TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sequenciamento genético pode salvar vidas de recém-nascidos

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
30/09/2014 - Atualizado a 01/10/2014
Em Ciência
Diagnóstico genômico pode identificar - em até 24 horas - as causas de doenças que acometem os recém-nascidos. Crédito: conrad bornman/gallo images/getty
diagnóstico genômico pode identificar – em até 24 horas – as causas de doenças que acometem os recém-nascidos. Crédito: conrad bornman/gallo images/getty




No último dia 17 de setembro, durante o congresso Genomics of Common Diseases 2014, realizado no estado norte-americano de Maryland, o geneticista Stephen Kingsmore apresentou um trabalho capaz de salvar vidas: ele e sua equipe do Children’s Mercy Hospital (em Kansas City, Missouri) vêm sequenciando os genomas de recém-nascidos doentes para prover um diagnóstico das possíveis causas genéticas da condição dos bebês em até 24 horas — muito menos tempo do que as semanas que seriam necessárias para um exame genômico convencional.

O método de Kingsmore e sua equipe consiste na coleta de amostras de DNA do bebê e dos pais, objetivando encontrar mutações prejudiciais o mais rapidamente possível através de um software que identifica partes específicas do genoma associadas aos sintomas apresentados pelo paciente. Após o diagnóstico, as informações são fornecidas aos médicos e armazenadas de forma anônima em um banco de dados que pode ser usado em outros estudos.

Dos 44 casos de crianças que tiveram seus genomas sequenciados pela equipe de Kingsmore, 28 tiveram diagnóstico possibilitado pela análise genética; em metade destes, os médicos puderam recomendar alterações no tratamento. Em um dos casos, a análise dos genomas de uma criança e de seus pais revelou uma mutação (comum a todos) ligada a uma doença que leva o sistema imunológico a atacar o fígado e o baço. A partir do diagnóstico, os médicos administraram a medicação correta e o bebê foi salvo.

Os resultados mencionados levaram os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, principal órgão governamental responsável por pesquisas médicas no país, a financiar um grande projeto de sequenciamento de genomas: nos próximos 5 anos, a equipe analisará os genomas de 500 bebês doentes da unidade neonatal de terapia intensiva do Children’s Mercy usando uma técnica desenvolvida pelos próprios pesquisadores. O produto do sequenciamento será comparado às conclusões obtidas por exames genéticos e metabólicos convencionais realizados com outras 500 crianças da mesma unidade, a fim de que se avalie a possibilidade de que o rápido sequenciamento evite testes e tratamentos desnecessários, em prol de maior eficiência no cuidado com os pequenos pacientes.

Outros grupos aguardam autorização do governo americano para o sequenciamento genético de recém-nascidos. Um deles, de Massachusetts, liderado pelos médicos Alan Beggs e Robert Green, planeja estudar 240 bebês saudáveis e 240 recém-nascidos pacientes de unidades de terapia intensiva neonatal. No trabalho em questão, parte das crianças terá apenas o exoma — parte do genoma que efetivamente é decodificada em proteínas — analisado, para que os pesquisadores saibam se apenas esses dados são suficientes para aprimorar o tratamento. Espera-se que a análise do exoma barateie e acelere o sequenciamento.

Todas as equipes envolvidas em experimentos genéticos serão acompanhadas por especialistas em ética, o que se deve à possibilidade de que informações não relativas ao diagnóstico sejam divulgadas. “As pessoas são sensíveis quanto ao poder da informação na genômica, e com razão”, disse Green à Nature.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: bebégenomamédicos
Partilha
Tweet
Envia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.