca misturar dispositivos pessoais com profissionais. É aconselhável manter separados as informações de trabalho das pessoais, especialmente se a USB for utilizada por pessoas diferentes.

 

Fonte: Kaspersky Lab

Tags: ameaças onlinecartões SDciberataquescibercriminososmemórias USBsegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Apple alerta: spyware darksword para iphone ligado à rússia
Apple

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

21/03/2026
Apps de ia e o perigo oculto das permissões no smartphone
Segurança

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

21/03/2026
Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis anti-uav
Tecnologia

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

21/03/2026
Detetada campanha de malware em ferramentas de ia que visa programadores
Segurança

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

18/03/2026
Ciberataques iranianos escalam após operação militar no médio oriente
Segurança

Ciberataques iranianos escalam após operação militar no Médio Oriente

18/03/2026
Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais
Segurança

Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais

13/03/2026

Comentários

Últimas notícias

One ui 8 - samsung galaxy

Novidades da One UI 8.5 chegam a mais telemóveis Samsung Galaxy

26/03/2026
Aluminium os - android

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para proteger a tua privacidade

26/03/2026
Iphone caviar steve jobs

Este iPhone 17 Pro exclusivo esconde um bocado de Steve Jobs

26/03/2026
QNAP

iPhone com 200 MP? Apple testa nova câmara para bater a concorrência

Google Messages quebra barreiras e atinge 10 mil milhões de instalações

POCO X8 Pro chega ao Brasil com Dimensity 8500-Ultra e bateria de 6.500 mAh

Hi-Fi Show 2026 reúne som, imagem e vinil no Estoril

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

Panasonic Lumix TZ300: o regresso após oito anos

QuWAN Express: a “VPN” da QNAP que dispensa routers

Timestamp absorve a arin e reforça presença ibérica

Oracle AI Database reforçada com novas capacidades de IA agêntica

Como a Inteligência Artificial está a redefinir a logística: a visão da DSV

Denon Home: som sem fios para toda a casa a partir de 349€

Firefox 149 chega com VPN gratuita, Split View e segurança reforçada

Getac anuncia CommandCore para controlo de drones em missões críticas

HP EliteBoard G1a: o PC que cabe num teclado chega a Portugal

IA da Hala Systems ajuda a resgatar 207 crianças na Ucrânia

AirPods Max 2: o que mudou após seis anos e o que ficou igual

Apple sob pressão: WWDC 2026 pode ser a prova de fogo em IA

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.