Kaspersky: Dispositivos móveis substituem computadores

Mobile World Congress (Barcelona) – Eugene Kaspersky acredita que os smartphones e os tablet vão substituir os computadores. Para o CEO da empresa de segurança Kaspersky o futuro é mobile.

Em conferência de imprensa esta manhã no Mobile World Congress, Eugene Kaspersky considerou que nos próximos anos vamos assistir ao fim dos laptop, agora que os dispositivos móveis “têm memória suficiente e capacidade suficiente para realizar todas as tarefas que os computadores fazem”.

Para o fundador da empresa de segurança, estamos atualmente a assistir ao mesmo que já vimos com os laptop, que substituíram as torres como principais produtos utilizados pelos consumidores em todo o mundo.

E com o crescimento dos dispositivos portáteis, Kaspersky considera que a Google vai transformar-se no “campeão da monocultura dos sistemas operativos”. Eugene Kaspersky acredita que “se a Apple, a RIM e a Microsoft não mudarem de estratégia, o Android vai dominar 80 por cento dos dispositivos móveis utilizadores.

A estratégia de criação de um ecossistema colaborativo que a Google tem utilizado para o Android parece-se em muito com a que transformou a Microsoft no líder dos computadores e laptop. Nos dispositivos móveis, por outro lado, a Microsoft tem adoptado uma estratégia parecida com a da Apple, de pouca colaboração com os desenvolvedores de software. “Pode ser que a Nokia obrigue agora a Microsoft a alterar a estratégia”, afirmou.

Para o CEO da empresa de segurança, a “provável” liderança do sistema operativo Android fará com que este seja o mais exposto a ataques por parte dos cibercriminosos que, lembrou, “são tecnicamente fortes mas são humanos e, assim, preguiçosos”.

Veja o vídeo com a visão de Eugene Kaspersky sobre o futuro:

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação.

5 Comentários

  1. Creio que assistir ao fim dos laptops seja um termo meio exagerado…..
    mas que o número de tablets irá crescer , isso eu não nego….

  2. Compactuo com a visão do Kaspersky, ou seja, realmente o computador será no futuro proximo aquele “eletrodomestico” secundário,ou seja, ficará as moscas sendo substituido gradualmente por smartphones e tablets devido as funcionalidades dos mesmos e que também o sistema Android deverá dominar o mercado pois a gigante Google não veio para brincar e vai se consolidar cada vez mais neste mercado.

    1. O vídeo já está postado. Tivemos alguns problemas com a incorporação de vídeos no início, mas já os resolvemos. Só que alguns ficaram para trás

  3. Não foi postado o video..mas td bem hoje ja muitas pessoas tem optado pela compra de um laptop em vez dos famosos PC isso faz parte da evolução da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.