Gadgets, Mobile, Notícias

Galaxy S IV vai possuir uma construção à base de plástico


Têm sido avançados alguns rumores nos últimos meses relativamente ao facto de a Samsung se estar a preparar em introduzir bastantes novidades ao nível do hardware do Galaxy S IV. Uma dessas mudanças, segundo os mesmos, poderia passar pela substituição da construção em plástico por outros materiais. Uma entrevista à vice presidente da divisão móvel da Samsung sugere que a alteração dos materiais utilizados na construção do sucessor do Galaxy S III não será significativa.

Se existe um pormenor que muitas vezes o Galaxy S III é alvo de crítica (apesar das magníficas características) é a baixa robustez que o equipamento confere devido à sua construção em plástico. Aliás o próprio toque proporcionado pela capa traseira deste equipamento não confere de facto a melhor sensação de durabilidade quando alguém o segura pela primeira vez.

Numa altura em que os concorrentes da Samsung estão a utilizar alumínio, vidro e em especial plásticos de elevada qualidade (como por exemplo o policarbonato) a Samsung mantém-se fiel à tradicional construção em plástico fino e flexível que equipa o seu smartphone topo de Gama. Ao que tudo indica, o Galaxy S IV não vai ficar muito longe desta filosofia de design.

A CNET entrevistou Y.H. Lee, a vice-presidente executiva da divisão mobile da Samsung, para discutir a filosofia da empresa na área do Design dos seus equipamentos. Segundo a responsável quando a Samsung analisa quais os materiais a utilizar nos seus equipamentos, não toma apenas em consideração a qualidade estética do dispositivo. Aliás, a empresa também avalia a rapidez e eficiência com que consegue fabricar o produto, assumindo à partida que vai ter que satisfazer um alto volume de encomendas.

Apesar da qualidade de construção não ser o único factor a ser considerado, Lee referiu que já que a a Samsung fabrica dispositivos de grandes dimensões (e que são mais propícios a irem ao chão), também considera a durabilidade e a viabilidade de fabrico do mesmo neste processo.

A Samsung tem também discutido internamente os prós e contras de manter uma tampa traseira removível de plástico para que a bateria possa ser substituída. Em particular a Samsung argumenta que a tampa traseira de plástico, embora possa parecer leve, é mais durável do que as de outros smartphones, porque é flexível e pode absorver melhor o impacto físico.

img_galaxys4_construcao_02

Ainda assim Lee referiu que a Samsung tem tentado encontrar um equilíbrio entre as requisitos práticos (no fabrico dos equipamentos) e o do desejo por parte dos consumidores em possuir um produto com uma experiência mais “premium” ao nível da construção. E acrescentou:

“Eu acho que o nosso próximo produto tem um bom equilíbrio entre estes aspectos. Nós estamos atentos ao mercado e tentamos acomodar a sua procura.”

Embora se possam esperar algumas melhorias no plástico utilizado no fabrico do próximo Galaxy S IV este modelo vai chegar ao mercado numa altura em que outros smartphones estão agressivamente a se quererem diferenciar na qualidade de construção. Não há dúvida de que o iPhone 5 da Apple, com a sua estrutura de metal fino (mas resistente), não só aparenta ser como é um produto com uma elevada qualidade de construção.

Da mesma forma, a construção “unibody” à base de alumínio utilizada tradicionalmente pela HTC e em especial no novo HTC One destaca-se dos restantes rivais. Além disso, a Nokia está decidida em apostar numa versão mais resistente e trabalhada do plástico denominada de policarbonato. Aliás, a sua linha Lumia, além de possuir esta construção, está disponível para os consumidores em várias cores vibrantes.

Isto significa que os competidores da Samsung estão empenhados em se diferenciarem no campo da construção e design dos seus equipamentos. Isto coloca obviamente uma pressão adicionar sobre o gigante para que continue a inovar e a manter o domínio neste mercado.

Contudo as afirmações da responsável da Samsung são enigmáticas e abrem a especulação relativamente até que ponto a Samsung irá trabalhar o plástico que vai ser utilizado no Galaxy S IV.Será que estamos perante a utilização de um nova construção à base de policarbonato? Felizmente já não teremos que esperar muito tempo para obtermos a resposta a esta pergunta já que o Galaxy S IV vai ser anunciado no dia 14 de Março. Até lá, fique com um teaser da próxima grande “máquina” da Samsung.

Via CNET


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *