Redes sociais, Sistemas Operativos, Software, Tecnologia

FBMessenger – O Facebook Messenger para Linux


O chat do facebook, é certamente um dos recursos mais utilizados e práticos na popular rede social. Afinal, ter a maioria dos seus amigos acessíveis em poucos cliques é um luxo que até há poucos anos era difícil de conseguir. Mas… não lhe apetece estar sempre a entrar no Facebook para aceder ao chat e usa Linux? Então temos o aplicativo indicado para as suas necessidades.

O FBMessenger é um aplicativo para Desktop que lhe permite aceder ao chat do Facebook. Embora não seja considerada uma versão oficial do Facebook Messenger para Linux, está bem lá perto. O FBMessenger foi desenvolvido por Jack O’Connor um dos colaboradores do Facebook. Em termos práticos pode contar com as seguintes características:

  • Iniciar uma sessão de chat com os seus amigos do Facebook, numa janela de conversação com tabs para cada conversação.
  • Acesso a notificações e pedidos de amizade do Facebook
  • Acesso a actualizações de amigos
  • Notificações no formato popup quando o chat se encontra ligado

De forma resumida o FBMessenger pretende ser uma versão quase oficial do Facebook Messenger baseada na versão para Windows, que tem feito os usuários desesperar por uma versão para o sistema operacional do Pinguim. Mas, tenha em atenção que é um aplicativo ainda bastante jovem. Isto significa que se estava habituado há versão do Windows pode notar a ausência de algumas funcionalidades. Podemos contudo confirmar que o essencial está lá.

img_fbmessenger_ubuntu_linux_02

Instalar o FBMessenger no Ubuntu

De modo a tornar a instalação desta aplicação mais fácil de instalar no Ubuntu (versões 13.04, 12.10 e 12.04), o site Webupd8, adicionou o FBMessenger ao seu repositório PPA. Os comandos para adicionar rapidamente e instalar a aplicação no terminal são:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install fbmessenger

Caso por sua vez tenha uma distribuição baseada em Arch Linux, pode instalar via AUR aqui. Caso possua outra distribuição de Linux, pode descarregar o código fonte deste cliente de Facebook do endereço oficial do GitHub e executar os scripts disponibilizados para construir pacotes RPM e DEB.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *