TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

NEC desenvolve tecnologia biométrica para identificação de pessoas através do som

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
21/03/2016
Em Hardware

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia biométrica para identificação de pessoas, através da ressonância do som determinada pela forma do canal auditivo do ouvido humano.

A nova tecnologia mede em aproximadamente um segundo as características acústicas determinadas pela forma do ouvido, que são únicas para cada individuo, recorrendo a um auricular com um microfone embutido para captar os sons que ressoam no canal auditivo. Este método único permite distinguir pessoas com base em características acústicas e permite o seu reconhecimento rápido e com elevada precisão (superior a 99%).

A NEC pretende comercializar esta tecnologia em 2018 para uma ampla gama de aplicações, incluindo a prevenção de falsificação de identidade em operações relacionadas com a segurança, tais como a manutenção, gestão e segurança de infraestruturas críticas, a proteção de confidencialidade das comunicações sem fios e das chamadas telefónicas, e os serviços de orientação por voz, concebidos para determinados indivíduos ou cenários específicos.

As principais características desta nova tecnologia são as seguintes:

1 – Medição instantânea e estável das características acústicas únicas do ouvido humano.

O altifalante de um auricular é usado para gerar sinais acústicos durante algumas centenas de milissegundos. Um microfone embutido no mesmo auricular capta os sinais transmitidos dentro do ouvido. Durante este processo, um método de adição síncrona, que soma e calcula a média das formas de onda dos múltiplos sinais recebidos, é usado para eliminar o ruído dos sinais recebidos. Em seguida, calcula como o som ressoa dentro do ouvido (acústica). Estes passos são efetuados em menos de um segundo, permitindo medir de forma rápida e estável as características acústicas únicas de cada indivíduo.

 

Medição das características acústicas individuais
medição das características acústicas individuais

2 – Deteção de características com base na estrutura única de cada ouvido humano para um reconhecimento preciso.

A deteção de valores característicos a partir das características acústicas assenta no know-how que a NEC possui em termos de tecnologias avançadas de reconhecimento biométrico, que são comprovadamente as mais precisas do mundo. Uma vez que a forma e o tamanho do ouvido são únicos para cada pessoa, as suas características acústicas podem ser usadas para distinguir pessoas. Os resultados das experiências mostraram, em particular, que os componentes do sinal que viajam através do canal auditivo e são refletidos pela membrana do tímpano, assim como os componentes de sinal que passam através desta membrana e são refletidos na parte mais interna do ouvido, são ambos importantes para um reconhecimento eficaz. Assim, a deteção de valores característicos a partir destes dois tipos de componentes de sinal permitiu realizar, com um mínimo de complexidade computacional, ações de reconhecimento estáveis e com elevada precisão (superior a 99%).

Diferenças entre pessoas
características acústicas únicas de cada ouvido humano
Tags: canal auditivoNECNEC Corporationouvido humanotecnologiatecnologia biométrica
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Samsung prevê escassez de memória para ia até 2028

Samsung prevê escassez de memória para IA até 2028

29/10/2026
Qnap qsw-l2110 combina portas de 2,5 e 10 gbe

QNAP QSW-L2110 combina portas de 2,5 e 10 GbE

16/10/2026
Tapo rv50 pro omni

Tapo RV50 Pro Omni chega a Portugal por 599,99 euros

04/10/2026
Qnap qsw-m5218 combina portas 10gbe com uplinks 25gbe

QNAP QSW-M5218 combina portas 10GbE com uplinks 25GbE

03/10/2026

Últimas notícias

Portugal prepara novas regras para centros de dados

Xiaomi lança escova de dentes inteligente com ecrã a cores e 190 dias de bateria

Sony ULT FIELD 1 ganha nova cor Azul Esfumado e mantém graves potentes num formato compacto

Huawei FreeBuds SE 5 Max chegam com autonomia impressionante de 80 horas

GTA 6 já tem data para pré-download e vai precisar de até 212 GB de espaço

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.