TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O “Manuel” é uma máquina

Hugo Barata por Hugo Barata
09/11/2018
Em Notícias

A Adecco apostou recentemente num projeto que envolve a tecnologia robotics process automation (RPA), com o objetivo de facilitar o trabalho dos seus colaboradores.

O “robô Manuel”, como é carinhosamente apelidado, é o primeiro projeto de Robotic Process Automation da Adecco Portugal, a funcionar em pleno desde setembro do corrente ano com um registo de 10% de aumento na produtividade da empresa especialista em Recursos Humanos.




Integrado na equipa de recrutamento da Adecco Portugal, é o primeiro assistente ao recrutador, com o objetivo de otimizar procedimentos, através de tarefas que se espera sejam realizadas com rigor e eficiência, e “libertar” os colaboradores para tarefas que agregam mais valor à empresa.

“Esta nova solução de automação veio preencher uma lacuna e uma função que não existia, mas que é fundamental nesta área. Ao realizar a automação de processos, complementa o trabalho da equipa de recrutamento e otimiza-o, ao levar a cabo tarefas morosas e repetitivas, de forma célere”, explica Vanda Santos, diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco.

Neste momento, o “Manuel” está assignado a tarefas específicas de análise de Bases de Dados, interação com os candidatos e verificação e preenchimento automático de anúncios de emprego em websites da marca e externos.

O “Manuel” tem a capacidade de analisar a informação das Bases de Dados de candidatos Adecco, preenchida pelos próprios, e avaliar aqueles que necessita contactar para obter mais informação, relevante para uma boa triagem e para garantir que todos os candidatos estão em idênticas condições no momento da seleção e candidatura a vagas específicas.

Numa segunda fase de procedimento e acordo com essa análise, pode interagir via correio eletrónico com os candidatos, para garantir que a informação relevante é completa. A título exemplificativo, tem a capacidade de enviar 134 emails em 7 minutos.

“Com o suporte desta solução de RPA conseguimos facilmente padronizar processos, criar consistência nos processos, otimizar tempo, garantir que a informação relevante e atual está 100% atualizada e disponível, acrescenta Vanda Santos.

Quanto aos resultados obtidos até agora, a diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco avança que “a qualidade da informação disponibilizada pelos candidatos melhorou substancialmente, o que permitiu aumentar a rapidez e assertividade na pesquisa dos mesmos. Com as tarefas atualmente desempenhadas pelo ‘Manuel’, a produtividade aumentou 10% nesta fase inicial, sendo que o objetivo é continuarmos a ‘formar’ o nosso ‘Manuel’ para que o seu contributo seja cada vez mais impactante”.

Tags: Adeccocorreio eletrónicoprojetorobotics process automationsolução de automaçãotecnologia
PartilhaTweetEnvia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Gás caro reacende risco de crise energética na europa
Notícias

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

11/09/2026
Playstation lego (2)
Notícias

PlayStation original regressa num impressionante set oficial da LEGO

06/09/2026

Comentários

Últimas notícias

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.