Mesmo que se cumpram com rigor as mais básicas normas de segurança informática – actualização regular do sistema operativo e programas, evitar clicar em links suspeitos e ter uma solução antivírus instalada e actualizada – existe ainda assim o risco de vermos o nosso sistema infectado por malware. Mas nem sempre é fácil saber se temos, afinal, o computador infectado ou não.
A Kaspersky Lab elaborou uma listagem com os dez sintomas mais habituais que indicam que algo de malicioso está a ocorrer no computador:
- Bloqueios inesperados: Se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que o tão temido ecrã azul é sinónimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise o seu sistema em busca de possíveis infecções.
- Sistema lento: Se não está a executar qualquer aplicação que consome os recursos do sistema, mas este mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.
- Elevada actividade do disco rígido: Se a actividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.
- Janelas estranhas: Se durante o processo de arranque, aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso aos diferentes discos do sistema, o mais certo é ser uma infecção por malware.
- Mensagens estranhas: Quando o sistema está em execução, aparecem-lhe janelas de diálogo a avisar que não se podem abrir vários ficheiros ou programas? Uma vez mais, é possível que um malware esteja a controlar o seu equipamento.
- Actividade indevida dos programas: Se os programas não respondem ou abrem automaticamente ou se recebe uma notificação de que um programa está a tentar aceder à Internet sem o seu consentimento; então, é possível que tenhas caído nas malhas de algum malware.
- Actividade aleatória de rede: Se o seu router está a piscar constantemente, indicando uma actividade elevada da rede quando não estás a executar qualquer programa ou não está a aceder a elevados volumes de dados na Internet, parta do princípio que algo de errado se está a passar com o equipamento.
- Mensagens de email erráticas: Os seus e-mails não saem da pasta a enviar? Os seus contactos recebem mensagens estranhas suas que não se recorda de ter enviado? Infelizmente, o seu sistema está comprometido ou alguém roubou a sua password de acesso ao email.
- Endereço IP em lista negra: Se receber uma notificação a dizer que o seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que o seu sistema ter caído nas mãos de mal-intencionados e que faça já parte de uma botnet de spam.
- Desactivação inesperada do antivírus: Existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desactivar o antivírus encarregue de os eliminar. Se o seu software de segurança for desactivado por auto-recriação, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está a suceder.
A forma mais segura para saber se o seu sistema está infectado ou não é analisá-lo recorrendo a uma solução antivírus. Se não tiver um antivírus instalado e desconfiar que o seu equipamento está com problemas de segurança, descarregue a ferramenta gratuita Kaspersky Security Scan e analise o teu sistema.
Comentários