Microsoft testa nova tecnologia para smartphones capaz de detectar o humor do usuário Notícias, Tecnologia

Microsoft testa nova tecnologia para smartphones capaz de detectar o humor do usuário


A Microsoft está trabalhando em uma nova tecnologia para smartphones capaz de detectar o humor do usuário e compartilhá-lo automaticamente com seus amigos através das redes sociais. Batizado de MoodScope, o novo sensor está em fase de testes e, ao final de uma série de análise de dados, classifica o usuário de sete modos diferentes: tenso, feliz, chateado, aborrecido, calmo, estressado ou ansioso.

De acordo com um relatório escrito pela Microsoft Research na Ásia, a empresa já construiu um protótipo desta tecnologia que já alcançou, em média, cerca de 66% de precisão. Em um estudo com 32 participantes, por exemplo, o nível de precisão da detecção de humor chegou a 95% depois de dois meses de treinamento.

Para chegar a tais resultados, o MoodScope pode ser um tanto quanto invasivo, já que avalia praticamente todos os dados do aparelho, incluindo uso do aplicativo, telefonemas, e-mails, mensagens de texto, histórico de navegação e localização, além de diversos outros dados pessoais do usuário. “O objetivo do nosso estudo é investigar a relação entre os padrões de uso de smartphones e humores do usuário”, relata os cientistas no relatório.

Ao detectar o humor do usuário, é possível compartilhá-lo nas redes sociais, como por exemplo no Facebook, para que seus amigos saibam como tratá-lo apropriadamente. Além disso, aplicativos de streaming de vídeos e músicas, como o Netflix e Spotify, também poderiam se beneficiar dessa tecnologia através de recomendações de filmes e músicas mais adequadas ao estado de espírito de seu usuário.


1 comentário em Microsoft testa nova tecnologia para smartphones capaz de detectar o humor do usuário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *