TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

CIONET revela os temas que preocupam os CIO’s

Hugo Barata por Hugo Barata
24/11/2017
Em Notícias

A propósito da sua conferência anual a realizar no próximo ano na Holanda a rede CIONET quis saber junto dos profissionais as suas principais preocupações. Os resultados foram agora revelados.

Para este estudo o Conselho Consultivo da rede selecionou 12 temas sobre os quais pediu aos inquiridos para avaliar o grau de interesse para eles, bem como a importância para os seus negócios. Desta forma foi também possível analisar os reais interesses dos CIO’s e confrontar os resultados com o que os profissionais necessitam de saber no desempenho das suas funções.

Cerca de 60% dos entrevistados afirmou que a gestão de dados é, em simultâneo, interessante para si, mas também vital para os seus negócios, estando claramente no topo da agenda da maioria dos CIO’s. Esta preocupação vai muito além do GDPR, já que as referências a temas como Data Governance, Dark Analytics e Machine Learning também se destacaram bastante.

O desafio de construir a arquitetura de TI certa nas empresas também obteve uma pontuação alta. Conseguir construir uma arquitetura que integre as diferentes Apps, lidar com a complexidade do legado versus a nova arquitetura, incluindo os microserviços, são desafios que ocupam bastante as mentes dos CIO’s.

Curiosamente, a questão de “construir uma organização de TI centrada no utilizador” obteve um resultado relativamente baixo em relação ao grau de interessante que acolhe junto dos CIO’s. Por outro lado, a pontuação é mais alta quando se questiona sobre o quão vital é para os seus negócios, atingindo o segundo lugar. Isto pode ser uma indicação do facto de que, embora os profissionais da TI vejam a importância do objetivo, eles têm uma compreensão clara de como alcançá-lo.

O mesmo explica o “futuro do trabalho”, que inclui a adoção de crowdsourcing e inovação aberta, em que 23% dos entrevistados dizem ser interessante e 32% dizem que é fundamental para os seus negócios. Novos modelos de negócios, tais como empresas que são vistas como uma plataforma, também pontuam resultados muito interessantes e vitais para os negócios dos CIO’s.

Surpreendentemente, as tecnologias disruptivas, como a impressão em 3D e a robótica, bem como a tecnologia Blockchain, não estão no topo da agenda dos CIO’s. Em relação à Blockchain, 23% dos entrevistados afirmam que a relevância não é significativa para os seus negócios.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, refere que “os resultados do estudo revelam preocupações muito atuais, que estão presentes no dia-a- dia das empresas, e que certamente vão marcar a agenda e as atividades dos profissionais durante os próximos anos. São temas que já têm feito parte das atividades que realizamos, e que não afetam apenas os profissionais das TI mas que se fazem refletir nas empresas e sociedade em geral”.

Tags: BlockchainCIONETestudo
PartilhaTweetEnvia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Gás caro reacende risco de crise energética na europa
Notícias

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

11/09/2026
Playstation lego (2)
Notícias

PlayStation original regressa num impressionante set oficial da LEGO

06/09/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.